Training in Requirements Engineering Game TREG Training in Requirements Engineering Game Katia Fabiola Cánepa Vega 1
Second Life
“Training in Requirements Engineering Game” TREG “Training in Requirements Engineering Game” Objetivo: treinar usuários na técnica de Workshops de Engenharia de Requisitos usando simulações. Plataforma: Second Life. Público alvo: clientes, estudantes, usuários, desenvolvedores de software, etc. 3 3
Historia TREG From High-coded prototype to Product Version. Iteração 5 From Low-coded to High-coded Prototype Iteração 4 From Wireframe to Low-coded Prototype Iteração 3 From Quick Wireframe to Wireframe Iteração 2 From Idea to Quick Wireframe Iteração 1 Arnowitz, J., M. Arent and N. Berger, 2007. Effective Prototyping for Software Makers
Desenvolvimento do TREG Processo de prototipação do livro Effective Prototyping for Software Makers. O projeto do TREG foi dividido em Conteúdo educacional (Requirements by Collaboration) Técnicas de implementaçao: Branching Stories: gênero de simulação em jogos. Cenários: especificação do sistema. Máquinas de estados: comportamento do sistema.
TREG Demo
Seguinte passo Testes de Usabilidade Objetivo: Avaliar a possibilidade de ter um jogo em SL para o treinamento Participantes: pessoas familiarizadas com projetos de desenvolvimento de software (desenvolvedores, gestores de projetos, analistas, estudantes). Fatores para avaliar: Interface do jogo Mecanismos Gameplay Metodologia: a) Treinamento em SL (~30 mins) b)Observação (~30 mins) c) Questionários (~10 mins) d) Entrevista (~15 mins)
Discussões Finais TREG combina os “ingredientes” da técnica de workshops do livro de Gottesdiener: “Requirements by Collaboration”. Como elicitação de requisitos tem a colaboração como uma característica inerente, foi possível criar esse ambiente no Second Life. TREG foi desenvolvido no Second Life usando seus recursos de construção e codificação. Second Life facilita o processo de prototipação, mostrando o “look and feel” do jogo. Jogando TREG o jogador usa a estratégia de tentativa e erro. 8