EPI- Equipamentos de Segurança

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - E. P. I.
Advertisements

Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e de Proteção Coletiva (EPC)
Equipamento De Proteção Individual - EPI
Orientações Básicas de Segurança
CURSO BÁSICO DE SEGURANÇA
Equipamento de Proteção Individual
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E PROTEÇÃO COLETIVA.
UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí
Equipamento de Proteção Individual
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
Revisão da Aula Anterior
Equipamento de Proteção Individual EPI Nome: Ronaldo Pires Técnico em Segurança do Trabalho Seconci - DF.
PROTEÇÃO ( instead of prote o)
Acidentes com Mãos/Braços
NR-6: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
Equipamentos de Proteção Individual
Equipamentos de Proteção Individual
Instrutor: José Roberto dos Santos Dias
Integração de Segurança
Equipamentos de Protecção Individual
EPI - Equipamentos de Protecção Individual
PROGRAMA DE ACOLHIDA É a maneira mais gostosa de dizer que você neste momento faz parte do time.
MÃOS & DEDOS.
Equipamento De Proteção Individual - EPI
DICAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS NO TRABALHO “MODELO SESI”
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
CATÉC CONSULTORIA E ATENDIMENTO TÉCNICO CATECSP.COM
Equipamento de propeção individual - EPI
Conceito Legal Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de.
ANTONIO VLADIMIR VIEIRA
Cuidado com as mãos.
Universidade Federal de Itajubá
TRABALHO SEGURO NO SETOR
Equipamento de Proteção Individual EPI
PROTEÇÃO DE MEMBROS SUPERIORES.
UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí
Equipamento de Proteção Coletiva E P C
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI
TRABALHO SEGURO NO SETOR
Equipamento de proteção individual
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
LT CAT Enfª do trabalho Jamilie Sena.
Principais Normas Regulamentadoras
Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)
Equipamento de Proteção Individual (EPI) NR - 6
NR6 PROTEÇÃO PARA OS PÉS EPI.
NR-6 Equipamento de Proteção Individual
Equipamento de Proteção Individual EPI
Segurança e Medicina do Trabalho
Aula 6 Normas Regulamentadoras – NR 6 – EPI
NORMA REGULAMENTADORA 06 – Equipamentos de Proteção Individual – EPI – PORTARIA Nº 25, DE 15 DE OUTUBRO DE – EPI: dispositivo ou produto, de.
Segurança Ocupacional
Grupo 01 Karine Mário Reinaldo Stéphanie Walter Wander.
O Brasil têm um prejuízo anual de aproximadamente R$ 21 BILHÕES com gastos em acidentes de trabalho. Feridos: 380 mil trabalhadores 1% destes vai a óbito.
Treinamento de uso e conservação de epis
AULA 9 do Plano de Ensino.
BIOSSEGURANÇA, CONTROLE DE RESÍDUOS.
Norma Regulamentadora 6 Equipamento de Proteção Individual EPI
BIOSSEGURANÇA LABORATORIAL
PROTECÇÃO COLECTIVA E PROTECÇÃO INDIVIDUAL PREVENÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS.
O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), no ambiente de trabalho Orlandino dos Santos Técnico em Segurança no Trabalho.
Informando e Conscientizando 1 Henrilander Mauro Vieira Contato (035)
Segurança e saúde no trabalho em UAN
Equipamentos de Proteção Individual Trabalho realizado por: Filipa Azevedo Martins Hugo Moreira.
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL EPI NR-06
Enfermeira: Neusa Acadêmica : Alissa
Transcrição da apresentação:

EPI- Equipamentos de Segurança

Objetivo Fiz a escolha de falar sobre equipamentos de proteção individual porque acho muito interessante, existem muitas variedades de equipamentos, e é um jeito de poder aprofundar mais ainda na escolha do curso que fiz, e conhecer muitas formas de prevenir a segurança. Podendo assim ajudar sempre um trabalhador a se proteger cada dia mais!

Justificativa O que é EPI? Equipamentos de proteção individual é todo dispositivo ou produto, utilizado pelo trabalhador. Destinado a proteção de riscos e ameaça a segurança e a saúde no trabalho.

O uso dos equipamentos são extremamente importantes para garantir a segurança e saúde do trabalhador em seu ambiente de trabalho. Lembrando que, esses equipamentos devem ser fornecidos gratuitamente e em perfeitas condições de uso pela empresa a qual o trabalhador está prestando serviços.

Obrigações do Empregador Cabe ao empregador adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade; Exigir o seu uso; Fornecer ao empregado somente EPI’s aprovados pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho; Orientar e capacitar o empregado quanto ao uso adequado e conservação; Substituir imediatamente, quando danificado; Registrar seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.

Obrigações do Trabalhador Utilizar apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se pela conservação; Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

Imagens e definições de alguns EPI’s: Proteção da Cabeça; O Capacete tem como finalidade proteger a cabeça do trabalhador de possíveis acidentes, reduzindo assim os efeitos de impactos de objetos na cabeça e diminui a possibilidade de ferimentos.

Proteção Auditiva; Tanto o Plug como a Concha servem para proteger o sistema auditivo do trabalhador, diminuindo e evitando futuros danos à audição.

Óculos de Proteção: deve ser utilizado por qualquer trabalhador para evitar danos aos olhos, tanto em ambientes internos e externos.

Proteção Respiratória; Protege o trabalhador cobrindo a boca e o nariz para evitar irritações, indisposições e problema de saúde.

Cinto de Segurança: Protege e equilibra o trabalhador em lugares altos, para prevenir quedas por desequilíbrio ou escorregões. O cinto é utilizando em locais altos, feito com cintas de couro ou nylon reforçados que são amarrados na cintura e virilhas, sendo presos por mosquetão preso a cabos e cordas.

Proteção para os Pés; Sapato de Segurança que serve para proteger os pés do trabalhador. Existem diversos modelos para diferentes áreas de trabalho: (elétrica, produção, supermercados, açougue e etc).

Luvas de segurança; Há diversos tipos de luvas, para diversos trabalhos, as mãos são geralmente os membros que mais ocorrem lesões. Portanto é importante o uso das luvas para que o empregado não entre em contato direto com materiais cortantes, abrasivos, quentes ou corrosivos.

Para trabalho de solda; São usadas geralmente luvas de raspa de couro, para nos proteger dos respingos e da agressividade do calor. Para Trabalhos com Produtos Químicos; Devemos utilizar luvas de borracha sintética (hexanol ou nitrílica).

Para trabalhos úmidos (limpeza); Devemos utilizar luvas de látex, para prevenirmos doenças infectocontagiosas. Para trabalhos quentes, fornos e estufas: Devemos utilizar luvas em Kevlar, para evitarmos queimaduras.

Neste trabalho foi usado a Metodologia Dedutiva. Considerações Finais Conclusão todos nós seres humanos temos o dever de cuidar de nossa saúde, de nossas vidas, devemos ter a consciência que para acontecer o pior é questão de segundos e para que isso não aconteça devemos nos policiar sobre nosso comportamento no trabalho. “Atenção em dobro nunca é demais!”

Referências Biográficas HTTP://segurancadotrabalhonwn.com http://www.abrapa.com.br http://www.pedreirao.com.br Cartilha 3M