Escola Secundaria de Severim de Faria

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paises Participantes da Copa
Advertisements

El Niño e La Niña Aquecimento Resfriamento.
ANTÁRTICA.
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL – GRANDES EIXOS
Blocos Econômicos.
PROJETO COPA DO MUNDO ÁFRICA DO SUL
“Nos últimos 2 bilhões de anos, o clima na Terra tem se comportado de forma mais ou menos cíclica, com períodos quentes e períodos frios- glaciações. “
“O ambiente, enquanto conjunto de sistemas físicos, químicos e biológicos interligados, constitui todo um conjunto de recursos indispensáveis à vida.”
CONTINENTE ANTÁRTICO.
1.1 O que está acontecendo com o clima no planeta?
BLOCOS ECONÔMICOS E ACORDOS
União Europeia Ângela Lourenço 8ºA.
Blocos econômicos mundiais
ANÁLISE DO AMBIENTE FÍSICO
Embarcando o que a sua empresa tem de melhor para o mundo
A nossa Missão Ajudar as empresas portuguesas a exportar mais
GEOGRAFIA HOMEM & ESPAÇO ELIAN ALABI LUCCI E ANSELMO LAZARO BRANCO
2º Guerra Mundial.
Continente americano: aspecto físico ou geológico Leva em consideração clima, relevo, vegetação, etc.
Igreja de Monte Belo Vitória - ES Igreja da Irlanda do Norte
Atmosfera terrestre Aula de 24/05/10 de Ciências da Natureza I
Aquecimento Global Trabalho elaborado por: António Amaro nº 3 8ºA
ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CLIMA
Descobre que tipo de Ciência faço eu
IV Reunião da Rede IberoAmericana Fortaleza Junho de 2002 IV Reunião da Rede IberoAmericana Fortaleza Junho de 2002 Rede Externa das OPCs Teresa Fontela.
A copa do mundo é... Tudo começou através de amistosos entre as comunidades britânicas. Pela sua popularidade teve necessidade de criar uma federação.
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
Professora Carol/Geografia
DINÂMICA CLIMÁTICA.
GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
Naturezas européias Planícies, Planaltos e montanhas
Associação iiSBE Portugal “Para que o meio construído seja cada vez mais compatível com o Desenvolvimento Sustentável”
Alterações climáticas Escola Secundária de Severim de Faria Disciplina de Física Projecto Horizonte 2013/2014 António Maia Carlos Valente Diogo Borges.
Europa: aspectos físicos
Igreja de Monte Belo Vitória - ES Igreja da Irlanda do Norte
REGIÕES POLARES As regiões polares fazem parte do conjunto dos elementos terrestres considerados de domínio público, sendo espaços cuja utilização interessa.
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
Buraco Do Ozonio.
Resultados preliminares
"É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos" (Rudolf Dreikurs).
MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Dinâmica Interna da Terra.
Escola Básica 2º e 3º Ciclos de Santo António Ano Lectivo:2010/2011 Disciplina : Área de Projecto.
Continente europeu Aspectos gerais Localização: * Hemisfério norte
ATMOSFERA Neste curso, estuda-se a Meteorologia Física, que estuda os fenômenos atmosféricos relacionados diretamente com a Física e a Química como,
Alerta! As alterações climáticas estão a acontecer! Despertam-nos para uma realidade gravíssima! Realidade distante que afecta todo o planeta.
População e espaço da Europa
O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS MUNDIAIS NA GLOBALIZAÇÃO.
EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 18.
Dinâmica climática Radiação solar: É a principal fonte de energia e a base da vida vegetal e animal na Terra. Quanto maior é a temperatura, mais emitem.
CONQUISTAR O RESPEITO DO MERCADO É ALGO QUE FAZEMOS TODOS OS DIAS NESSES 20 ANOS DE HISTÓRIA.
Coordenação Internacional da Pesquisa: Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
OCEANOGRAFIA.
Clima polar ANTÁRTIDA Curso Técnico em Meio Ambiente Professor: Vandeir Robson Turma: 1º NA Subsequente Componentes: Camila Rodrigues, Fernanda Faria,
Dinâmica Climática.
Um Gol de Educação na Copa de 2014
CABO VERDE BRASIL ANGOLA GUINÉ-BISSAU REINO UNIDO ESPANHA FRANÇA S.TOMÉ E PRÍNCIPE
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas – 8º Ano CN
DINÂMICA CLIMÁTICA.
UNIÃO EUROPÉIA.
Reunião do Comitê de Acompanhamento e Assessoramento Reunião do Comitê Executivo Balanço da Primeira Etapa do Programa Abril/2015.
MERCADOS PRIORITÁRIOS
Continente europeu A Europa se encontra localizada totalmente no hemisfério norte. As principais fronteiras do continente europeu em relação aos aspectos.
Clima do Planeta Pág. 166 a 181 Clima do Planeta Pág. 166 a 181  Fylipe Alves Minikovski.
Fatores de influência climática
Formação de Recursos Humanos para CTI: Programa Ciência sem Fronteiras Brasília, 22 de setembro de 2015 Mariano Francisco Laplane
TEMPO X CLIMA Professor: Jeferson Geografia – 1º EM.
O TEMPO E O CLIMA AULAS 11 E 12 DATA: 28/05 PERÍODO: MANHÃ.
Regulação de Infra-Estrutura: Uma Ênfase no Setor de Telecomunicações Luiz Guilherme Schymura Instituto Fernando Henrique Cardoso São Paulo, 13 de julho.
Atmosfera.
Transcrição da apresentação:

