Inteligência Artificial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Artificial
Advertisements

Algoritmos de Caminho Mínimo em Grafos
Algoritmos em Grafos.
AULA 02 PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA
Algoritmos em Grafos (Parte 2)
Antonio Dirceu Rabelo de Vasconcelos Filho
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
Fluxo em Redes Prof. Ricardo R. Santos.
Busca com Informação Busca com informação Busca Gulosa Busca A*
Problemas de Forma Não-padrão
Busca em Profundidade Para encontrar um caminho de solução Sol, de um dado nó para algum nó objetivo Se N é um nó objetivo, então Sol=[N] Se há um nó N1.
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
Metaheurísticas Prof. Aurora Pozo Departamento de Informática Universidade Federal do Paraná
Busca informada (heurística) Parte 2
Agentes Resolvedores de problemas II. SI Tipos de Busca Desinformada Busca em Largura (ou extensão) Busca por Custo Uniforme Busca em Profundidade.
1 Busca Heurística - Informada Estratégias de Busca Exaustiva (Cega) encontram soluções para problemas pela geração sistemática de novos estados, que são.
Árvores.
Busca Online Alexandra Barros Geber Ramalho. Busca Offine x Busca Online Busca Offline (ou planejamento clássico) –Computa a solução (do estado inicial.
Busca Heurística - Informada
Busca Cega (Exaustiva)
Busca Heurística - Informada
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
- Conceitos e termos - Aplicações
Solução de problemas por meio de busca
Capítulo 4 - Russell e Norvig
Capítulo 3 - Russell e Norvig
Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
Busca Competitiva - MiniMax Jogo-da-Velha
Buscas em Grafos Prof. André Renato 1º Semestre/2012
Análise do Lugar das Raízes
T ÓPICOS DE I.A. Métodos de Busca Busca em Espaços de Estado Prof. Mário Dantas.
Aula 2: Limite e continuidade
Aulas - 05 Limites, limites laterais, limites infinitos, assíntota vertical e propriedades do limite.
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial Busca.
Teoria dos Grafos Caminhos e Noção de Grafos com pesos
Aula prática 6 Vetores e Matrizes
Resolução de problemas por meio de busca
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
Aula 07 – Limite e Continuidade
Teorema de Rolle e Teorema do Valor Médio
Busca com informação e exploração
Introdução e Busca Cega
Introdução aos Agentes Inteligentes Busca Cega (Exaustiva)
Introdução aos Agentes Inteligentes Busca Heurística (Informada)
AULA COMPUTACIONAL - Síntese de Sistemas de Separação (Cap. 7) 20 DE OUTUBRO DE 2008.
Tópicos Avançados em Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
Tópicos em Sistemas Inteligentes
Construção e Análise de Algoritmos
Inteligência Artificial
PUCC 1 Tópicos em Sistemas Inteligentes. PUCC 2 Agenda - Aula 03 Buscas Agentes que Planejam.
1 Introdução aos Agentes Inteligentes Inventando Funções Heurísticas Flávia Barros.
Satisfação de problemas restritos (CSP)
Resolução de Problemas de Busca
Trabalho Prático 1 Estudo de Algoritmos de Busca de Soluções em Prolog

Exercícios de Fluxo em Redes
Algoritmos em Grafos Celso C. Ribeiro Caroline T. Rocha.
Busca Competitiva Disciplina: Inteligência Artificial
Busca em Espaço de Estados Parte2 Algoritmos de Busca Cega
Principais Tópicos Introdução Métodos de busca Busca cega
Algoritmo de Transportes Objecto de Aprendizagem Manuel Pina MarquesDEIG
Sistemas Inteligentes Algoritmos de Melhorias Iterativas (Otimização)
Lavratti.com Slide 1/24 Administração Financeira II Valor Presente Líquido O valor presente líquido (VPL) é o fluxo de caixa descontado para valores presentes.
Sistemas Inteligentes Busca Cega (Exaustiva)
Busca Heurística Prof. Valmir Macário Filho. 2 Busca com informação e exploração Capítulo 4 – Russell & Norvig Seção 4.1 Estratégias de Busca Exaustiva.
Transcrição da apresentação:

Inteligência Artificial

Agenda - Aula 05 Buscas Heurísticas

Função de Avaliação O processo de busca que vamos estudar é parecido com o de busca em amplitude, exceto pelo fato de não ser uniforme a partir do nó inicial. Ao invés disso, ele dá preferência para determinados nós onde informações específicas do problema indicam que eles podem levar a soluções melhores. Esses processos são chamados BUSCAS HEURÍSTICAS

Idéia Básica 1. Temos uma função de avaliação, função heurística ĥ, a qual ajuda a decidir qual nó é o melhor para ser expandido. Valores menores dessa função são melhores Esta função é baseada em informações específicas do domínio do problema. 2. Expanda o nó n que possui o menor valor de ĥ(n). Empates são resolvidos arbitrariamente. 3. Termine quando o nó a ser expandido é o nó ALVO.

Quebra Cabeças Qual seria uma função heurística adequada? Tendo como nó inicial o estado abaixo, desenho o grafo resultante da aplicação da sua função heurística. 2 8 3 1 6 4 7 b 5

Função Melhorada Este exercício mostra que devemos influenciar a busca em favor de retornos para explorar passos anteriores a fim de prevenir buscas muito profundas. Então podemos alterar a nossa função para levar em conta a profundidade do nó: ĥ: ĥ(n)= ĝ(n) + ŝ(n) onde: ĝ(n) é a profundidade do nó no grafo ŝ(n) avaliação heurística do nó n (número de peças fora do lugar)

Função Avaliação Duas questões importantes: Como devemos escolher funções de avaliação para guiar as buscas heurísticas que utilizam o melhor primeiro? Esse tipo de busca sempre nos leva a resultados interessantes? Quais são suas propriedades?

Algoritmo de Busca em Grafo 1. Crie uma árvore que possui somente o nó inicial, n0. Coloque n0 numa lista ordenada chamada ABERTA. 2. Crie a lista FECHADA - vazia 3. Se ABERTA estiver vazia - erro 4. Selecione o primeiro nó de ABERTA, tire ele de lá e coloque em FECHADA. Chame este nó n. 5. Se n é o nó alvo PARE. Encontre o caminho da árvore de n para n0. 6. Expanda n. Coloque o conjunto de sucessores na árvore criando arcos de n para cada sucessor. Coloque todos os sucessores em ABERTO. 7. Reordene ABERTO de acordo com algum critério. 8. Volte para 3.

Algoritmo A* Vamos particularizar o algoritmo anterior fazendo uma ordenação, no passo 7, dos nós que estão na lista ABERTA, para valores crescentes da função ĥ. Vamos chamar esse algoritmo de A*. Seja s(n), o custo real do caminho mínimo entre o nó n e um nó alvo (calculado para todos os nós alvos e todos os caminhos possíveis entre n e eles)

Algoritmo A* Seja g(n), o custo do caminho mínimo entre o nó inicial n0 e o nó n. Então, h(n)= g(n)+s(n) é o custo do menor caminho entre o nó inicial n0 e um nó ALVO com a restrição de que esse caminho passe por n. Note que h(n0)= s(n0) é o caminho mínimo irrestrito.

Algoritmo A* Para cada nó n, seja ŝ(n) uma estimativa de s(n) e ĝ(n) o menor custo encontrado por A* para chegar a n. Para o algoritmo A* nós utilizamos: ĥ(n)= ĝ(n) + ŝ(n) Onde ^ significa estimativa

Algoritmo A* Como funcionaria o algoritmo de busca no caso de não estarmos trabalhando com uma árvore e sim com um grafo? Isto é, existe mais de uma seqüência de ações que levam ao mesmo estado partindo do estado inicial.]

Algoritmo A* Existem condições sobre o grafo e sobre s as quais garantem que o A* encontra a solução ótima: Cada nó do grafo tem que ter um número finito de sucessores Os arcos tem que ter custo positivo Para todos os do grafo: s(n) <= s(n) ^ ^

Algoritmo A* Iterativo Redução do uso de memória grande mas muitas vezes não suficiente. Método Iterativo: executar uma série de buscas em profundidade. Pode ser realizada em paralelo. 1.) estabeleça um custo de corte inicial: h(n0)= g(n0)+s(n0) h(n0) = s(n0) 2.) Melhor situação esse é o valor do ótimo. s(n0)<=s(n0) 3.) Backtracking: sempre que h(n) > custo de corte 4.) Se encontrou o ALVO solução ótima. Se não: custo da solução ótima maior que o custo de corte. 5.) Custo de corte= menor h de nó não expandido. ^ ^ ^ ^ ^ ^ ^ ^