Aquisição de Conhecimento Álvaro Degas alvaro_degas@yahoo.com.br
Roteiro Introdução Aquisição de Conhecimento, Engenharia do Conhecimento Considerações na Aquisição do Conhecimento Formação da Equipe Tipos de Conhecimento Fontes de Conhecimento Técnicas de Aquisição Problemas com Aquisição de Conhecimento
Roteiro Dado x Informação X Conhecimento Técnicas de Aquisição de Conhecimento Explícito Sistemas Especialistas Shell de Sistemas Especialistas Técnicas de Aquisição de Conhecimento Implícito Aprendizagem de Máquina Técnicas de Inferência Paradigmas de Aprendizagem
Roteiro Técnicas de Aquisição de Conhecimento Implícito (cont) Um protocolo de Aprendizagem de Máquina Métodos Indutivos Regras de Classificação Regras de Associação Clustering Outras Programas de Aquisição de Conhecimento Implícito
Introdução Aquisição de Conhecimento X Aprendizagem de Máquina Knowledge Discovery “Can the machines think?” (Platão) O que é pensar? O que é Inteligência? E Inteligência Artificial?
Introdução Inteligência Aspectos da Inteligência Aspectos do “Pensar” Percepção mas não aferição Aspectos da Inteligência Aspectos do “Pensar” Aprender Criar Processo Interno “desconhecido”
Introdução Pensar Pensamento Recursividade? Definição complexa! Formar no espírito pensamento ou idéia (...) (Aurélio) Pensamento Ato ou efeito de pensar (Aurélio) Recursividade? Definição complexa!
Introdução Aprender Tomar conhecimento de algo (...) (Aurélio) Aprendizagem é um processo, cujos efeitos podem ser percebidos Cérebro humano (na verdade qualquer cérebro) Evolução das espécies Sistemas imunológicos ...
Introdução Criar Dar existência a, dar origem a, formar, imaginar, fundar (...) (Aurélio) A criação também é um processo cujos efeitos podem ser percebidos Encontrar a solução de um problema Compor uma música Desenvolver um algoritmo ...
As máquinas podem pensar? Introdução A pergunta do filósofo permanece: As máquinas podem pensar? Não compreendemos os processos internos do pensamento! Mas compreendemos seus efeitos! IA forte: modelar a inteligência IA fraca: alcançar efeitos da inteligência
As máquinas podem agir como se pensassem? Introdução Refazendo a pergunta do grego: As máquinas podem agir como se pensassem? Teste de Turing!
Introdução Vivemos na Era da Informação? Já era! Era do Conhecimento! Dado X Informação X Conhecimento
Introdução Dado Estrutura fundamental dos sistemas de Informação Um valor (números, letras, imagens, sons...) Podem ou não ser úteis Estrutura fundamental dos sistemas de Informação Atributo imprescindível do dado: Precisão!
Introdução Elementos de um Dado Campos Registros (linhas, tuplas, objetos ...) Arquivos (tabelas, bancos de dados, classes...)
Introdução Informação Dado cuja apresentação o torna útil Interpretação Decisão Resultado de processamento que pode variar desde um único dado a um montante deles Atributo Imprescindível: Utilidade
Introdução Conhecimento Instintos, Idéias, Regras, Procedimentos Capacidade de resolver problemas, inovar e aprender baseado em experiências prévias Instintos, Idéias, Regras, Procedimentos Atributo desejável: Descrever a forma como as coisas acontecem
Introdução O conhecimento pode ser intuitivo e baseado nas relações sociais
Introdução
Introdução Dado não é Informação Informação não é Conhecimento Da Filosofia: Dado não é Informação Informação não é Conhecimento Conhecimento não é Inteligência Inteligência não é Sabedoria
Aquisição de Conhecimento. FIM! “ Viva todos os dias como se fosse o último. Um dia você acerta” L. F. Veríssimo. Malfati