Aula 45 Excreção Humana.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Homeostase, excreção e homeotermia
Advertisements

Sistema urinário Equipe de Biologia.
Excreção.
SISTEMA EXCRETOR.
Para recordar a aula anterior…
SISTEMA EXCRETOR.
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
Sistema Excretor O Sistema Excretor tem como função eliminar os resíduos de origem celular e de manter regulação osmótica, isto é, o equilíbrio dos fluídos.
SISTEMA EXCRETOR Colégio militar de fortaleza 8º ano
SISTEMA EXCRETOR 1.
SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção.
Fisiologia Renal.
Aparelho Excretor.
Depura sangue Prof.César Lima
SISTEMA URINÁRIO FUNÇÕES: A principal função do sistema urinário é auxiliar na homeostase (equilíbrio do organismo) controlando a composição e o.
Sistema Excretor.
SISTEMA EXCRETOR.
Aula 25 A excreção humana.
Sistema Urinário É responsável pela estabilidade da composição química do meio interno do organismo; Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias.
A OSMORREGULAÇÃO.
Fisiologia Renal Função renal: excreção, controle do volume e composição dos líquidos corporais. Composto por um par de rins, um par de ureteres, pela.
Homeostase, excreção e homeotermia
Anatomia e Fisiologia Animal Aula 11. Sistema Urinário
SISTEMA EXCRETOR HUMANO
SISTEMA URINÁRIO.
SISTEMA RENAL.
SISTEMA EXCRETOR A EXCREÇÃO HUMANA.
Prof. Regis Romero.
SISTEMA URINÁRIO Funções: controlar o volume de urina, a concentração de sais e a excreção dos produtos do metabolismo de compostos nitrogenados LOPES,
Fisiologia Humana Sistema urinário.
FUNÇÃO: HOMEOSTASE OSMEORREGULAÇÃO
Sistema Excretor.
Anatomia e fisiologia animal - Excreção
Colégio Maria Imaculada
Sistema Excretor.
Sistema Urinário.
Sistema Urinário Proteja os filtros de seu corpo, Se os rins não funcionam bem, sua saúde vai mal ! Beba 2 litros de água por dia! Viva melhor com menos.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
SISTEMA EXCRETOR HUMANO
SISTEMA URINÁRIO.
Ciências Cap. 09 Sistema urinário Prof.: Samuel Bitu.
Patologia e Dietoterapia nas Enfermidades Renais (Parte I)
Eliminando os excretas do sangue.
SISTEMA EXCRETOR.
Sistema excretor.
PROFESSOR: TIAGO CARVALHO
Fisiologia do Sistema Urinário
Sistema Urinário e Excretor 8º ano Ciências- Professora Vanesca
Sistemas Excretores Professor Fernando Stuchi.
Sistema Urinário Composto por órgãos que elaboram e armazenam a urina e temporariamente até ser eliminada para o exterior: - rins (2), que produzem a urina,
SISTEMA URINÁRIO HUMANO
Excreção Definição: “Eliminação de produtos residuais do metabolismo celular e osmorregulação Unicelulares : vacúolos contrateis Esponjas e celenterados.
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia Prof. Guilherme Garcez Cunha.
Sistema Urinário.
Sistema Excretor Amanda Dantas.
EXCREÇÃO Eliminação de resíduos metabólicos e de substâncias tóxicas ingeridas ou originadas no próprio organismo.
Função, Constituintes, Mecanismo de ação
Disciplina de Fisiologia
CIÊNCIAS, 8º Ano do Ensino Fundamental
Eliminação de produtos da atividade celular
Fisiologia Renal 1.
Sistema Excretor BALA 2011.
SISTEMA URINÁRIO.
Profa Msc Melissa Kayser
Estrutura e função do rim
Professora: Ayesa Aseff
SISTEMA EXCRETOR Professora Lívia Pola.
A ureia é produzida fígado (detoxificação hepática). 2 NH 3 + CO 2 → H2NH2N CH2NH2N O + H 2 O Excretas: substâncias que passam pelo interior das células.
Transcrição da apresentação:

