2011 – Ano Internacional das Florestas. Se 2010 foi o ano da Biodiversidade, 2011 entra para a história como Ano Internacional das Florestas, segundo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

O Homem como agente de mudanças ambientais
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
Geografia Meio ambiente Hipótese Gaia
Energia Limpa . Nome: Anne Carmim ..
A Biodiversidade Escola Ensino Básico 2 e 3 Professor Amaro Arantes
Protecção e Convenção da Natureza
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
OS AMBIENTES PROTEGIDOS
Os ambientes continentais
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Professora: Márcia M.
Gestão Ambiental Aplicada
HÁ SÉCULOS NA FLORESTA Os povos indígenas viveram há séculos na floresta. Por isso sabem economizar tempo, trabalho e a mata.
O mundo em nossas mãos 6ºA.
A importância da Biodiversidade
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,
As Florestas e a sua preservação.
Profº LUIS RODRIGO.
Bruno Boni Guilherme Madalosso Renan Rodrigues Vitor Trigueirinho
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
4º Ano Professora Alessandra Stock
Os problemas ambientais do século XXI
Problemas ambientais Resumo
A Questão Ambiental.
Recursos Biológicos Vídeo.
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
BIOMAS BRASILEIROS.
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Escola : E.E. Dona Consuelo
QUÍMICA NO COTIDIANO: ambiente I
Os Recursos Naturais e a sua utilização
A exploração dos recursos naturais
Constituição do planeta Terra:
Problemas Ambientais Brasileiros
A DESFLORESTAÇÃO.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Restauração de Habitats
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
Perda da biodiversidade no Brasil e no mundo:
Problemas Ambientais.
O DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA DESTRÓI MILHÕES DE HECTARES DE FLORESTAS POR ANO.
Conservação e Preservação
A Revolução Energética
Domínios Morfoclimáticos
BIODIVERSIDADE (A diversidade da vida e suas principais ameaças)
A geografia da geração de energia no Brasil- conceitualizações.
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Aumento do efeito estufa
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
Alterações Climáticas
Desmatamento Prof. Regis Romero.
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
BIODIVERSIDADE (A diversidade da vida e suas principais ameaças)
E. M. E. F . Ilza Molina Martins
Globalização e Meio Ambiente
Um Modo de Vida 2ºPeríodo Grupo 3 12ºB: Daniela Pais, José Santos, Miguel Palavra, Rui Domingues “Estamos a testemunhar uma colisão maciça e sem precedentes.
A QUESTÃO AMBIENTAL MUNDIAL E NO BRASIL
Silvicultura.
Easy.
Diversidade Biológica
Importância da biodiversidade animal
Curso Educação Ambiental – Construindo novos valores de Cidadania e Sustentabilidade Maio 2011.
PROGRAMA DA DISCIPLINA: MANEJO DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ESALQ/USP) – 1º Semestre 2012 RESPONSÁVEIS: Prof. Paulo Y.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. PARQUE ECOLÓGICO Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma.
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
Há 65 milhões de anos um asteróide, com diâmetro aproximado de 15 km, colidiu com o planeta Terra, numa região que hoje pertence ao México. O impacto.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
Transcrição da apresentação:

2011 – Ano Internacional das Florestas

Se 2010 foi o ano da Biodiversidade, 2011 entra para a história como Ano Internacional das Florestas, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo a ONU, 31% do planeta são cobertos por florestas; a mata serve de abrigo a 300 milhões de pessoas em todo o mundo e, somente de forma direta, garante a sobrevivência de 1,6 bilhão de seres humanos e 80% da biodiversidade da Terra. No Brasil, que pode ser considerado a maior reserva natural do planeta, há 516 milhões de hectares ocupados por áreas florestais, cerca de 60% do território nacional. Frente a esses números, é tempo de perguntarmos a nós mesmos: o que podemos fazer pelo meio ambiente? Qual nossa parcela de responsabilidade nos problemas decorrentes das mudanças climáticas? Perguntas como essas têm movido o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) ao longo dos anos.

Reflexões sobre o tema Destacar a importância de ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, mostrando a todos que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta. Entre eles: – a perda da biodiversidade; – o agravamento das mudanças climáticas; – o incentivo a atividades econômicas ilegais, como a caça de animais; – o estímulo a assentamentos clandestinos e – a ameaça à própria vida humana.

As florestas de formação natural são o habitat da maior parte das espécies de animais e plantas e a sua biomassa por unidade de área é muito superior se comparado com outros biomas. Além disso, a floresta é uma fonte de riquezas para o homem: fornece madeira, resina, celulose, cortiça, frutos, é abrigo de caça, protege o solo da erosão, acumula substâncias orgânicas, favorece a piscicultura, cria postos de trabalho, fornece materiais para exportação, melhora a qualidade de vida. Os impactos ambientais causados pelo desmatamento são diversos e dentre eles está um problema ambiental bastante preocupante que é a emissão de gases de efeito estufa e a principal causa dos impactos de atividades humanas no sistema de clima é o uso de combustíveis fósseis nos países desenvolvidos.

O desmatamento é, portanto, um enorme problema, com sérios impactos sobre o clima, a biodiversidade e as pessoas. Ações urgentes são necessárias para combater esse mal. Para ajudar a prevenir as mudanças climáticas é absolutamente necessário que se estabeleçam medidas eficientes contra a desflorestação tropical. Isto será importante não apenas para o clima do planeta, mas também para a manutenção da biodiversidade e para o sustento e a segurança de milhões de pessoas que dependem destas florestas.