Grau dos Adjetivos Exemplos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Classes de palavras: o adjetivo
Orações Subordinadas Substantivas.
Como evitar a repetição
GRAU DO SUBSTANTIVO Que casa grande! aumentativo analítico
A bíblia define bem claramente o assunto da aparência externa do cristão. Mas, infelizmente, muita gente mantém um estranho silêncio sobre o assunto.
Como a literatura nos ajuda a entender melhor a nós mesmos?
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Concordância Nominal.
Classes de palavras: adjetivo
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
LÍNGUA PORTUGUESA Adjetivo - Artigo 1º. ANO/ EM Maj Lilavati
Adjetivos.
Advérbios São palavras invariáveis que modificam o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, indicando uma circunstância.
ADJETIVOS.
EB1 \JI DE VILARINHO PROJECTO “BAÚ DE GRAMATICA4”
ADJETIVOS Definição Classificação: primitivos e derivados,
A Rocha.
Adjetivos.
Demanda, oferta e equilíbrio de mercado
Colocação Pronominal Os pronomes pessoais átonos podem estar antes, no meio ou depois do verbo.
Sei lá… Vamos descobrir…
Adjetivo Adjetivo é a palavra variável que modifica substantivos, atribuindo uma característica aos seres nomeados por eles.
Adjetivos.
alegre estudiosa bonita simpática brincalhona delicada sadia
Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito
Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito
Você sabe o que é advérbio?
Substantivo, artigo e adjetivo
Podemos fazer a diferença...
ADVÉRBIOS e locuções adverbiais
Unidade 2 ______________ é a classe de palavras variáveis que acompanham um substantivo exprimindo as suas qualidades, estados e características. Exemplos:
Professora Daniele Bertollo
Como podemos comparar essas pessoas?
Profª. Luciana Balduíno
Flexão dos Adjetivos Gênero: Carro bonito / cadeira bonita.
Gramática -Aula 2 – Exercícios
TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Charges matemáticas.
AULA 09 ADVÉRBIO.
Os Provérbios.
“O adjetivo é a nossa impressão sobre quase tudo” Palavra Cantada
Torre de marfim.
Unidade 2 Adjetivo é a classe de palavras variáveis que acompanham um substantivo exprimindo as suas qualidades, estados e características. Exemplos:
Como podemos comparar essas pessoas?
Palavras Invariáveis Advérbio
Adjetivo Gramática – Aula 2.
Evolução.
EXERCÍCIOS DE MORFOLOGIA CLASSES GRAMATICAIS
AULA 05 ADJETIVO.
Classes de palavras Adjetivo.
ADVÉRBIO É a palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Ex: Paulo jogou Paulo jogou bem Paulo.
O adjetivo Classes e flexão.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
ADJETIVOS PALAVRA VARIÁVEL QUE ATRIBUI ESPECIFICAÇÃO AO SUBSTANTIVO, CARACTERIZANDO-O. O ADJETIVO QUANDO EMPREGADO JUNTO A UM SUBSTANTIVO, AMPLIA, LIMITA.
Modo  Contudo, é importante destacar que nem todas as formações em –mente são advérbios de modo, como nos seguintes exemplos:  1 – Provavelmente, a.
Eu e a minha melhor amiga
CLASSIFICAÇÃO DOS ADJETIVOS
EDSON PAES apresenta EDSON PAES APRESENTAÇÃO Esta é a historia de milhares De pessoas que fazem jornada dupla para que possam trilhar, Uma carreira.
CARALHO NÃO É PALAVRÃO O CARALHO, dada a sua situação numa área de muita instabilidade (no alto do mastro) era onde se manifestava com maior intensidade.
Funcionamento da Língua FICHA DE PRÁTICA
Ensino Fundamental, 7º Ano
ADJETIVOS. CONCEITO ADJETIVO é a palavra variável que expressa uma qualidade ou característica do ser e se “encaixa” diretamente ao lado de um substantivo.
Classes de palavras: o adjetivo
Prática Guiada Aplicação Funcionamento da Língua FICHA DE PRÁTICA NOME
A Metáfora Sabes como se constrói?.
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
Transcrição da apresentação:

Grau dos Adjetivos Exemplos

Grau Comparativo Ocorre quando se compara a mesma característica entre dois seres ou quando duas ou mais características são atribuídas ao mesmo ser

Exemplo: O Brasil é um país tão rico em recursos naturais quanto o Canadá (é). João é tão belo quanto simpático.

Comparativo de Igualdade: Tão (adjetivo) quanto/ como: O quadro de Cravaggio é tão belo quanto (como) o de Renoir.

Comparativo de Superioridade Mais (adjetivo) que /do que: O quadro de Caravaggio é mais belo que (do que) o de Renoir.

Comparativo de Inferioridade Menos (adjetivo) que / do que: O quadro de Caravaggio é menos belo que (do que) o de Renoir.

Atenção!! Os advérbios muito, pouco, bem (e outros de intensidade), além de alguns de modo, podem ser usados para reforçar (ou dosar) a ideia, no comparativo de superioridade ou inferioridade.

Exemplos: A música clássica é muito mais relaxante do que a bossa nova. João é pouco mais alto que Pedro. Sua candidatura continua bem menos aceita do que a nossa. O peixe é ligeiramente mais caro que a carne.

Grau superlativo Ocorre quando se destaca determinada qualidade de um elemento no grau mais elevado (superlativo absoluto), ou quando, num conjunto de elementos, um deles tem uma característica comum em maior ou menor grau (superlativo relativo).

Superlativo O superlativo absoluto pode ser sintético ou analítico O superlativo relativo pode ser de superioridade ou inferioridade.

Superlativo absoluto sintético: Acrescentam-se ao adjetivo os sufixos (-íssimo, érrimo, ílimo) O assunto pareceu-me gravíssimo. Suas mãos estavam aspérrimas A adolescência é uma fase dificílima.

Superlativo Absoluto analítico: Colocam-se advérbios de intensidade (muito, bastante,assaz, extremamente, etc.) antes do adjetivo: O absinto é uma bebida bastante amarga. Paulo Coelho tornou-se um escritor muito famoso.

Superlativo relativo de superioridade O (a) mais (adjetivo) de. Destaca a qualidade no grau superior mais intenso. O monte Everest é o mais alto do mundo. A cidade de Paris continua a mais bela da Europa.

Superlativo relativo de inferioridade O (a) menos (adjetivo) de. Destaca a qualidade no grau inferior mais intenso. Este filme foi o menos elogiado do festival de Cannes. A equipe de Camarões era a menos conhecida da Copa.

Outra possibilidade de formação do superlativo 1. Usando prefixos: hipermercado, ultrassonografia. 2. Usando expressões fixas: praia suja à beça, amigo pra lá de sério, bife duro que nem sola. 3. Usando adjetivos repetidos: travesseiro fofinho, fofinho. Saia curta, curta.

Forma popular e forma culta Usa-se, normalmente, o sufixo (-íssimo) na forma popular do superlativo absuluto sintético e os sufixos (-ílimo e érrimo) na forma culta: Magro - magríssimo, magérrimo Ágil - agilíssimo ou agílimo