Aula 45 Excreção Humana

A excreção humana ocorre por meio de diversos órgão: pele (suor), do fígado(bile) e dos pulmões( água e dióxido de carbono). RIM O rim e constituído pelo néfron; cada rim apresenta cerca de 1 milhão de néfróns. O néfron é formado pela arteríola aferente constituindo o Malpighi passando pela cápsula de Bowman se transportando para o túbulo contorcido proximal, decaindo pela alça de Henle subindo para o túbulo contorcido distal chegando ao ducto coletor, trabalhando como um filtro coletor de sangue preciso. Os rins eliminam do organismo substancias de medicações, produz a urina, hormônios e glóbulos vermelhos, reduz o excesso de água no organismo, regula a pressão sanguínea. Os rins recebem uma grande quantidade de sangue bombardeado pelo coração. Ele chega aos rins através da artéria renal, e depois de ser processado ele retorna ao corpo pela veia renal e eliminam as impurezas pela urina. A urina, por sua vez, sai dos rins e vai até a bexiga, onde ela fica até ser expelida do corpo pela uretra. 

Sistema completo

Filtração glomerular Filtração glomerular é a primeira fase da produção urinária; este sistema de pressão filtra a água, os eletrólitos e o glomérulo que são partículas do sangue que passam para a cápsula de Bowman sendo transportado para o néfron se constituindo num liquido diferenciado do sangue, pois não possui proteínas. A filtração ocorre através da:  PF = PS – (PO + PC) PF: Pressão de filtração PS: Pressão hidrostática do sangue nos capilares PO: pressão osmótica das proteínas do plasma PC: Pressão hidrostática da cápsula de Bowman 

Reabsorção renal É a segunda etapa da produção urinaria; este sistema decompõe e em seguida aspira as substâncias presentes nos capilares. O sistema se constitui em túbulo renal e ducto coletor. O rim produz 130 cm³ do filtrado capsular (fluido), obtendo um modo de existência diferente com o decorrer do transporte. Já a urina é produzida a 1cm³ por minuto, isso significa que o fluido é consumido em sua maior parte quando passa pelo túbulo renal e o ducto coletor. Com a excreção urinaria o ser humano não pode perder substâncias essenciais para o seu organismo como as substâncias adquiridas com a alimentação, água e etc., então elas percorrem do interior do túbulo para o interior do capilar sanguíneo, onde é reabsorvido.

Assim a reabsorção de água é controlada pelo hormônio antidiurético (ADH), que aumenta a permeabilidade da membrana, levando a uma maior reabsorção de água. Produzido no hipotálamo e armazenada na hipófise. Secreção tubular Quando o ser humano recebe em seu organismo um agente diferenciado, como o antibiótico, o néfron o elimina pelo sangue na excreção urinaria.

O fator natriurético atrial FNA A urina colabora para a redução da compressão do sangue. Adolpho de Bold descobriu o FNA, um hormônio localizado na entrada do coração. Este hormônio tem duas funções, a vasoconstrição simultânea da arteríola eferente, e a vasodilatação da arteríola aferente. Com isso, aumenta a produção de urina, e a pressão glomerular, e conseqüentemente a diminuição da pressão sangüínea

Classificação dos animais quanto ao principal catabólito (excremento) nitrogenado. Os insetos excretam acido úrico para a sua sobrevivência no meio ambiente, mas seu organismo contém amônia e uréia, consideradas mais acidas do que o acido úrico. Os répteis excretam ácido úrico e água em quantidades pequenas, como substâncias assimiladas e transformadas pelo organismo. O homem  excreta uréia e água em quantidade pequena. Os animais pequenos possuem água em abundancia assim excretam uréia, amônia e água. Os peixes excretam amônia.

Podemos considerar a substância assimilada e transformada pelo organismo em três grupos: