FILOSOFIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A RAZÃO: INATA OU ADQUIRIDA?
Advertisements

O que é a verdade? O mito da imparcialidade Repórter Brasil
A Possibilidade do Conhecimento
Dois modos de ler a Bíblia.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
DIALÉTICA DO CONCRETO POR: KAREL KOSIK. A Dialética A dialética trata da coisa em si, do concreto. Mas a coisa em si não se manifesta imediatamente aos.
ATITUDE FILOSÓFICA Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
FILOSOFIA.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
Como elaborar um texto Argumentativo
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Filosofia
Filosofia
FILOSOFIA OLHAR QUE QUESTIONA E REVELA
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR UM PROGRAMA QUE ESTIMULA AS HABILIDADES DE PENSAMENTO DO ALUNO, AJUDANDO-O A SER CUIDADOSO, CRÍTICO, CRIATIVO NA ARTE DE PENSAR.
Sempre ouvimos as regras do lado feminino. Eis aqui as regras do lado masculino.
9 IDÉIAS SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO E ORGANIZAÇÃO
A atitude e a experiência filosófica
O que você pensa, Acontece!!!
Fotos: TUDO BRANCO Texto: FELICIDADE.
Sempre ouvimos as regras do lado feminino. Agora aqui estão as regras do lado masculino.
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Teorias do conhecimento
Teoria do conhecimento
Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos.
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Bom dia!... By Vânia Maria.
Concordância cognitiva Concordância cognitiva Ao deparar-se com uma nova idéia, a pessoa tenta encontrar algum tipo de consistência com suas crenças.
FILOSOFIA & SOCIOLOGIA
AULA 06 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Ideologia um conceito complexo
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Grandes Sonhos Sheryl Pedersen.
Prof. jose PLANEJAMENTO.
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
Teoria de Karl Marx Os Saltimbancos
Descobrindo a Filosofia Unidade 1
Profª. Taís Linassi Ruwer
Reflexões, por Carmen Ligia.
O QUE É FILOSOFIA ?.
Sempre ouvimos as regras do lado feminino. Agora aqui estão as regras do lado masculino.
VIDA... Tudo em nossa vida, é uma constante mudança...
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
IDEOLOGIA.
O Papel Social do Professor
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013: Coordenadores Pedagógicos.
Fotos: TUDO BRANCO Texto: FELICIDADE.
Conferência de Verão da Nova Energia - 17 de Julho, Adamus Consciência do Ser (01/10)
A vida com emoções terça-feira, 6 de Janeiro de 2015.
Fotos: TUDO BRANCO Fotos: TUDO BRANCO Texto:FELICIDADE Texto: FELICIDADE.
EXISTENCIALISMO Filosofias de Base I Especialização em Gestalt-terapia
O que é Ciência.
Filosofia moderna.
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
Immanuel Kant
“Político é sempre corrupto”. “Baiano é sempre preguiçoso”
METODOLOGIA CIENTÍFICA SENSO CRÍTICO, DEDUÇÃO E INDUÇÃO
A IDEOLOGIA A IDEOLOGIA: APROXIMAÇÃO CONCEITUAL
Karl Popper - A lógica das Ciências Sociais Teoria do Conhecimento.
DEFINIÇÃO DO TEMA E ELABORAÇÃO DO QUADRO TEÓRICO.
Os Quatro Compromissos Por Miguel Ruiz Formatação: VAL RUAS.
O mundo que habitamos é um mundo onde tudo é manifestação da mente, ou seja, concretização das idéias por nós elaboradas.
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor:
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
COMO SER CRIATIVO 1.Faça anotações. 2. Armazene idéias. 3. Observe e absorva. 4. Desenvolva uma forte curiosidade. 5. Aprenda a escutar e a ouvir. 6.
Transcrição da apresentação:

FILOSOFIA

FILOSOFAR “A Filosofia inicia sua investigação num momento muito preciso: naquele instante em que abandonamos nossas certezas cotidianas e não dispomos de nada para substituí-las ou para preencher as lacunas deixada por elas ou, então, quando as opiniões estabelecidas disponíveis já não nos podem satisfazer” Marilena Chauí

MUDANÇA Desconfiai do mais trivial, Na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual ... Em tempo de desordem sangrenta ... De humanidade desumanizada, Nada deve parecer natural Nada deve ser impossível de mudar. Bertold Brecht. Nada é impossível de mudar.

Combate ao poder, à ideologia. A Filosofia combate tudo aquilo que desumaniza o ser humano. A Filosofia combate o poder para garantir a mudança, o necessário para o ser humano buscar transformações para a sua vida, evitando dessa forma a estagnação, a conservação de um ser humano desumanizado e vivendo em uma sociedade justificada por ideologias (idéias que ajudam a manter o poder, mascarando-o, evitando o seu desnudar, isto é, a obtenção da verdade)

REFLEXÃO Não é simplesmente pensar o mundo, mas sim repensá-lo, verificar novamente idéias já pensados e fatos já ocorridos. Hegel escreveu que a Filosofia - tal como a coruja que só alça o vôo depois do entardecer - somente elabora uma teoria após as coisas terem ocorrido.

RADICALIDADE A radicalidade na reflexão filosófica exige uma análise que descubra as raízes, a base de um objeto, isto é, das idéias e dos fatos humanos. A radicalidade ajuda o ser humano a fugir de análises superficiais, isto é, evita ficarmos nos 10% da realidade.

Rigorosidade Uma reflexão filosófica deve ser rigorosa para evitar conclusões ambíguas ou contraditórias. Não existem duas verdades sobre a mesma coisa. Um objeto só é verdadeiramente desnudado quando nos conseguimos percebê-lo em vários ângulos.

TOTALIDADE A reflexão filosófica está baseada em uma análise de conjunto, análise que repudia a superficialidade e busca os elos que unem os fatos e permite-nos sermos radicais. Encontrar os elos dos fatos significa montar o quebra-cabeça chamado mundo, ser humano em transformação.

Crítica Transformar, mudar. A crítica é como uma moeda, tem duas faces, a destrutiva e a construtiva. Para a crítica filosófica ocorrer temos a necessidade de buscar apoio no rigor, na radicalidade, na totalidade e na reflexão.

ANTIFILOSOFIA Está a favor da estagnação, do poder, da ideologia, isto é, como um lobo em uma pele de cordeiro busca destruir a filosofia, evitando o filosofar, as perguntas, os questionamentos humanos.