A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Renascimento cultural
Advertisements

Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Características Gerais
RENASCIMETO E HUMANISMO Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG.
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)
Renascimento Cultural
RENASCIMENTO.
História da Astronomia
Renascimento.
RENASCIMENTO O Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas no século XIV. Esse movimento de renovação.
Humanismo e individualismo
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
Grupo: 1 Capítulo: 2 Tema: Renascimento Cultural
Aspectos do Renascimento cultural
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
O renascimento e a formação da mentalidade moderna
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
Um Cientista na Terra da LUZ
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
O homem no centro do mundo
1.1. Modelos do Universo: modelos geocêntrico e heliocêntrico.
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
Idade Média /Renascimento
Literatura - Prof.ª Francieine Lisowski
Renascimento Aulas 01 e 02.
CLASSICISMO Renascimento.
RENASCIMENTO.
A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII
Acreditavam que estavam fazendo renascer a cultura.
Arte e Ciência.
Renascimento Cultural
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
O Renascimento XIV - XVI
RENASCIMENTO Aula 15 Prof: Fernando Gondim.
CLASSICISMO.
MODERNIDADE RENASCIMENTO.
Renascimento Cultural (séculos XIII ao XVI)
RENASCIMENTO CULTURAL – XIV e XVI
Psicologia no. Contexto Histórico Movimento cultural; Período da história européia; Século XIV na Itália; Período de sensíveis transformações; Transição.
Renascimento ou Renascença Prof. Fábio Mesquita. Tempo: aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII; Período marcado por transformações.
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
RENASCIMENTO ARTÍSTICO
REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS DO SÉCULO XVII
31/7/20151Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
Minidicionário Aurélio.
Ciências Naturais – 7.º ano
RENASCIMENTO CULTURAL:
A filosofia Moderna Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia
Renascimento
Introdução à Filosofia Moderna
O que é Sociologia?.
RENASCIMENTO CULTURAL
Transcrição da apresentação:

A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade Renascimento A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade

Renascimento O primeiro renascimento cultural inicio-se no século XII com o surgimento das universidades e maior preservação dos manuscritos antigos. No entanto, no séc XVI que alastra-se pela Europa o movimento que busca a revificação do homem e procura despertar a consciência de si próprio e do universo. As inovações científicas iniciadas com as grandes navegações , o acúmulo de capital, e a descoberta de novos mundos provocaram uma maior valorização dos valores terrestres.

O mecenato é praticado pela burguesia, príncipes e papas- trata-se de financiar artistas e colecionar obras de arte, como forma de projetar-se socialmente. O mecenato só é possível devido ao acúmulo de capital. O renascimento é uma manifestação da cultura burguesa.

Renascimento -elementos Elementos medievais: Temas religiosos Figuras do Antigo e Novo Testamento. Crença em Deus , Céu e Inferno Preocupação com o homem, porém como criatura que provém de Deus Elementos da Antiguidade Grega e Romana: Elementos mitológicos Preocupação com a proporção , forma e movimento na arte. Pesquisas científicas no campo da física, matemática e astronomia

Valores presentes nas obras renascentistas Antropocentrismo: o homem é centro de todas as coisas. Hedonismo: valorização de prazeres terrenos e espirituais. Racionalismo: valoriza a forma, a proporcionalidade e o método. Naturalismo: estimula o domínio do homem sobre a Natureza. Otimismo e Individualismo: o homem do renascimento domina tudo e não precisa do mundo sobrenatural. Paganismo e classicismo: mitos, lendas gregas e romanas. Os homens são tão heróicos que se assemelham aos deuses.

Renascimento-Antropocentrismo

Renascimento -Hedonismo

Renascimento- Paganismo

Renascimento-Elementos Antigos

Renascimento classicismo

Renascimento Elementos Medievais

Renascimento – Racionalismo x Temas Religiosos

Renascimento –Racionalismo-Kepler –órbitas elípticas

Renascimento-Racionalismo- Copérnico e o Heliocentrismo

O cientista polonês, Nicolau Copérnico (1473-1513), baseado em cálculos matemáticos, concluiu que os planetas, inclusive a Terra giravam ao redor do Sol. Essa teoria passou a chamar-se heliocentrismo. O resultado de suas pesquisas só seria divulgado no séc. XVI. Galileu Galilei confirmou o heliocentrismo.

Renascimento- Leonardo da Vinci Renascimento- Leonardo da Vinci Físico, Matemático, pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, etc. Fez o projeto do helicóptero, estudou o corpo humano dissecando cadáveres. Antes de pintar, fazia desenhos dos tipos a serem retratados. O apóstolo João na Santa Ceia é desenhado e é nomeado em um dos seus esboços.

Renascimento – Leonardo da Vinci