Escola Secundaria de Severim de Faria Física abaixo de zero: Antártida Escola Secundaria de Severim de Faria Universidade de Évora Disciplina de Física Projecto Horizonte 2013/2014

Índice A Antártida o continente gelado História da Antártida Como viver na Antártida Programa Polar Português Tratado da Antártida O trabalho científico na Antártida Trabalho realizado nas diferentes áreas A paleoclimatologia Geofísica Ciências Atmosféricas Importância dos pólos

Antártida, o continente gelado 5ºmaior continente 90% do gelo glacial mundial Área: 14 200 000 km2 98% do território está coberto por gelo Continente mais seco Maior altitude média Temp. mais Baixa do planeta: -89,2ºc Costa: -10ºc Continente: -40ºc

Antártida, o continente gelado

História / Descoberta da Antártida A primeira aparição da Antárctida em mapas foi quando Ptolemeu e Aristóteles propuseram a existência da Terra Australis

História / descoberta da Antártida A estação do polo Sul foi renomeada com o nome de Amundsen e Scott. Robert Scott foi um explorador britânico que liderou duas expedições à Antártida. Roald Amundsen foi um explorador norueguês que liderou a primeira expedição a atingir o polo sul . Robert Falcon Scott, (esquerda) e Roald Amundsen.

Aldeia auto suficiente Vida na Antártida Precisa de geradores de energia e de sistemas para lidar com o lixo, para fazer água fresca e de oferecer cuidados médicos, conseguir guardar e preparar comida e de acomodar para os cientistas mas também tem que conseguir manter e de servir veículos. As bases têm que ter pontos de telecomunicação e de possuir sofisticados laboratórios. África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Bélgica, Bulgária, Chile, China, Coreia do Sul, Equador, Espanha, Estados Unidos, Federação Russa, Finlândia, França, Índia, Itália, Japão, Nova Zelândia, Noruega, Peru, Polônia, Reino Unido, República Checa, Romênia, Suécia, Ucrânia e Uruguai.

Tratado da antártida A pesquisa científica tornou-se comum na Antártida desde o Tratado que foi assinado em 1959.

Programa polar português Espanhola, Norte Americana, Búlgara, Brasileira, Argentina, Sul Coreana, Chilena e Polaca

O trabalho científico na Antártida Meteoritos radiação UV Biologia Glaciologia meteorologia Oceanografia Astronomia Geociências

Paleoclimatologia

Paleoclimatologia a = 18O 16O A água do mar é constituída por átomos de hidrogénio e oxigénio, e é o isótopo 16O que predomina na sua composição (99,8%), existindo também o 18O numa menor percentagem (0,2%). 18O 16O a =

Geofísica Entende-se por geofísica a ciência que estuda a estrutura, a composição, as propriedades físicas e os processos dinâmicos da Terra. O geofísico investiga os fenómenos elétricos, térmicos, magnéticos, gravitacionais e sísmicos do planeta. Na Antártida uma das áreas de estudo dos geofísicos é o permafrost.

Mas o que é isto de permafrost?

Como se estuda o Permafrost?

O Permafrost é estudado em toda a Antártida? Península da Antártida

Mas porque é dada tanta importância ao estudo do permafrost?

Ciências atmosféricas Nesta área são estudadas a atmosfera e as mudanças climáticas da Terra. Os cientistas estão particularmente interessados em explorar a atmosfera em torno da Antártica.

Buraco da camada do ozono

Mas como é que isso acontece? Importância dos pólos Mas como é que isso acontece?  : “a Antártica é o radiador do planeta” “o ar-condicionado da Terra é a Antártica”.

Importância dos pólos Sol

Circulação termohalina

Concluindo:

Bibliografia: Walton, David W. H.; Antárctica- Global Science from a Frozen Continenent Antártida estación polar British Antarctic survey and International Polar year 2007-2008 O planeta terra, circulo de leitores O homem e o meio Ambiente, circulo de leitores frozen secrets- anctartica revelead Polar science and Global Climate , Na Education and Outreach Atlas visual da Ciencia (clima) http://www.vistaalmar.es/medio-ambiente/cambio-climatico/2318-el-co2-puso-fin-ultima-edad-hielo.html (23-02-2014) http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=es&u=http://www.cazatormentas.net/index.php/noticias-de-meteorologia/244-timas/2744-paleoclimatologia-estudio-de-la-nasa-sobre-el-clima-en-la-antartida (02-03-2014) http://www.vistaalmar.es/medio-ambiente/cambio-climatico/2318-el-co2-puso-fin-ultima-edad-hielo.html (02-03-2014) http://www.funag.gov.br/biblioteca/dmdocuments/Tratado_da_antartica.pdf (07-03-2014)