Administração de Usuários

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Administração de Usuários

Administração de Usuários 7 Administração de Usuários Placa Mãe Prof. Romero romeroa.medeiros@gmail.com

Administração de Usuários Arquitetura de PC´s Conceitos como CPU, memória, dispositivos de entrada e saída. Especificamente sobre processadores, memórias, chipsets, dispositivos de entrada e saída, interfaces, canais de DMA, interrupções.

Administração de Usuários Processador

Bits Internos do Processador Administração de Usuários Bits Internos do Processador Quanto maior é o número de bits de um processador, mais veloz poderá realizar cálculos e processamento de instruções em geral. Ex: 8 bits 0 a 255 16 bits 0 a 65.535 32 bits 0 a 4.294.967.295 Suponha por exemplo que um processador de 16 bits precise realizar a operação 245.818.768 + 978.798.423. Ambas as parcelas desta adição não podem ser representadas em um grupo de 16 bits. Portanto, deve ser realizada por etapas. Um processador de 32 bits é capaz de representar e operar tais números de forma direta, o que faz com que o cálculo seja feito, no mínimo duas vezes mais rápido.

Bits Externos do Processador Administração de Usuários Bits Externos do Processador A velocidade de transferência de dados entre o processador e a memória depende de diversos fatores, e um dos principais é o número de bits do seu barramento de dados (data bus). O barramento de dados é um conjunto de sinais digitais que ligam o processador à memória e aos dispositivos de entrada e saída de dados.

Administração de Usuários

Capacidade de Endereçamento Administração de Usuários Capacidade de Endereçamento fator que não está exatamente relacionado com a velocidade, e sim, com a capacidade de manipular grandes quantidades de dados. A capacidade de endereçamento nada mais é que o máximo tamanho que pode ter a memória, ou, seja, o número máximo de células de memória que um processador consegue acessar.

Tabela de Endereçamento Administração de Usuários Tabela de Endereçamento

Administração de Usuários Memória Cache Caches L1 e L2 Por quê Cache? No início de 2001,os processadores mais velozes operavam entre 1000 e 1500 MHz, mas as memórias mais rápidas operavam entre 200 e 400 MHz. Se não existisse a cache, o processador teria que trabalhar diretamente com a memória RAM, que é muito lenta, o que prejudicaria bastante o seu desempenho.

Administração de Usuários Memória Cache Como a cache fica mais rápida que a memória externa? Usa módulos de memória do padrão SRAM (static), mais rápidas que as convencionais DRAM (dinamic).

Administração de Usuários Sequência mostrando respectivamente as Caches do 386, 486

Administração de Usuários

Administração de Usuários Nova linha Intel Core - Intel Advanced Smart Cache cache multi-core otimizado que melhora a performance e a economia através do aumento da probabilidade de que cada núcleo de execução de um processador dual-core possa acessar dados de um sub- sistema com cache mais eficiente e com melhor performance. Para conseguir isto, a Intel compartilha um cache Level 2 (L2) entre os núcleos.

Administração de Usuários AMD Athlon™ 64 FX ProcessorAMD Athlon™ 64 Frequency 2600Mhz L1 Cache128KB L2 Cache1M Socket 939

Unidade de ponto flutuante Administração de Usuários Unidade de ponto flutuante Os velhos processadores 8086 e 8088 podiam operar em conjunto com um chip auxiliar chamado 8087. Este chip era chamado de processador (ou coprocessador) matemático. Outros processadores mais avançados como o Pentium também possuem o coprocessador matemático interno. O mesmo ocorre com todos os processadores produzidos depois do 486, todos possuem um coprocessador matemático embutido. Esta parte do processador é chamada atualmente de unidade de ponto flutuante (FPU, ou Float Point Unit).

Mapas de memória e de E/S Administração de Usuários Mapas de memória e de E/S De um modo geral podemos dizer que o processador é capaz de ler e escrever dados em duas categorias de circuitos: a) Memória: São as ROMs e RAMs localizadas na placa de CPU e nas placas de expansão. b) Entrada e saída: Em inglês “Input/Output” (I/O). São circuitos representados pelas interfaces de diversos dispositivos como drives, disco rígido, teclado, impressora, monitor, mouse, etc.

