No caso das espécies ameaçadas de extinção:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Barragens, Rios e Mudanças Climáticas
Advertisements

Diagnóstico da cadeia produtiva pesqueira do município de Itaocara e seus impactos na fauna aquática do Domínio das Ilhas Fluviais do Curso Médio Inferior.
“OS REIS ABSOLUTISTAS QUERIAM CADA VEZ MAIS RIQUEZAS”
Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
OS AMBIENTES PROTEGIDOS
numa perspectiva inclusiva
Contudo, em alguns casos, se o rio for fragmentado por uma barragem hidrelétrica e esta impeça que os reprodutores percorram uma distância ascendente ideal,
Material e Métodos A região de estudo abrangeu três distritos ribeirinhos do município de Itaocara – RJ.Neste período, foram realizados 4 diferentes etapas.
Seminário Nacional de Educação Fiscal: Painel de Boas Práticas
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
A importância da Biodiversidade
BIODIVERSIDADE.
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
Os nossos amigos golfinhos
Aula 2 Desenvolvimento Sustentável Marcio Ruiz 2011.
TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Segunda parte: Análise sistêmica
Animais em extinção.
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
PROBLEMA 4 Com base em seus conhecimentos e na literatura, analise a proposta da cota de pesca para a espécie de budião considerando se os impactos sobre.
VALORAÇÃO AMBIENTAL.
Problema 3 – Tema 1 Um estudo posterior (4 anos após a implantação da barragem) feito no rio principal da bacia RR indicou: um decréscimo significativo.
Problema 3 – Tema 1 Um estudo posterior (4 anos após a implantação da barragem) feito no rio principal da bacia RR indicou um decréscimo significativo.
CONAPE Comitê Temático Desenvolvimento e Gestão da Pesca Continental
1 INSTITUTO SOLON TAVARES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL GRUPO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2007.
Medidas para a Indústria Pesqueira da Dourada O ecossistema fluvial fornece um importante serviço – a migração das populações – Preservar as diferentes.
Desenvolvimento Sustentável em Terras Indígenas no Brasil: a experiência da Reserva Sustentável Mamirauá Genival de Oliveira dos Santos, Mayoruna COIAB.
Problemas Ambientais Brasileiros
David McGrath (UFPA) (coordenador) Tereza Ximenes (UFPA)
Populações Ecológicas
O Potencial das Políticas Tributárias e Educacional para o Desenvolvimento com Equidade Participação: Marcos Formiga Brasília, Março de 2010.
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
Os pescadores artesanais fazendo história
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Considerações Limnológicas dos Reservatórios de
Tartaruga marinha.
Medidas para a Indústria Pesqueira da Dourada O ecossistema fluvial fornece um importante serviço – a migração das populações Medidas de manejo devem tomar.
Lobo-guará.
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais.
TARTARUGA MARINHA.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
7. Pesca Artesanal e Pescadores: aspectos quali e quantitativos
Fundamentos da Administração Pública
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
A pesca Filipe Miguel Botelho.
Ciências Naturais – 8.º ano
BIOMAS BRASILEIROS - PRESERVAÇÃO DAS ESPÉCIES
PRESERVAÇÃO DAS ESPÉCIES - BIOMAS BRASILEIROS
Assistência Farmacêutica
DIREITO À SAUDE.
PROJETO RENASCENTE DE ARAUCÁRIA
Um giro pelo mercado de trabalho
Recursos Biológicos. Índice o Introdução Introdução o O que são recursos biológicos? O que são recursos biológicos? o O que e a biodiversidade? O que.
Universidade Federal Rural da Amazônia Sociologia Rural e Agricultura Familiar e Sociologia Profa. Ruth Helena Cristo Almeida.
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
Diversidade Biológica
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Terceiro milênio: desafios da humanidade.
Diversidade nos animais
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Diretor: Célio Murilo de Carvalho Valle Data: 03/07/2008d INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS DIRETORIA DE BIODIVERSIDADE.
AHE Santo Antônio e AHE Jirau ICTIOFAUNA E PESCA.
Los impactos del Cambio Climático en el Pantanal Alcides Faria
Relatório Sistêmico da Função Trabalho - Fisc-Trabalho TC /
Oceanos e mares ameaçados Realizado por: ♫ Adriana Correia ♫ Fernando Marcelino ♫ Marina Ferreira.
OS RECURSOS MARINHOS E A SUA EXPLORAÇÃO
Profª Cacyra Seleção natural 9º ano. LAMARCK X DARWIN Embora as teorias sejam bastante diferentes, as duas buscam pela explicação da modificação das espécies.
UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 10 REGIME JURÍDICO DA PESCA E DA AQUICULTURA.
Objectivas normais:  Também conhecida como 50mm ou média angular, este tipo de lente tem o ângulo de visão semelhante ao olho humano, ou seja, não afasta,
Transcrição da apresentação:

No caso das espécies ameaçadas de extinção: Duas delas ainda aparecem nos balcões e ranking de vendas, como é o caso da piabanha (Brycon insignis) e da lagosta-de São Fidélis (Macrobachium carcinus). Estas duas espécies são pescadas e comercializadas, pequenas ou grandes, tanto fora como durante o período do defeso, muito embora pescadores e donos de bares saibam que as populações estão diminuindo.

Caximbau-boi (Pogonopoma parahybae) Outras espécies ameaçadas pescadas e caçadas: Caximbau-boi (Pogonopoma parahybae) Cágado-do-Paraiba (Phrynops hogey)

Registro da Pesca: Dos 63 pescadores entrevistados, 55 ainda não possuem o registro de pescador profissional e por essa razão, são impossibilitados de receber o Seguro Desemprego; Dados de 2007. Pescador artesanal

Problemas encontrados em relação ao Registro da Pesca: processo para receber o seguro é muito complicado, caro e demorado. falta de informação; distância da colônia mais próxima; Pescador artesanal 320,00 reais (taxa da Colônia, taxa de expedição da Carteira de Pescador Profissional, alimentação durante os deslocamentos, deslocamentos propriamente ditos, fotocópias, fotografias, 2 contribuições do INSS etc.).

Resultados e Discussão Contribuição para o caos pesqueiro: Inexistência de fiscalização nas peixarias; Pouquíssima fiscalização dentro do Rio; Falta de política ambiental municipal; Atraso no desembolso do Seguro Desemprego Armadilhas para capturar lagosta-de-São Fidélis. Zoom dos ovos Machrobachium carcinus ovado

Conclusão A desinformação das comunidades no município estudado interfere no bem-estar social e na integridade ambiental, trazendo transtornos, inclusive, à ordem econômica.

Conclusão Conceitos básicos, como a piracema, períodos de defeso, tamanhos mínimos de captura e animais ameaçados de extinção, dentre outros, ainda não são devidamente reconhecidos por muitos integrantes da comunidade, o que se constitui em um grave empecilho para qualquer entendimento sobre a preservação dos recursos naturais.

Conclusão O resultado desse processo se traduz em baixos índices de produtividade pesqueira; na explotação excessiva de determinadas espécies de valor comercial; em ambientes degradados, fatores que impedem o desenvolvimento sustentado e a geração de riqueza.

Conclusão A falta de uma fiscalização eficiente contribui com o caos pesqueiro; De uma maneira geral, a comunidade deixa transparecer que não compreende a importância da biodiversidade local e não consegue correlacionar o tema biodiversidade com a qualidade de vida, mas que está aberta para que ocorra uma mudança de atitude.

1 - Introdução A rede hidrográfica brasileira é uma das mais homogêneas e densas do mundo. O território brasileiro encontra-se dividido em 9 grandes bacias hidrográficas. 5