Análise de contos Realismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parábolas do Reino: 1- O tesouro escondido 2- A pérola de valor
Advertisements

O valor de uma história.
O único defeito das mulheres
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
Domingo V da Quaresma 29 de Março de 2009
1 Samuel 24,3-21 Naqueles dias, Saul tomou consigo três mil homens escolhidos em todo o Israel e saiu em busca de Davi e de seus homens, até os rochedos.
Daniel 6,12-28 Naqueles dias, aproximaram-se os chefes do reino e encontraram Daniel orando e fazendo preces a seu Deus. Foram ter com.
Filêmon 7-20 Caríssimo: Grande alegria e consolo tive por causa de tua caridade. Os corações dos santos foram reanimados por ti, irmão. Por este motivo,
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
DOMINGO XXI Ciclo B.
Oh, não! OUTRA VEZ sopa de legumes! queixou-se o lobo, que já era velhinho. Quem me dera ter uma ovelhinha aqui à mesa. Fazia já um belo ensopado de.
Por que te confundes e te agitas diante dos problemas da vida?
Por que se confunde e se agita diante dos problemas da vida?
O Pai Não Desiste.
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
Na vida temos que ter atitude.
" Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer
O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo.
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
UM ANJO EM MINHA VIDA Edmen. UM ANJO EM MINHA VIDA Edmen.
A CADEIRA O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo. Quando o sacerdote entrou no quarto, encontrou o pobre homem na cama com a cabeça.
O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
NADA ACONTECE POR ACASO!
”Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”
Ontem foi o meu primeiro Dia de aulas... Eu ia fazer novos amigos... A mamã tinha dito que Eu ia fazer novos amigos... O papá contou-me que eu Ia.
A menina mal comportada!
Semântica da pontuação...
Jesus cura um leproso.
Gúbio, uma cidade na Úmbria, estava tomada de grande medo.
Mães e filhos.
... A ATITUDE É TUDO ....
Paintings by Willem Haenraets
Só observando ! Música: Sarah Brightman – La Califfa.
“O Pai Não Desiste”.
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito doente. E que necessitava de orações... Quando o sacerdote entrou no.
Havia um homem muito rico que possuía muitos bens, uma grande fazenda,
A HISTÓRIA DO PEPE.
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
SEGURANDO UM AO OUTRO A dedicada enfermeira, sobrecarregada com tantos pacientes a atender, viu um jovem entrar no quarto e, inclinando-se sobre o paciente.
Um dia, o Rei Salomão pediu a Deus em oração que lhe desse humildade e sabedoria para poder discernir o bem do mal. Em sonho, o Senhor lhe disse que atenderia.
MÉTODOS DE ESTUDO BÍBLICO.
O perigo de perder a si próprio
O TESTEMUNHO DE JOSÉ 3ª aula
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
ACREDITA NA FIDELIDADE MASCULINA?
Pronomes.
SLIDE ANTERIOR PRÓXIMO SLIDE Eu disse: Vigiarei a minha conduta e não pecarei em palavras; porei mordaça em minha boca enquanto os ímpios estiverem na.
CUIDADOS NECESSARIOS PARA COM OS MEMBROS DA FAMÍLIA MATEUS 7- 1 a 6
6º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. Salmo NVI
Igreja Batista Monte Sião
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
A CADEIRA O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo. Quando o sacerdote entrou no quarto, encontrou o pobre homem na cama com a cabeça.
Entre a consciência e o sonho, me vi diante de uma grande porta.
Centro de Ensino Nicolau Dino Alunos: Isadora Lins.
Faça você prime iro. A sobrecarregada enfermeira viu o jovem entrar no quarto e, inclinando- se, disse alto ao paciente idoso, – Seu filho está aqui…
O Reflexo da Loucura Muito doente e longe de casa, não aguentava mais andar, meus pés doíam e minhas pálpebras es tavam quase se fechando... em um piscar.
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
VOCÊ ACREDITA NA FIDELIDADE MASCULINA? Um jovem casal foi convidado para uma festa a fantasia.
19/2/ :01 Autoria :Ducarmo de Assis Clicar para avançar slides.
Tema: ‘Uma Caminhada de Fé’ Marcos Tendo Jesus voltado no barco, para o outro lado, afluiu para ele grande multidão; e ele estava junto do.
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida
1-De acordo com Descartes:
Fato Real Esse fato aconteceu comigo,em fevereiro de 2.008, nesse dia tive uma crise forte de labirintite, que pensei que seria o meu fim.
Ligue o som Transição automática. Damico era dono de uma bem sucedida farmácia numa cidade do interior. Damico era dono de uma bem sucedida farmácia numa.
Transcrição da apresentação:

Análise de contos Realismo Machado de Assis Análise de contos Realismo Profa. Karla Faria

O enfermeiro O narrador A narrativa Os personagens O espaço O tempo Relação com o Realismo

[. ] Acordei aos gritos do coronel, e levantei-me estremunhado [...] Acordei aos gritos do coronel, e levantei-me estremunhado. Ele, que parecia delirar, continuou nos mesmos gritos, e acabou por lançar mão da moringa e arremessá-la contra mim. Não tive tempo de desviar-me; a moringa bateu-me na face esquerda, e tal foi a dor que não vi mais nada; atirei-me ao doente, pus-lhe as mãos ao pescoço, lutamos, e esganei-o. Quando percebi que o doente expirava, recuei aterrado, e dei um grito; mas ninguém me ouviu. Voltei à cama, agitei--o para chamá-lo à vida, era tarde; arrebentara o aneurisma, e o coronel morreu. Passei à sala contígua, e durante duas horas não ousei voltar ao quarto. [...] Antes do alvorecer curei a contusão da face. Só então ousei voltar ao quarto. Recuei duas vezes, mas era preciso

e entrei; ainda assim, não cheguei logo à cama e entrei; ainda assim, não cheguei logo à cama. Tremiam-me as pernas, o coração batia-me; cheguei a pensar na fuga; mas era confessar o crime, e, ao contrário, urgia fazer desaparecer os vestígios dele. Fui até a cama; vi o cadáver, com os olhos arregalados e a boca aberta, como deixando passar a eterna palavra dos séculos: “Caim, que fizeste de teu irmão?” Vi no pescoço o sinal das minhas unhas; abotoei alto a camisa e cheguei ao queixo a ponta do lençol. Em seguida, chamei um escravo, disse-lhe que o coronel amanhecera morto; mandei recado ao vigário e ao médico. A primeira ideia foi retirar-me logo cedo, a pretexto de ter meu irmão doente, e, na verdade, recebera carta dele, alguns dias antes, dizendo-me que se sentia mal. Mas adverti que a retirada imediata poderia fazer despertar suspeitas, e fiquei. Eu mesmo amortalhei o cadáver, com o auxílio de um preto velho e míope. Assis, Machado de. O enfermeiro.

Considere as seguintes afirmações sobre o texto: I. O enfermeiro, mesmo sabendo que seu paciente morrera de aneurisma, teve muito remorso, pois achou que o havia esganado. II. A consciência de que praticou um crime leva o enfermeiro a procurar esconder as evidências de seu ato. III. O narrador é um homem religioso e, atendendo às necessidades dos rituais funerários, conta como cuidou ele próprio dos restos mortais do coronel. IV. A frase — “Caim, que fizeste de teu irmão?” — revela que o enfermeiro considera seu paciente como um irmão, dedicando-se a ele apesar da violência do coronel. V. O narrador relata os modos pelos quais evitou que se percebesse o assassinato do coronel. São corretas apenas as afirmativas: a) I, II e III. b) I e IV. c) II e III. d) II e V. e) IV e V.

(PUC-MG) Considerando o fragmento de O enfermeiro, é correto afirmar que, na obra de Machado de Assis: a) os impulsos doentios e as atitudes criminosas do homem são dois de seus principais temas. b) os comportamentos humanos são analisados em função das relações sociais. c) são constantes as referências religiosas e bíblicas, atestando a confiança do homem que obedece à moral cristã. d) os personagens se conduzem de acordo com as normas éticas universais, mesmo quando infringem as leis dos homens. e) os negros surgem como personagens secundários, em posição de servos incompetentes, justificando-se, assim, a existência do regime escravocrata.