Administração de Usuários

Administração de Usuários Endereços X Interface que os utiliza: 000-01F Controlador de DMA (placa de CPU) 020-03F Controlador de interrupções (placa de CPU) 040-05F Timer (placa de CPU) 060-06F Controlador de teclado do AT 070-07F Chip CMOS 080-09F Registro de página de DMA (placa de CPU) 0A0-0BF Segundo controlador de interrupções (CPU) 0C0-0DF Segundo controlador de DMA (placa de CPU) 0F0-0F1 CLEAR e RESET do coprocessador 170-177 Controladora IDE secundária 1F0-1F7 Controladora IDE primária 200-207 Interface de joystick 278-27F Porta paralela 2E8-2EF Porta serial COM4 2F8-2FF Porta serial COM2 370-377 Interface de drives secundária 378-37F Porta paralela 3B0-3BF Placa de vídeo MDA e HÉRCULES 3C0-3CF Placa VGA 3D0-3DF Placas CGA e VGA 3E8-3EF Porta serial COM3 3F0-3F7 Interface de drives primária 3F8-3FF Porta serial COM1 Mapas de E/S

Administração de Usuários Interrupções A interrupção é uma operação de hardware na qual o processador suspende provisoriamente a execução de um programa para o atendimento de um determinado evento. Essa suspensão dura tão pouco que o usuário não chega a perceber que o programa parou (milésimos de segundo).

Compartilhando Interrupções Administração de Usuários Compartilhando Interrupções

DMA (Direct Memory Access) Administração de Usuários DMA (Direct Memory Access)

Administração de Usuários DMA Usada em: Interface de drives de disquetes  Placas controladoras SCSI  Placas de som  Placas de interface de scanner  Placas digitalizadoras de vídeo  Interface paralela operando no modo ECP

Administração de Usuários Bus Mastering O barramento PCI não opera com DMA Método Bus Mastering é usado nas interfaces ligadas ao barramento PCI:  Placas de rede  Placas de som  Placas de vídeo AGP  Interfaces IDE  Interfaces USB  Controladoras SCSI  Digitalizadoras de vídeo o Bus Mastering não gera conflitos de hardware, como pode ocorrer com o DMA.

Administração de Usuários 1 PS2_USB_PWR1 jumper 2 FID Jumpers (FID0, FID1, FID2, FID3) 3 CPU fan connector (CPU_FAN1) 4 CPU socket 5 North Bridge controller 6 184-pin DDR DIMM slots (DDR 1- 2) 7 ATX power connector (ATXPWR1) 8 FSB select jumpers (FSB_SEL1) 9 Secondary IDE connector (IDE2, Black) 10 Primary IDE connector (IDE1, Blue)

Administração de Usuários 11 AGP slot (AGP1) 12 South Bridge controller 13 Clear CMOS (CLRCMOS1, solder points) 14 Chassis fan connector (CHA_FAN1) 15 External speaker connector (SPEAKER 1) 16 Power LED Connector (PWR_LED1) 17 System panel connector (PANEL1) 18 Clear CMOS (CLRCMOS2, 2-pin jumper) 19 Floppy connector (FLOPPY1) 20 USB 2.0 header (USB45, Blue)

Administração de Usuários 21 Infrared module connector (IR1) 22 AMR slot (AMR1) 23 Serial port connector (COM1) 24 JL1 jumper 25 JR1 jumper 26 Front panel audio connector (AUDIO1) 27 PCI slots (PCI 1- 2) 28 AUDIO CODEC 29 Internal audio connector: CD1 (Black) 30 Internal audio connector: AUX1 (White) 31 LAN PHY

Administração de Usuários 2 – Chipset 3 – Soquete para o processador 4 – Soquetes para as memórias 5 – Conector para a fonte de alimentação 6 – Chaves de configuração 7 – Interface IDE 8 – Interface para drives de disquetes 9 – Interface IDE 11 – BIOS 15 – Super I/O 16 – Chipset 18 – Slot AMR 19 – Slots PCI 22 – Slot AGP 23 – Conectores de áudio 26 – Conector da porta paralela 28 – Conectores USB 29 – Conectores para teclado e mouse

Administração de Usuários

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Administração de Usuários Chipset

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