História do transporte urbano no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRABALHO DE HISTÓRIA ASTECAS MAIAS E INCAS
Advertisements

ESPAÇOS CÊNICOS Teatro de Swan, Victoria & Albert Museum, Londres
Profº:Emerson Corsine
PLACAS DE VEÍCULOS.
Período Paleolítico Nome: João Vitor Goularte.
italianos IMIGRANTES ITALIANOS T.43 NICOLE E LUIGGIA
A arte da fotografia. A arte da fotografia Antes da fotografia, só existiam duas opções para se "congelar" a imagem de uma pessoa ou de uma paisagem:
MÉTODOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL.
Use o mouse para mudar de slide
Goiânia: Embarque nessa viagem.
São Paulo: Minha cidade!
Portugal Os carros elétricos de Lisboa
Sistemas de Numeração Professor Maicon.
História do:
Roteiro de Estudo - 2º ANO
O Rio que eu não conheci. Parte 2 By Búzios Slides.
Saudades dos Bondes do Rio
Com o começo da domesticação em animais, possibilitou que eles fossem utilizados nos transportes de pessoas e de carga. Com a invenção da roda, surgiram.
As lições do Professor Quinquinhas
Ligue o som e clique com o mouse
Rio de Janeiro ANOS 50. Rio de Janeiro ANOS 50.
Um pouco da sua história...
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA ANO I – Nº 1. APRESENTAÇÃO Para qualificar a fiscalização sobre as empresas de ônibus que operam no município, a SMTR desenvolveu.
História do transporte urbano no Brasil – Curiosidades
O Rio de Janeiro e as Copas
O Rio de Janeiro e as Copas
O rio de janeiro e as Copas
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Veloz Alunos: Rodrigo Capeleiro; Francisco Borda d’Água; Ricardo Antunes – 6º ano de escolaridade.
CÓDIGO PADRÃO (N° DE ÔNIBUS) URBS – URBANIZAÇÃO DE CURITIBA
O Rio de Janeiro Imperial 3 pelas lentes do fotógrafo Marc Ferrez a Pesquisa iconográfica realizada por Milton de Mendonça Teixeira, 17 de.
Mudanças no trânsito do Rio /01/2014. Resumo A partir do próximo dia 25, às 22h00, o Elevado da Perimetral, no trecho entre a Avenida General.
A PRÉ-HISTÓRIA.
Desvendando o Bairro Sarandi através de uma Praça por Roberto Capiotti Equipamento Utilizado: Câmera Digital – Sony Cibershot S megapixels.
História da Cultura e das Artes
Gestão de Crise na Light
As Grandes Navegações Expansão Comercial e Marítima Européia
IMIGRAÇÃO.
Cruz Alta Parte Nossa Velha - Nova A PREFEITURA, ANTIGAMENTE CHAMADA DE INTENDÊNCIA MUNICIPAL, INICIALMENTE FUNCIONOU EM PRÉDIO DA RUA CORONEL.
COLÉGIO INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO
TRANSPORTE DE PASSAGEIROS
A História dos números Há muito tempo, as pessoas viviam em pequenos grupos e se abrigavam em cavernas. Como alimento, usavam frutos, raízes e carne de.
Escola Básica e Secundária da Povoação
O Rio que eu não conheci. Parte 5 By Búzios Slides.
O Rio que eu não conheci. Parte 7 By Búzios Slides.
São Paulo: Minha Cidade! 03 ESTAÇÃO DA LUZ ESTAÇÃO DA LUZ  “Um povo sem memória, é um povo sem passado e sem futuro” (autor desconhecido) p/ avançar.
Escola: Coopen Aluno: Lucas Martins Lenza Cardoso Série: 5° ano B
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Moraes Vilela Série: 5°ano B
A origem dos calçados Escola: Coopen Aluna: Maria Clara Série:5° ano B.
Curiosidade: A origem dos calçados
O Rio de Janeiro em 1935/36 - Fotos tiradas do livro “Brasil”.
Esta é uma Apresentação desenvolvida por Getulio Grigoletto
A origem dos calçados Escola: Coopen Aluno: Pedro Paulo Série: 5º ano B.
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Inácio Santana Rodrigues Série: 5° ano B
CURIOSIDADE: A origem dos calçados Escola: COOPEN Aluno: Bruno Série: 5°ano B.
Isabella Marinho dos Santos
A Origem dos Calçados Escola: Coopen Aluno: Arthur Série: 5°ano A.
Aluno: João Vitor Escola: Coopen Série: 5°Ano A
Escola: COOPEN Aluno: Diôgo Série: 5°A. Curiosidade: A origem dos calçados ● Existe evidências que mostram que o calçado surgiu no final do período paleolítico.
Aluno: Caio Escola: COOPEN Série: 5º Ano A
Escola:Coopen Aluna: Mariana Castro Nicoli Série: 5° ano B
Escola:COOPEN Aluno: Eduarda Série:5°A. Curiosidade: A origem dos calçados ● Existe evidências que mostram que o calçado surgiu no final do período paleolítico.
As lições do Professor Quinquinhas. 4’ e 8,5’’ Porquê?
A origem dos calçados Escola: COOPEN Aluno: Leonardo Magalhães Série: 5º ano.
A origem dos calçados Escola: Coopen Aluna: Maria Júlia Bueno Vieira Série: 5º ano B.
Londrina – 75 anos Uma viagem no tempo.
Pré-História Brasileira Prof. Alan. Questionamentos: Como datar a Pré-História Brasileira? Podemos usar a teoria da origem da Escrita como marco de divisão?
BRASIL IMPÉRIO IMAGENS Professor Menezes. D. Pedro I 1822 a 1831 D. Pedro II 1840 a 1889.
Transcrição da apresentação:

