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Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho

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Apresentação em tema: "Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
Normas Regulamentadoras Luis Pedro Ravaneli

2 Lei n de 22 de Dezembro de 1977 Normas Regulamentadoras (NR) aprovadas pela portaria nº de 08 de Junho de 1.978

3 Principais Normas Regulamentadoras
NR 5 - CIPA NR 6 - EPI NR 7 - PCMSO NR 9 - PPRA

4 NR 5 CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Objetivo: Observar e relatar condições de risco no ambiente de trabalho e solicitar medidas até eliminar ou neutralizar o mesmo; discutir os acidentes ocorridos, encaminhando ao Departamento de Segurança do Trabalho o resultado da discussão, solicitando que se previna acidentes semelhantes e ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de futuros acidentes.

5 A CIPA na SMAR A CIPA é composta por representantes dos empregados e do Empregador.

6 Critérios de composição da CIPA
A composição da Cipa deve estabelecer critérios que representem o maior número de setores da empresa, não devendo faltar a inclusão dos setores que oferecem o maior risco de acidentes.

7 CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Atribuições Uma de suas atribuições é divulgar aos trabalhadores, informações relativas à segurança e saúde no trabalho. Realizar periodicamente verificações nos ambientes e condições de trabalho, visando identificar situações de risco aos trabalhadores.

8 CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Funcionamento A CIPA terá reuniões ordinárias mensais, de acordo com o calendário pré-estabelecido.

9 CIPA Comissão Interna de Acidente de Trabalho
Treinamento A empresa deverá promover treinamento para os membros da CIPA.

10 CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Processo Eleitoral Compete ao empregador convocar eleições para a escolha dos representantes dos empregados na CIPA.

11 Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
Faz cumprir a Legislação Prevencionista e as Leis do Trabalho que regulamentam a situação do Trabalhador na Empresa

12 Conceito Prevencionista
Acidente de trabalho é uma ocorrência não programada, inesperada ou não, que interrompe ou interfere no processo normal de uma atividade, ocasionando perda de tempo útil e/ou lesões nos trabalhadores.

13 Equipamento de Proteção Individual
NR 6 - EPIs Equipamento de Proteção Individual Fornecimento Adequação Conservação Funcionamento

14 Equipamento de Proteção Individual
Toda empresa é obrigada a fornecer aos empregados gratuitamente, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidente e danos à saúde do empregado segundo as normas da CLT.

15 NR 7 Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
Esta NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação do PCMSO.

16 Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
O PCMSO tem caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce de doenças relacionadas ao trabalho.

17 Desenvolvimento do PCMSO
Exame admissional Exame periódico Exame demissional Exame para mudança de função Exame de retorno após afastamento Exame admissional Exame periódico Exame demissional Exame para mudança de função Exame de retorno após afastamento Exame admissional Exame periódico Exame demissional Exame para mudança de função Exame de retorno após afastamento

18 Responsabilidades do Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
Garantir a elaboração e implementação do PCMSO e zelar pela sua eficácia.

19 NR 9 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
Cria o PPRA Visa a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores Foco na prevenção de acidentes

20 Estrutura do PPRA Planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma Estratégia e metodologia de ação Forma de registro, manutenção e divulgação de dados Periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA

21 Desenvolvimento do PPRA
Antecipação e reconhecimento de riscos Estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle Monitoramento de exposição aos riscos Registro e divulgação dos dados

22 Elaboração, Implementação e Acompanhamento do PPRA
Empresa contratada Departamento de Saúde e Medicina do Trabalho

23 Reconhecimento de riscos ambientais
Identificar Localizar Verificar nos dados os possíveis danos à saúde Descrever as medidas de controle existentes

24 Medidas de controle para o PPRA
Medidas de caráter administrativo ou de Organização de trabalho. Utilização de EPIs.

25 Agradecimentos finais
O Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho, agradece a participação de todos os presentes.


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