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MAP_Definições n o 1 / 23 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica.

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1 MAP_Definições n o 1 / 23 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica

2 MAP_Definições n o 2 / 23 Modelagem de processos:  VALOR  É uma ferramenta que permite identificar e registrar um fluxo de trabalho que transforma entradas em resultados para o cliente = VALOR;   É uma abordagem que auxilia a análise dos processos, facilitando a identificação de oportunidades de melhoria para a execução das atividades de forma mais eficiente;   É uma linguagem escrita de comunicação, que permite o registro de parte do know how da empresa. INTRODUÇÃO

3 MAP_Definições n o 3 / 23 SUMÁRIO SUMÁRIO  Introdução do curso  Bibliografia  Estratégia e processos  Definições e características dos processos  Hierarquia dos processos e as suas definições  Cadeias de Valor

4 MAP_Definições n o 4 / 23 Tecnologia de Informação Globalização Aumento da competitividade Consumidores mais sofisticados FATORES QUE GERAM MUDANÇAS Quem tem as maiores chances de se sair melhor na luta pelos clientes ? R1. R1. Empresas que mais rapidamente e de melhor forma se ajustam às mudanças de ambiente. R2. R2. Estratégia, processos e competência.

5 MAP_Definições n o 5 / 23 Charles Darwin “Não é a mais forte das espécies que sobrevive, nem a mais inteligente e sim aquela mais capaz de reagir a mudanças” FATORES QUE GERAM MUDANÇAS

6 MAP_Definições n o 6 / 23 Missão Valores essenciais Visão Estratégia Por que existimos ? Em que acreditamos ? O que queremos ser ? (longo/médio prazo) Onde queremos chegar ? (médio/curto prazo) Processos Como vamos fazer? ESTRATÉGIA E PROCESSOS

7 MAP_Definições n o 7 / 23 ENTRADA SAÍDA VISÃO DE PROCESSOS Necessidades e desejos dos clientes Processos Produtos, Serviços

8 MAP_Definições n o 8 / 23 É um grupo de atividades que são realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes. Hammer e Champy, 1994 Hammer e Champy, 1994 É a maneira de realizar um determinado conjunto de tarefas. Cameron, 1995 DEFINIÇÃO DE PROCESSO

9 MAP_Definições n o 9 / 23 TIPOS DE PROCESSOS Fluxo de Trabalho (escritórios) Entradas e saídas definidas, fluxo lógico de atividades, processo não tão fácil de ser percebido. Fluxo de Material Entradas e saídas claras, fluxo lógico de atividades, previsibilidade, processo de fácil percepção.

10 MAP_Definições n o 10 / 23 Mudança de estado É percebido por meio de indícios, fraca conexão entre atividades, geralmente apresentam ciclos longos. Série de etapas Caminhos alternativos para se chegar ao resultado. Não existe um fluxo único. representar o todo Atividades Administrativas/gerenciais (gestor) Entradas e saídas nem sempre são definidos e não existe uma sequência clara de atividades. TIPOS DE PROCESSOS

11 MAP_Definições n o 11 / 23 EngenhariaFabricação Serviços ao Cliente ContabilidadeVendas Crédito Processos/ Áreas Funcionais Processo 1 Processo 4 Processo 3 Processo 2 Muitas vezes, a Visão de Processos é confundida com as Áreas Funcionais (século XX) GESTÃO POR PROCESSOS

12 MAP_Definições n o 12 / 23 Visão Horizontal de Processos EngenhariaFabricação Serviços ao Cliente Contabilidade Vendas Crédito Áreas Funcionais Administrar Pedidos Adm. Contas a Receber Gerenciar Contabilidade Faturar Produtos Processos Processo 1 Processo 4 Processo 3 Processo 2 São conhecidos como processos interdepartamentais, interfuncionais ou horizontais. GESTÃO POR PROCESSOS

13 MAP_Definições n o 13 / 23 Organização Vertical Visão por Processos Organização Horizontal GESTÃO POR PROCESSOS

14 MAP_Definições n o 14 / 23 CARACTERÍSTICAS DOS PROCESSO  Podem ser internos ou externos;  Podem ser inter ou intra-organizacional;  Possuem interfaces;  Os processos têm clientes! ( Cadeias de Valor);  Estabilidade e Repetibilidade (Gestão de Processos);  Os processos são dinâmicos (Estratégico e Operacional);  Processo não é ciência exata.

15 MAP_Definições n o 15 / 23 PROCESSO SUB-PROCESSO ATIVIDADES Nonono estets nononon AAC 2,25 -econom.SR.- Área Executante Cargo do Executante(s) Tempo médio consumido (em horas) para executar 1 vez Descrição da Atividade DESDOBRAMENTO HIERÁRQUICO

16 MAP_Definições n o 16 / 23 HIERARQUIA: NOMENCLATURA Processos empresariais Processos Sub-processos Tarefas Atividades Convenção das Empresas PROCESSO SUB-PROCESSO ATIVIDADE Nonono estets nononon AAC 2,25 -econom.SR.- Área Executante Cargo do Executante(s) Tempo médio consumido (em horas) para executar 1 vez Descrição da Atividade

17 MAP_Definições n o 17 / 23  PROCESSO EMPRESARIAL   Representa uma Cadeia de Processos;   É executado pelo esforço de diversas áreas da empresa;   Geralmente apresenta resultados para o cliente externo;   É conhecido também como Processo de Negócio. Ex. Desenvolver Recursos Humanos (treinamento, contratação, benefícios, desligamento etc) DEFINIÇÕES

18 MAP_Definições n o 18 / 23  PROCESSO   Conjunto de sub-processos de mesma natureza, que gera valor para o cliente (interno ou externo);   Geralmente é realizado pelo esforço de diversas áreas da empresa;   Apresenta resultados objetivos para clientes externos ou internos. Ex. Gerenciar Recursos Humanos DEFINIÇÕES

19 MAP_Definições n o 19 / 23  SUB-PROCESSO   Conjunto de atividades com afinidades semelhantes;   Geralmente é executado por uma área funcional da Organização;   Gera resultados parciais, porém com necessidade de serem complementados por outros sub-processos para ter efetiva adição de valor para o cliente. Ex. Gerenciar Treinamento e Desenvolvimento de pessoas. Ex. Gerenciar Treinamento e Desenvolvimento de pessoas. DEFINIÇÕES

20 MAP_Definições n o 20 / 23  ATIVIDADE   Conjunto de tarefas executadas por cada área da empresa;.   Geralmente é realizada por uma célula de trabalho (1 ou mais pessoas), com trabalhos complementares para a produção de determinado resultado. Ex. Identificar necessidades de treinamento. DEFINIÇÕES

21 MAP_Definições n o 21 / 23  TAREFAS   São passos necessários para completar uma atividade;   Geralmente é o nível mais baixo da estrutura hierárquica de processos;   São realizadas por uma pessoa;   Gera resultados de difícil percepção para o cliente. Ex. Preencher formulário. DEFINIÇÕES

22 MAP_Definições n o 22 / 23 Nos processos modelados pela equipe DR, identificar e modelar: 1.Dois sub-processos; 2.Três atividades de um dos sub-processos; 3.Quatros tarefas de uma das atividades. SIPOC Usar o modelo SIPOC para representar as tarefas, atividades e sub-processos. EEXXOOEERR CC ÍÍ IICC

23 MAP_Definições n o 23 / 23 EEXXOOEE RRCC ÍÍ IICC SI PO C S I P O C PROCESS SUPPLY CONSUMER INPUT OUTPUT


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