História do transporte urbano no Brasil

www.museudantu.org.br O primeiro serviço de ônibus do Rio de Janeiro surgiu em julho de 1838, com dois carros de dois pavimentos. A imagem mostra um ônibus francês contemporâneo à época do empreendimento carioca e provavelmente semelhante àqueles utilizados no Brasil. 

www.museudantu.org.br As gôndolas fluminenses foram um tipo de veículo de transporte coletivo com capacidade para nove passageiros, menores, portanto, que os ônibus.

www.museudantu.org.br Este carro foi produzido em 1878, para o imperador D. Pedro II, pelo fabricante americano John Stephenson. Suas cores externas eram o verde, o dourado e o azul-marinho. As peças de metal no interior eram niqueladas.

www.museudantu.org.br Pequeno bonde da Companhia de Carris Urbanos – Rio de Janeiro, puxado por um único animal. 

www.museudantu.org.br Os bondes puxados por burros foram usados durante muito tempo no Rio de Janeiro. A última viagem com esse tipo de bonde aconteceu em 1928.

www.museudantu.org.br O primeiro bonde elétrico do Brasil e de toda a América do Sul foi o carro de nº 104 da Cia. Ferro-Carril do Jardim Botânico, que teve sua apresentação e entrada em serviço em 8 de outubro de 1892.

www.museudantu.org.br O bonde “caradura”, depois chamado de “taioba”, foi criado em 1884 com a finalidade de transportar qualquer tipo de bagagem e passageiros de origem humilde, que não tinham condições de usar o bonde comum.

www.museudantu.org.br Há mais de 100 anos, o bonde era o meio de transporte dominante em nosso país. Por essa razão, diversos serviços de utilidade pública eram desempenhados por carros especialmente preparados para a finalidade em questão. A imagem mostra um bonde-assistência (ambulância) da Cia. Ferro-Carril do Jardim Botânico em 1922.

www.museudantu.org.br Os bondes elétricos em São Paulo começaram a circular em 7 de maio de 1900, estando presentes várias autoridades. A foto mostra um bonde elétrico primitivo, passando pela rua São Bento no início do século. (Le Brésil, Paris, Librairie Aillaud, 1909).

www.museudantu.org.br O bonde apelidado de “Camarão” pelo povo de São Paulo foi o mais conhecido a circular nessa cidade. Produzido a partir de 1927, ele era pintado de vermelho, daí o seu apelido. Pesava 18 toneladas, era fechado e tinha capacidade para 51 passageiros sentados.

www.museudantu.org.br A viação Excelsior foi uma companhia criada pela The Rio de Janeiro Tramways, Light and Power Co, conhecida até nossos dias como a “Light”, a companhia de energia elétrica do Rio. A Excelsior iniciou suas atividades em 23 de novembro de 1927 e adotou uma série de melhoramentos. Os transportes tinham dois andares e capacidade para 28 passageiros embaixo e 34 no andar de cima.

www.museudantu.org.br Ônibus “Jacaré” – 1930.

www.museudantu.org.br A imagem mostra um ônibus de mecânica Scania em 1948. Pertencia à Viação Estrela do Norte e fazia a linha 37, Praça Tiradentes – Penha, no Rio de Janeiro.

Lotação Mauá – Nilópolis (Rio de Janeiro), 1954. www.museudantu.org.br Lotação Mauá – Nilópolis (Rio de Janeiro), 1954.

www.museudantu.org.br A imagem mostra um lotação de marca Chevrolet em 1955. Pertencia à empresa Auto Anglia. As lotações tinham menor capacidade que os ônibus.  

www.museudantu.org.br O ônibus Scania-Vabis B75 podia acomodar até 78 passageiros. O exemplar exibido pertence à Viação Cometa.

www.museudantu.org.br A empresa Carrocerias Brasileiras – Carbrasa produzia originalmente modelos que usavam mecânica Volvo importada. A foto de 1965 mostra um veículo no terminal de ônibus do Castelo, Rio de Janeiro.

www.museudantu.org.br O veículo da imagem, um Mercedes com carroceria Cirb, percorria a Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro, em 1970.