A Terra e o Universo. Geografia – 1º ano do Ensino Médio Professoras: Beatriz Pias Roselane Costella.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nascimento, Vida e Morte das Estrelas
Advertisements

O Sistema Solar.
Físico-Química Estrelas Sistema Solar Segredos dos planetas Galáxias
Sistema Solar.
Sistema Solar.
Origem do Universo.
SISTEMA SOLAR.
Ano de Escolaridade: Área disciplinar: Conteúdo:
Sistema Solar Adaptação: Fernanda Gonçalves.
Estrelas e nebulosas.
UNIVERSO: Nascimento, Vida e Morte das Estrelas
Realizado por: Hugo Tavares nº12 Paulo Pacheco nº19 Ruben Luz nº20
Galáxias Galáxias: agrupamentos de centenas ou milhares de milhões de estrelas, que podem ter ou não planetas e outros astros a orbitar à sua volta. Podem.
Os astros Prof. Marcelo.
ESTRELAS E ASTROS Trabalho realizado pela Laura Santos e Sandrina Rodrigues.
Os corpos celestes do Universo
O universo e o espaço.
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
NASCIMENTO, VIDA E MORTE
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
Sistema Solar.
Universo, Matéria e Energia
A TERRA NO UNIVERSO.
Escola Secundária de São João da Talha
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
As Estrelas No Universo existem milhões e milhões de estrelas, com diferentes brilhos e tamanhos. Eis alguns exemplos: Sol Betelgeuse (Fotografia tirada.
Os Astros O Sistema Solar.
PROFESSOR OSMAR WILLANS
Descubra dez curiosidades sobre o sol
O Sistema Solar.
Ciências Físico-Químicas
Profa. Gabriela Soares Traversi
O SISTEMA SOLAR E A TERRA
Colégio COC Imperatriz Ciências – 5ª Série Profa. Amanda Lira
Localização da Terra no Universo
Encare as perguntas e descubra se você conhece bem o Sistema Solar.
Professora: Marise Rabelo
Perguntas e respostas.
O SISTEMA SOLAR.
Geografia – 1º ano do Ensino Médio Professora: Beatriz Pias
A vida e morte das estrelas
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS
UNIDADE 2 ASTRONOMIA.
Sistema Solar.
O que existe no Sistema Solar
Aula 02 Geografia Física Profª. Bruna B. dos Santos PET – HST/MTM
Generalidades Faz parte da Via Láctea Estrela
Sistema Solar.
DESCOBRINDO O CÉU.
O Sistema Solar Formado pelo Sol, os planetas, asteróides e cometas.
O Universo e o Sistema Solar
1.3. As estrelas e a sua evolução.
Geografia – 1º ano do Ensino Médio Professora: Beatriz Pias
Capítulo3 Pág. 28 á 37 O UNIVERSO  Prof.º Fylipe Alves.
Aula de ciências 6º ano 1º bimestre
A Terra – Um Planeta muito especial
 Existem 3 ajudas: Ajuda do Manual Ajuda do Telemóvel Ajuda do Professor  Cada equipa pode utilizar as três ajudas
EVOLUÇÃO ESTELAR ENTRAR.
O Nascimento de uma Estrela
Sistema solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
Sistema Solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
As estrelas. Formação e evolução das estrelas Estrelas nascem em nuvens moleculares. Estrelas gastam 90% das suas vidas realizando a fusão nuclear do.
Terra, um planeta com vida
O SOL. O SOL OS PLANETAS MERCÚRIO Próximo ao Sol. Não apresenta atmosfera. Temperatura 400°C a – 100°C VÊNUS Atmosfera densa com gás carbônico. Presença.
A Terra, um Planeta muito especial
Sistema Solar Sol Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Saturno Úrano
NOÇÕES DE ASTRONOMIA 1.
Um planeta muito especial.  Tudo o que existe e existirá na Terra e fora dela.  O conjunto de todos os corpos celestes e toda a matéria.
Transcrição da apresentação:

Geografia – 1º ano do Ensino Médio Professoras: Beatriz Pias Roselane Costella

A Terra e o Universo

Universo- universus- todo inteiro

O que é Universo?

Universo:conjunto de estrelas, planetas, galáxias e outros objetos celestes inseridos no sistema espaço-temporal que obedecem às leis físicas conhecidas

Ano Luz – unidade de distância equivalente à distância que a luz percorre no vácuo em 1 ano. Terra e a Lua: aproximadamente 384 mil km- 1,25 segundos luz Sol e Terra- 150 milhões de km- 8 minutos luz

Como se formou o Universo?

