Paulo e Jesus Paulo seguramente não viu o Jesus histórico e nem ouviu sua voz e suas palavras. Teve uma forte experiência do Cristo Ressuscitado (At. 9,3-9;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paulo e os Atos dos Apóstolos
Advertisements

“O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco”. Filipenses. 4:9.
A Beleza e a Importância do Antigo Testamento para a Vida Cristã
INTRODUÇÃO ÀS CARTAS PAULINAS
“A.C. e D.C. - o homem e a humanidade antes e depois de Cristo”
“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor...” Oséias 6:3a
ENCONTROS COM S. PAULO (2).
A Amizade na vida de Jesus.
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
no Evangelho de S. Marcos
Perfil do Senhor Jesus Entrada Perfil do Povo de Deus Mensagem 02/05
Paulo e os Atos dos Apóstolos
As quatro grandes proclamações
“O que aborreço isso faço” O poder salvador da graça
O discipulado cristão nas cartas de João
A compreensão da justiça de Deus
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Gálatas 1,13-24 Irmãos, certamente ouvistes falar como foi outrora a minha conduta no judaísmo, com que excessos perseguia e devastava a.
RESPOSTA À PERGUNTA DO ÚLTIMO SÁBADO DIA 08/05/2010
O livro dos Atos dos Apóstolos
A OBRA DE LUCAS “O caminho da Palavra”.
SENIB DOUTRINAS 1.
Nenhuma adversidade poderá reter a graça e o poder do Evangelho.
JOÃO BATISTA E JESUS LUCAS 1:41 “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu na barriga dela. Então, cheia do poder do Espírito Santo,
Três Passos Para o Céu.
CONFIANÇA.
Alcançando As Promessas
Seja homem como Jesus: Siga a Justiça!
Santo André, Apóstolo.
A EUCARISTIA EDIFICA A IGREJA
Uma perspectiva Bíblica
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Expondo a Palavra IPJG 1 O Cristão Contemporâneo Ouça o Espírito, Ouça o Mundo Expondo a Palavra.
Primeira Carta do Apóstolo Paulo aos
+ Paulo, por ele próprio S. Paio de Arcos S. Tiago de Esporões S. Miguel de Guisande S. Tiago de Priscos S. Bartolomeu de Tadim.
Domingo de Ramos.
Lucas 15: Anderson dos Reis Aurora
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Nasceu na Betsaida e teve a honra e o privilégio de ter sido o primeiro discípulo de Jesus, junto com São João o evangelista. Os dois eram discípulos de.
“A VIDA É MISSÃO”.
"Como, pois, invocarão aquele em quem não creram
Renovando o Compromisso.
Redescobrindo a Igreja pela graça
Restaurados por Cristo - Nicodemos
João 18:28 – 19:16 O Poder do Reino de Deus.
SEGUNDO RETIRO DIOCESANO DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS ALEGRIA.
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
Um encontro em Samaria. O Renascer da Esperança. João 4: 4-24
As indiscutíveis marcas dos cristãos
De MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Discipulado 1 1.
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
A IGREJA EM ANTIOQUIA.
MORTOS-VIVOS ENTRE NÓS!!
A mudança que o ministério de Jesus Cristo realiza
As Epístolas Católicas
Mateus 4 6. Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado,
5º DOMINGO DO TEMPO COMUM de fevereiro de 2012
Certezas Sobre o Arrebatamento
Essenciais da Igreja Evangelizar.
Conversão de São Paulo, Apóstolo
Cristo, por suas palavras e ações, revelou que era verdadeiro Deus e Senhor do universo. Ao subir para Jerusalém com seus discípulos, dizia-lhes: Eis.
IGREJA CORPO DE CRISTO 4ª Aula – “Pão e Vinho”
“Quem é o Rei da glória? O Senhor forte e valente, o Senhor valente nas guerras.” Sl 24.8.
“...Pois eu sou o SENHOR que os cura.” Ex 15.26b
3ª AULA: CARTA DO APÓSTOLO JOÃO À IGREJA DE ESMIRNA – AP. 2:8 a 11
Cartas na Palavra de Deus
“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça,
FORMAÇÃO DO NT O Novo Testamento inicia com a encarnação de Jesus Deus feito humano: Jesus Cristo (Jo 1,1ss). O divino humano (Fl 2,6-11)
O sofrimento do Filho do Homem
Transcrição da apresentação:

Paulo e Jesus Paulo seguramente não viu o Jesus histórico e nem ouviu sua voz e suas palavras. Teve uma forte experiência do Cristo Ressuscitado (At. 9,3-9; 1Cor 15,8). Alguns não queriam reconhecê-lo como Apóstolo pelo fato de não ter sido um dos Doze Apóstolos e de não ter sido escolhido por Jesus e de não ter vivido com Ele.

Alguns textos das Cartas dão margem a interpretações diferentes. Por exemplo, em (2Cor 5,16b) ele escreve: “Mesmo que tenhamos conhecido Cristo segundo as aparências, agora já não o conhecemos assim”.

Outro texto como (2Cor 12,1-6) poderia induzir que Paulo estivesse em Jerusalém por ocasião da Paixão do Senhor. Há outros que pensam que Paulo fazia parte do Sinédrio e que tenha votado pela condenação de Jesus, a partir da expressão “dei meu voto” (cf. At. 26,10).

Paulo de fato não conheceu pessoalmente Jesus e não teve contato com ele. O Apóstolo não tinha ainda em mãos os evangelhos escritos. Ele os trazia impressos na sua carne, marcada por toda sorte de sofrimentos (1Cor. 11,21-29), a ponto de estar crucificado com Cristo (Gl. 2,19);

trazendo em seu corpo as marcas da paixão de Jesus (2Cor 4,10; Gl trazendo em seu corpo as marcas da paixão de Jesus (2Cor 4,10; Gl. 6,17), e completando, no seu corpo, o que faltava das tribulações de Cristo (Cl 1,24). Assim ele podia dizer que “já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gl. 2,20). Pelos escritos do Apóstolo Paulo, nós verificamos também algumas diferenças entre o seu modo de anunciar e o modo como Jesus anuncia.

Jesus anunciou a sua mensagem praticamente aos judeus, da Galiléia, Jesus só foi a Jerusalém para a Páscoa, quando foi crucificado e morto e depois ressuscitou. Paulo, por sua vez, percorreu o império romano e foi à Roma (capital) como parte final da sua vida, onde sofreu a sua paixão.

Jesus falava em aramaico e anunciava o reino em parábolas, criadas a partir da observação atenta da vida simples do povo da roça e das aldeias. Paulo, ao contrário, embora também soubesse falar o aramaico, anunciou e escreveu em grego, porque seus ouvintes eram judeus da diáspora e pagãos que falavam a língua oficial da época.

Paulo também era um bom observador da vida cotidiana, porém usava as imagens sobretudo da vida e da cultura urbana, das grandes cidades. Ele falava do atletismo, dos esportes, da construção civil, das paradas militares, das lutas nos estádios, da vida dos soldados...