Informática na Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Automação A importância da Automação Industrial para as médias e pequenas empresas.
Advertisements

DESENHO INDUSTRIAL ASSISTIDO POR COMPUTADOR
Informática na Educação
Lógica de Programação APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof.° Paulo Tong Prof.° Paulo Universidade Estácio.
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Kit Alfa Marcello Cláudio de Gouvêa Duarte.
03/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Engenharia de Software
Sistemas Operacionais de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves
Metodologia Científica e Tecnológica
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Disciplina: Introdução à Computação
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
Introdução à Informática
Introdução Cálculo Numérico Profs.: Bruno C N Queiroz
Informática Industrial
Introdução à Programação Fundamentos da Computação Prof. Filipo Studzinski Perotto 2009.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Faculdade de Medicina de Marília Disciplina de Informática em Saúde 1/20 O papel do Bibliotecário Frente às Tendências Tecnológicas e sua Relação com a.
Linguagens de Programação
Questionário de Avaliação Institucional
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Sistemas de Informação Capítulo 3
Estrutura do computador
Soluções em Automação para Produção de Concreto
CAPA.
“IMPLEMENTAÇÃO COM WORKFLOW PARA GESTÃO DE P&D EM AMBIENTE DE
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
Engenharia de Requisitos
Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático
Inteligência Artificial
O foco da Engenharia de Computação
Informática como recurso pedagógico em sala de aula.
Introdução à Informática
Object Oriented Software Construction (MEYER, Bertrand)
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
GAPH Integração de Hardware do Usuário ao CoreConnect Leandro Heleno Möller e Leonel Pablo Tedesco Prototipação Rápida e Computação.
9º ANO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
IB 1 Introdução à Computação Apresentação do curso Fonte: Prof: Joseana Macedo Fachine na01.ppt.
Ana Duarte e Ana Marques 8ºB Nº1 e Nº2
26/9/2014www.adesgcascavel.com.br / METODOLOGIA PROFESSOR NILSON R. DE FARIA PÓS-GRADUAÇÃO ADESG / UNIPAN 1.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
METODOLOGIA PROFESSOR NILSON R. DE FARIA PÓS-GRADUAÇÃO ADESG / FAMIPAR
Arquitetura de computadores
Projeto de Banco de Dados
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Aluno: Erica Sousa – Orientador: Paulo Maciel – Modelagem de.
Por que estudar sistemas de informação?
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Tecnologias da Informação e Comunicação
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
MAP_Definições n o 1 / 23 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica.
Deise Kramer Lima Fernandes
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES
Introdução à INFORMÁTICA
INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS
DSC/CCT/UFCG Introdução à Informática Prof.: José Eustáquio Rangel de Queiroz Prof.: José Eustáquio Rangel.
Mini-curso Informática Básica
Computação Eletrônica 2
Introdução à Informática
Elementos de Informática
Algoritmos e Programação Aula 01 Computadores e seus componentes.
Transcrição da apresentação:

Informática na Educação Conceitos Introdutórios Profs.: Joseana Macêdo Fechine José Eustáquio Rangel de Queiroz {joseana, rangel}@dsc.ufcg.edu.br Carga Horária: 6 horas

Informática na Educação Objetivo Geral Introduzir uma visão crítica sobre o uso dos computadores no ensino médio e fundamental.

Informática na Educação Tópicos Conceitos de Informática na Educação e Educação em Informática Conceitos de Tecnologia e suas aplicações Breve histórico Ensino médio e fundamental na Era da Informação – Tendências, desafios e benefícios

Informática na Educação Recursos Didáticos Quadro branco Datashow Computador/Software

Informática na Educação Bibliografia NORTON, P. Introdução à Informática. Makron Books. 1997. MEYER, M., BABER, R. e PFAFFENBERGER, B. Nosso Futuro e o Computador. Bookman. 1999. LANCHARRO, E. A. , LOPEZ, M. G. e FERNANDEZ, S. P. Informática Básica. Makron Books. 1991.

Informática na Educação Bibliografia VALENTE, J. A. Informática na Educação no Brasil: análise e contextualização histórica. In VALENTE, J. A. (org.). O computador na sociedade do conhecimento. Coleção Informática para a mudança na Educação. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação à distância, 1999. VALENTE, J. A e VALENTE, A. B. Logo: Conceitos, Aplicações e Projetos. Editora McGraw-Hill, São Paulo, 1988.

Informática na Educação Bibliografia ALMEIDA, M. E. e PINTO de B. T. M. Informática e Educação – Diretrizes para uma formação reflexiva de professores. Faculdade de Educação PUC/SP (Dissertação, Mestrado em Educação: Supervisão e Currículo), 1996. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1997. MORAES, M. C. de. O paradigma educacional emergente. Tese de doutorado - PUC/SP, 1996. CAMPOS, M. B. Um Olhar sobre Informática na Educação.

Informática na Educação Evolução da comunicação

Informática na Educação “Há um século, riqueza e sucesso vinham para aqueles que produziam e distribuíam mercadorias manufaturadas. Hoje, riqueza e sucesso vêm para aqueles que utilizam computadores para criar, reunir, aplicar e disseminar informações.”

Informática na Educação O que é Informática ?

Informática na Educação O que é Informática ? INFOR mação autoMÁTICA

Informática na Educação O que é um Computador ?

Informática na Educação O que é um Computador ? Máquina composta por uma série de componentes e circuitos eletrônicos, capaz de receber, armazenar, processar e transmitir informações.

Informática na Educação O que é um Computador ? Máquina programável capaz de realizar uma grande variedade de tarefas, seguindo uma seqüência de comandos, de acordo com as especificações feitas.

Informática na Educação O que é um Computador ? Máquina implementada para processar dados ao comando de um usuário, gerando informações de seu interesse.

Informática na Educação Características de um Computador Processamento de uma diversidade de dados numéricos textuais pictóricos estáticos pictóricos dinâmicos sonoros

Informática na Educação Aplicações de um Computador Negócios Medicina e Saúde Pública Educação Arqueologia Engenharia Manufatura Direito Política Entretenimento

Informática na Educação Necessidades sociais x Uso de Computadores Exemplos armazenamento de grandes volumes de informações e sua recuperação em tempo hábil computação de cálculos matemáticos complexos em intervalos de tempo relativamente muito inferiores aos modos convencionais comunicação segura, rápida e confiável automação, controle e monitoração de sistemas complexos

Informática na Educação Necessidades sociais x Uso de Computadores Exemplos computação rápida de cálculos repetitivos envolvendo grandes volumes de dados processamento de voz e imagem jogos e ferramentas para suporte ao ensino/aprendizagem realidade virtual com aplicações aos fins mais diversos (entretenimento, medicina, robótica)

Informática na Educação Necessidades sociais x Uso de Computadores Exemplos ferramentas para suporte a projetos (engenharia civil, arquitetura, engenharia mecânica, desenho industrial) ferramentas para geoprocessamento de dados (engenharia agrícola, agronomia, planejamento urbano, meio ambiente)

Informática na Educação Aplicações de Computadores Exemplos processamento de dados de natureza econômica, financeira e/ou administrativa processamento de dados orbitais para a previsão do tempo e de alterações climáticas processamento de dados orbitais para a análise de recursos naturais

Informática na Educação Aplicações de Computadores Exemplos controle de tráfego aéreo comunicação via Internet cadastros de natureza social (CPF, RENACH, RENAVAM) atividades médicas variadas em hospitais, consultórios médicos, laboratórios de análises clínicas e órgãos de saúde pública em geral

Informática na Educação Os computadores atuais são dispositivos eletrônicos que, sob direção e controle de um programa, executam quatro operações fundamentais: Entrada (Input) Processamento (Processing) Saída (Output) Armazenamento (Storage)

Informática na Educação Entrada Processamento Armazenamento Saída CPU

Como os computadores modernos representam as informações? Informática na Educação Como os computadores modernos representam as informações?

Informática na Educação Sistema Computacional Integração de componentes atuando como uma entidade, com o propósito de processar dados, i.e. realizar algum tipo de operação aritmética/ lógica envolvendo os dados, de modo a produzir diferentes níveis de informações

Informática na Educação Componentes de um Sistema Computacional Peopleware Hardware Software

Informática na Educação Componentes de um Sistema Computacional Peopleware Componente humana de um sistema de computação, i.e. indivíduos que utilizam o computador como ferramenta

Informática na Educação Componentes de um Sistema Computacional Hardware Componente física de um sistema de computação, i.e. todos os equipamentos utilizados pelo usuário nas ações de entrada, processamento, armazenamento e saída de dados

Informática na Educação Componentes de um Sistema Computacional Software Componente lógica de um sistema de computação, i.e. séries de instruções que fazem o computador funcionar (programas de computador)

Informática na Educação “Conhecimento é Poder e o Computador pode atuar como um extensor desse poder.”

Informática na Educação Binômio Informação x Comunicação Informação Comunicação Sociedade Moderna Poder

Informática na Educação Domínio da Informação x Pensamento Crítico O domínio da informação requer pensamento crítico Capacidade de avaliar a qualidade das informações obtidas