De acordo com a teoria do Big Bang, há cerca de 15 bilhões de anos o Universo teria se formado a partir de uma gigantesca explosão. Antes desse processo, toda matéria e energia se encontravam concentradas como uma quente e densa esfera, constituída por hélio e hidrogênio. Desse modo, com a suposta explosão, a energia liberada expandiu as matérias e formou o Universo.

Big Bang- enquanto o Universo se expande, a radiação e a matéria contida se esfriam

A matéria primordial, o hidrogênio, ao aglomerar-se gravitacionalmente deu origem às primeiras galáxias, onde surgiram posteriormente estrelas e planetas.

FUTURO? Continuará a se expandir, levando a desagregação de toda matéria e sua morte? Iniciará um processo de condensação ( Big Crunch)?

Cientistas de mais de 50 países participaram da construção do maior acelerador de partículas do mundo, uma máquina gigantesca que levou cerca de quatorze anos para ser construída e um gasto de aproximadamente US$ 8 bilhões. Essa parece ser a mais ambiciosa experiência de todos os tempos, experiência que tem como foco principal a recriação do Big Bang, a explosão que teria dado origem ao Universo. Localizada entre a França e a Suíça, essa máquina está construída em uma profundidade de cem metros e tem extensão de pouco mais de 27 quilômetros. Essa aparelhagem possui quatro pontos principais nos quais foram construídos gigantescos detectores construídos especialmente para poder detectar e visualizar as partículas tão pequenas que é preciso juntar milhões delas para formar um grão de areia.

Galáxia- é um grande aglomerado de bilhões de estrelas e outros objetos astronômicos (nebulosas de vários tipos, aglomerado estelares, etc.), unidos por forças gravitacionais e girando em torno de um centro de massa comum.

As nebulosas são nuvens de poeira, hidrogênio e plasma As nebulosas são nuvens de poeira, hidrogênio e plasma.São constantemente regiões de formação estelar, .Como o processo de formação das estrelas é muito violento, os restos de materiais lançados ao espaço por ocasião da grande explosão formam um grande número de planetas e de sistemas planetários.

Nebulosa da Tarântula

Galáxias

Andrômeda galáxia espiral

As galáxias espirais são assim denominadas devido à sua morfologia, quando vistas de "cima" apresentam uma clara estrutura em espiral em volta de um núcleo.

Pequena Nuvem de Magalhães é uma galáxia irregular

Grande Nuvem de Magalhães é uma galáxia anã satélite que orbita em torno da Via Láctea. O seu diâmetro é vinte vezes menor do que o da Via Láctea e o seu número de estrelas dez vezes menor.

Galáxias irregulares são um tipo de galáxia que apresentam uma estrutura morfológica desordenada ou caótica, ou seja, não possuem formas elípticas ou espirais, mas sim forma indefinida. Geralmente esse tipo de galáxia tem uma grande quantidade de estrelas recém-nascidas e continuam a proliferar novas estrelas estando sempre em intensa atividade.

Galáxia elíptica gigante NGC 1316.

As galáxias elípticas são um tipo de galáxia que apresentam forma esférica, e não têm estrutura em forma de espiral. A grande maioria dessas galáxias têm pouco gás, pouca poeira e poucas estrelas jovens.

Galáxia -Via Láctea Existem na Via Láctea cerca de 150 bilhões de estrelas

Estrelas As estrelas menores que o Sol têm menor temperatura e seu brilho é alaranjado ou avermelhado. As como o Sol têm temperatura média e o seu brilho é amarelado. E as maiores têm maior temperatura e um brilho branco-azulado.

Estrelas – são corpos gasosos, dotados de luz própria e possuidoras de elevadas temperaturas e pressão A estrela que se encontra mais próxima de nós ( excluindo-se o Sol) está a mais de 4 anos- luz da Terra – é a estrela Próxima

Distância da Terra: 150.000.000km Temperatura do centro:17.000.000ºC As estrelas são classificadas de acordo com seu brilho ou magnitude, em 21 grandezas.

SOL Atualmente, sabe-se que em torno dele gravitam pelo menos oito planetas, três planetas anões, 1.600 asteróides, 138 satélites um grande número de cometas. Sua massa é 333.000 vezes a da Terra e o seu volume 1.400.000 vezes. A distância do nosso planeta ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilômetros . A luz solar demora cerca de 8 minutos para chegar à Terra. .

