Há certo consenso entre os estudos de que a especulação, assim como as melhorias nas condições de acessibilidade, sempre está presentes nos processos de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Advertisements

© 2006 Pearson Education Macroeconomia, 4/e Olivier Blanchard
ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDICADORES DE RENTABILIDADE
AULA 8 – ANÁLISE DA OFERTA
A segregação socioespacial e a exclusão social
TEORIA DA PRODUÇÃO.
POLÍTICAS PÚBLICAS E COMERCIALIZAÇÃO
URBANIZAÇÃO.
PRODUÇÃO DO ESPAÇO E FORMAÇÃO DA METROPOLE DE SÃO PAULO
Economia e Mercado 11ª AULA.
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
SAP0310 – Planejamento Ambiental e Urbanismo
OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES
CUSTO DO CAPITAL PRÓPRIO
Tópicos: Logo de início Brasília com toda a movimentação nos canteiros de obra ,necessitava de pessoas que acreditassem no projeto mais do que ninguém.
O que é o potencial social?
A população e o mercado de trabalho
HIDROLOGIA.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE UFCG / CTRN UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL
Mapeamento de Uso e Cobertura da Terra na Floresta Amazônica
Limite da Capacidade Fotossintética
MÓDULO II - CONTEÚDO BÁSICO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO.
MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
MATEMÁTICA FINANCEIRA e Técnicas de Análise de Investimentos
Urbanização brasileira Aula ª série
Macroeconomia do Desenvolvimento
GLP representa 4% das fontes primárias de energia. OUTROS RENOVÁVEIS 3 % Energia Primária BIOMASSA 30 % PETRÓLEO 42 % HIDRÁULICA 14 % GLP representa.
André Tiago Silva Guilherme César LuizTrentini 2 MA
Bruno Silveira Getúlio Silva Nylo Rodrigues
Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades.
Projeção através da aplicação dos coeficientes de elasticidade
C. Quais são os problemas da desigual distribuição da população?
Cidades Médias e Redes Urbanas
Sistema de Previsão Financeira Tendências e medidas de probabilidade.
Introdução Um projeto pode ser entendido como um conjunto de informações coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento.
EXPANSÃO URBANA (crescimento da cidade em direcção à periferia, manifestando-se pela ocupação física do espaço anteriormente rural) . CRESCIMENTO POR FASES,
Capítulo 5 Satisfação, valor e fidelidade do cliente
O Mundo em Perspetiva Economia C 12.º Ano
CAPÍTULO 24: CHINA.
A PREVIDÊNCIA SOCIAL E O IDOSO
REVISÃO.
Crescimento Populacional:
Risco, retorno e valor Aswath Damodaran – Risco e Retorno Capítulo 3
Segmentação e Posicionamento de Mercado
TAXA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
“SEMANA DE GESTÃO ANHAGUERA” São Paulo, agosto 2009 RAQUEL ROLNIK FAU-USP SEMANA DE GESTÃO ANHANGUERA “ Gestão de cidades” PÓS GRADUAÇÃO – UNVERSIDADE.
Custos de capital Cristina Juliana Solange Valéria.
TÉCNICAS DE ANÁLISE DE ORÇAMENTO DE CAPITAL
ECONOMIA ABERTA As transações internacionais permitem uma série de ganhos de eficiência, como: Especialização na produção/ vantagens comparativas Diversificação.
Urbanização brasileira
Causas econômicas do desmatamento na Amazônia: evidência empírica dos anos 2000 VIII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica Cuiabá, 05/08/2009.
Estudos Populacionais
Ariela Diniz.  A relação entre as taxas de juros sobre títulos de dívida com o mesmo vencimento pode ser explicada por 3 fatores: ◦ O risco de default;
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
-A preocupação na década de 1970 residia na possível escassez de recursos naturais/energéticos. -Atualmente a preocupação está centrada nos impactos das.
Exercício optativo 2 – Desenho de reservas  Caráter: Optativo - domiciliar – individual  Prazo: 18/11(noturno) e 20/11 (diurno).  Objetivo: Aplicar.
BOLSISTA: GIOVANA TAVARES LOPES 1°ano D
A teoria do custo de capital fundamenta-se nos conceitos de risco e retorno. Risco de negócio: risco que a a empresa corre de não gerar receitas suficientes.
PREVISÃO E MENSURAÇÃO DA DEMANDA EM MARKETING
Matemática Financeira
Finanças Corporativas
Disciplina : Padrões em Processos em Dinâmicas de Uso e Cobertura da Terra Docente: Prof. Drª Maria Isabel Escada Doutoranda: Camille Nolasco Data: 28/09/10.
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre “CIDADES E TERRITÓRIOS” Sugestão de tópicos para discussão – reunião de 04/09: *Apesar de já bem conhecidos, coloquei.
ADMINISTRAÇÃO DE PROGRAMAS DE PREÇO Isadora M.Weydmann Juliana Fernandes.
Técnicas de Previsão de Consumo
TRABALHO MULTIDISCIPLINAR 2012 “ CUIDAR PARA NÃO FALTAR” 2º ANO A e B.
Estrutura de Capital.
Projeto UrbisAmazônia - 1ª Oficina Geral - Ano 1 Possibilidades Analíticas com Métricas de Paisagem Urbana Frederico Roman Ramos Ciro Biderman Belém –
Determinação dos níveis de exposição do homem
Transcrição da apresentação:

Há certo consenso entre os estudos de que a especulação, assim como as melhorias nas condições de acessibilidade, sempre está presentes nos processos de expansão urbana (CLAWSON, 1962) Capozza e Helsley (1989) demonstram haver implicações profundas na relação existente entre crescimento urbano e valor da terra em modelos dinâmicos. Os condicionantes da expansão urbana

4 componentes aditivos na formação do preço da terra urbana o valor da renda da terra agrícola, o custo de conversão em terra urbanizada, o valor da acessibilidade, e o valor da expectativa de incremento de renda futura definido como uma função determinada exponencialmente pela taxa de crescimento populacional e, inversamente, pela taxa de desconto vigente. CAPOZZA, D., HELSLEY, R. The Fundamentals of Land Price and Urban Growth.Journal of urban economics.v. 26, p , 1989 Este modelo simples traz luz sobre uma situação recorrente em cidades em diferentes países e regiões: a diferença entre o valor da terra agrícola próxima a fronteira urbana e a terra recém- convertida em urbana

A uma distância suficientemente grande da cidade (centro), a terra é vendida pelo seu valor exclusivamente agrícola. Terras com usos ainda agrícolas, porém próximas à fronteira urbana, são vendidas pelo valor do prêmio (expectativas) igual ao valor esperado após sua conversão ao uso urbano. Na fronteira, os preços saltam ao incluir os custos de conversão ao uso urbano.

Os dados referentes ao valor da terra no urbana no Brasil são raros. Altos níveis de informalidade; Cadastros incompletos e desatualizados; Subnotificação de valores pagos em transações imobiliárias. Em geral os estudos apoiam-se em proxys construídas a partir de características dos imóveis e pesquisas de mercado de alcance restrito. Mais difícil ainda é gerar a estimativa dos valores de terra agrícola nas franjas das cidades

Escala de potencial de conversão para uso urbano Uso e Cobertura (TerraClass) Baixo Pasto Limpo Agricultura Anual Médio Mosaico de Ocupações Pasto Sujo Alto Regeneração com Pasto Vegetação Secundária Uma possível aproximação é a utilização de dados de uso e cobertura de solo