Aplicação de XML Web Semântica Tópicos Avançados em Bancos de Dados II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ontologias e Web Semântica
Advertisements

Requisitos de Software
Administração de Sistemas de Informação
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
Sumário Introdução A linguagem SPARQL
SGBD.
Projeto de Sistemas de Software
Teste em Esquemas de Dados Maria Cláudia Figueiredo Pereira Emer Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática Seminário.
Neide dos Santos Oscar Luiz Monteiro de Farias
Agentes Baseados em Conhecimento
Felipe Dias Maria Fernanda
Alunos: Benedito Jr, Douglas Bertol, Robson Costa
Ontologias e web semântica
II Workshop XPTA-Lab Laboratório de Excelência em Desenvolvimento de Aplicativos para Produção, Edição e Difusão de Conteúdos Audiovisuais pela Internet.
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO II
XML DTDs e Schemas Sharp Shooters.NET Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Recife, 21/10/2002 Autor: Marden Menezes Costa.
Rodrigo Cristiano Silva
Sistemas Inteligentes Ontologia e Protegé
Web Semântica Mineração na Web – if796 Subtitle.
Projeto de Sistemas de Software
Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Computação e Estatística Servidor de Documentos XML Usando.
Informática Teórica Engenharia da Computação
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Rodrigo Cristiano Silva
PETER ANTONY RAUSCH JOYCE MARTINS
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
Engenharia do Conhecimento Ernesto Trajano Jacques Robin CIn-UFPE.
1 My GRID: Bio-informática personalizada em uma grade de informação. Francisco Silva
Tutorial de pesquisa.
Sistemas Especialistas
Camadas da WS. Web semântica Evolução da web atual que visa dar significado semântico ao conteúdo da páginas da web, criando um ambiente onde agentes.
Vânia Maria P. Vidal, José Maria Monteiro, Luís Eufrasio T. Neto
Treinamento Framework PRADO Abril / Sobre o PRADO Estrutura de diretórios do PRADO Configuração da Aplicação Padrões utilizados na Conab Boas práticas.
Elaborado por: Francisco Covas nº Manuel Felício nº
Interfaces e classes abstratas. Conceitos de Orientação a Objeto.
Disciplina : Tópicos Avançados em Inteligência Artificial Simbólica Professores: Dr. Fred Freitas / Dra. Bernadette Farias Aluno: Clovis Holanda Introdução.
Padrões de Arquitetura
Inteligência Artificial Web Semântica
Linguagem de consulta SPARQL
Dados abertos interligados
Rafael Polo UNIRIO/PPGI.  Os seres humanos, como criadores e consumidores de conhecimento, criaram um espaço de conhecimento global. A World Wide Web.
Programação Lógica com Prolog
Web Semântica Fred Freitas CIn - UFPE.
Produção de Sites Unidade 9 – XML Prof.: Henrique Santos.
Web Semântica Thiago José Marques Moura. Roteiro Problemática; Descrição; Arquitetura Proposta; Conclusão sobre Web Semântica; Linguagens de Anotação.
Mineração de Dados: Introdução
Hibernate Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática Web e Sistemas de Informação (2004/2005) Objetos Distribuídos Prof. Dr. Cláudio.
XML Prof. Dr. Fernando Gauthier INE/UFSC. XML XML (Extensible Markup Language) é uma linguagem para marcar documentos que contêm informações estruturadas.
RDF -Resource Description Framework
Franklin de Souza Ramalho
1 Baseado em whitepapers/eclipse-overview.pdf Nelson Lago IME/USP 04/2003 A Plataforma Eclipse.
Utilização de Ontologias para Integração de Heterogeneidade Semântica
Inteligência Artificial Web Semântica
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2012 Professor Leomir J. Borba-
Projeto de Banco de Dados
Rodrigo Cristiano Silva Introdução A HTML 5 foi idealizada por um grupo de “freethinkers” que estavam cansados do padrão oficial da.
Criando Otologias em OWL com o Protégé 4.0
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
Disciplina: IF696 Jefferson Ramos Lucas dos Anjos
Modelagem de dados XML Yago Zacarias Gomes Coutinho Ribeiro
Modelo de Entidade-relacionamento
YOUR LOGO Tópicos Avançados em Internet Prof. Lincoln Ferreira Dantas Sistemas de Informação UNIESP – Presidente Epitácio.
Apresentação TI Alunos: Isadora Bernardo, Lucas Medeiros, Marcela Muniz e Renata Coutinho.
WebSites Dinâmicos Professor: Márcio Ferreira da Silva.
RDF Resource Description Framework Ana Christina Bringuente Adaptação da Apresentação do Mark Douglas de Azevedo Jacyntho.
Rhizome. Roteiro Definição Metas Características Arquitetura Tecnologias envolvidas Referências.
COMPILAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS E INDUÇÃO AO CONHECIMENTO DE FORMA ÁGIL NA REDE AGROHIDRO MARIA FERNANDA MOURA 1 ;
Temas de Pesquisa para 2016 Prof. Elvis Fusco. Data Science e Big Data Analytics Estudo e aplicações do conceito de Data Science no desenvolvimento de.
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Ciência da Informação Campus de Marília ARQUIVOS.
Transcrição da apresentação:

Aplicação de XML Web Semântica Tópicos Avançados em Bancos de Dados II Paulo José Azevedo Ferreira UNIRIO - 2005

XML: Web Semântica Problema da web: busca “Um dos principais problemas da Web atual é a recuperação da informação contida nela. Isso acontece porque essa informação não está estruturada nem segue nenhum padrão, sendo que a única preocupação é estética, ou seja, que essa informação esteja organizada em páginas feitas para humanos entenderem. Mesmo as melhores ferramentas atuais de busca na Web (como o Google e o Altavista) não são completamente capazes de identificar quais páginas satisfazem a consulta que o usuário faz, trazendo, junto com bons resultados, uma grande quantidade de páginas sem nenhuma ligação com a informação esperada”. (George Henrique Silva. Construção de Agentes Inteligentes para a Web semântica. Instituto de Matemática e Estatística, USP)

XML: Web Semântica Solução Uma forma de classificar, rotular, definir, integrar e procurar tudo que existe na web, que é um grande repositório de informações. Este é o conceito de web semântica, uma web em que seus componentes (recursos) possuam significado e possam ser melhor entendidos por mecanismos automáticos, permitindo métodos de busca mais eficazes e complexos.

XML: Web Semântica Padrões Alguns padrões foram definidos para permitir esse processo de representação de dados na web. Como XML e linguagens derivadas já são largamente utilizadas para troca de informações na web, foram criadas extensões do padrão XML. Estas extensões geraram dentre outros, os seguintes padrões, que discutirei a seguir: RDF graph data model RDF schema OWL RDF Data Access

XML: Web Semântica RDF Graph Data Model Trinca RDF Uma trinca RDF é a forma de representação de recursos e seus atibutos no modelo RDF. Sujeito Predicado Objeto

XML: Web Semântica RDF Graph Data Model Exemplo de grafo RDF http://www.uniriotec.br/~paulo.ferreira Creator Paulo José

XML: Web Semântica RDF Graph Data Model Exemplo de arquivo RDF <?xml version="1.0"?> <rdf:RDF xmlns:rdf="http://www.w3.org/1999/02/22-rdf-syntax-ns#" xmlns:s="http://description.org/schema/"> <rdf:Description about="http://www.uniriotec.br/~paulo.ferreira"> <s:Creator>Paulo José</s:Creator> </rdf:Description> </rdf:RDF>

XML: Web Semântica RDF Schema O RDF Schema é uma linguagem de descrição de vocabulários. Através dela podemos definir classes, subclasses, atributos, relacionamentos, agrupamentos e outros com os elementos de uma trinca RDF. Por exemplo, poderíamos definir que a propriedade autor está no domínio de um documento .

XML: Web Semântica Ontology Web Language OWL é utilizado para permitir que as informações contidas nos documentos sejam processadas por aplicações. OWL pode ser usada para representar significado de termos e relações entre esses termos. OWL amplia a descrição do vocabulário, permitindo descrições como: Nada pode ser ao mesmo tempo um Documento e uma Pessoa. Avô e Neto são inversos. AlunoUnirio é uma Pessoa cuja UniversidadeHP é http://www.unirio.br Uma Pessoa só pode ter um Pai.

XML: Web Semântica OWL: Características Permite inferência nos dados Permite detecção automática de contradições Provê mecanismos para mesclagem complexa de dados Dentre outras A última característica é uma das principais e não deve ser subestimada.

XML: Web Semântica DataAccess: SPARQL Através de uma linguagem de consulta a trincas RDF, como a SPARQL podemos: Extrair informações sobre valores de atributos, etc. Extrair subgrafos RDF. Construir novos grafos RDF baseados nos resultados de consultas.

XML: Web Semântica DataAccess: SPARQL Exemplo de consulta Dados: <http://ex/livro1> <http://ex/titulo> "Tutorial WS". Consulta: SELECT ?titulo WHERE (<http://ex/livro1> <http://ex/titulo> ?titulo ) Resultado: titulo Tutorial WS