Estrutura Solar INTERIOR – núcleo – reações nucleares- estas transformam massa em energia através da fusão nuclear Exterior – Fotosfera – mais profunda – 300km e espessura Cromosfera- 8000km de espessura Coroa –altura de 1 milhão de km Temperatura interna – 17 milhões de graus Celsius

Sistema Solar

Planeta 1. Planeta é um corpo celeste que: a) está em órbita ao redor do Sol; b) possui massa suficiente para que a sua gravidade, agindo sobre as forças de coesão do corpo sólido, mantenha-o em equilíbrio hidrostático, ou seja, em uma forma quase esférica; c) tenha eliminado os corpos capazes de se deslocar sobre uma órbita próxima, ou seja, tenha a sua órbita desimpedida.

Planeta - anão 2. Planeta anão é um corpo celeste que: a) está em órbita ao redor do Sol; b) não tenha eliminado os corpos capazes de se deslocar sobre uma órbita próxima, ou seja, não tenha a sua órbita desimpedida; c) não seja um satélite.

Constelação – existem 88 constelações

Temperatura diurna média: 350ºC Distância do Sol: 57.900.000km

É o planeta mais próximo ao Sol É o planeta mais próximo ao Sol. Como seu período orbital é relativamente curto e sua rotação muito lenta, em Mercúrio um ano tem apenas um dia e meio. A temperatura da superfície varia de 450ºC positivos,na face voltada para o Sol, a 180ºC negativos,na face escura

Temperatura da superfície:350ºC Atmosfera opaca de óxido de carbono Temperatura da superfície:350ºC

É o planeta mais semelhante à Terra em termos de tamanho e massa É o planeta mais semelhante à Terra em termos de tamanho e massa. A superfície está eternamente escondida sob pesadas nuvens de dióxido de carbono, que lança chuvas de ácidos sulfúrico sobre o solo. O efeito estufa causado pelo manto gasoso faz desse planeta o mais quente do Sistema Solar.

Rotação:23h 56 min 04 seg Hidrogênio Distância do Sol; 149.600.000km Translação: 365 dias, 5 horas,48 min, 46 seg Distância do Sol; 149.600.000km Hidrogênio

Possui na superfície crateras como as da Lua e também vales e vulcões semelhantes ao da terra.

O quarto planeta a partir do Sol é bem menor que a Terra , mas é o que apresenta o ambiente mais parecido com o nosso. Sua atmosfera, muito rarefeita,é composta principalmente de gás carbônico,nitrogênio,argônio e oxigênio. A temperatura média , de cerca de 60º C negativos,não permite a existência de água em estado líquido.

Distância do Sol:778.300.000km

Maior planeta do sistema solar e o quinto a partir do Sol Maior planeta do sistema solar e o quinto a partir do Sol.Seu Satélite Europa é um dos que mais atraem a atenção dos astrônomos. Debaixo da crosta de gelo que recobre o satélite, pode existir um oceano líquido onde prolifere a vida

É cercado por anéis de partículas cobertas de gelo Distância do Sol: 1.427.000.000km

É o segundo maior planeta do Sistema Solar e tem como principal característica os anéis perfeitamente visíveis até mesmo por telescópios menos potentes. Os anéis são constituídos de milhões de partículas sólidas, resultantes da desagregação de satélites naturais.

A cor verde se deve à atmosfera rica em metano

Esse planeta possui uma característica única : gira deitado, tendo sempre um dos pólos voltado diretamente para o Sol. Com isso, cada pólo passa 84 anos em total e luminoso verão e outros 84 anos em pleno inverno escuro.

É um planeta gasoso.As nuvens, constituídas sobretudo de hidrogênio, Hélio e metano, atingem uma temperatura de 214ºC negativos e são agitadas por ventos de até 2 mil quilômetros por hora.Seus principais satélites são Tritão e Nereida.

ASTERÓIDES – pequenos corpos celestes entre órbita de Marte e Júpiter

Planeta anão

BURACO NEGRO

Órbita- trajetória curva de um corpo no espaço influenciado por um corpo de maior massa

SATÉLITE- astros que giram ao redor dos planetas

COMETAS 76 anos 6,6 anos Núcleo ( parte central e sólida-gelo, poeira,rocha), Cabeleira ou coma (nuvem gasosa ),Cauda (rastro deixado pelo cometa)

Meteoro