Avaliação Heurística do Gmail

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EBSCOhost Estilo guiado de pesquisa avançada
Advertisements

Pesquisa Avançada, Tutorial de Estilo Orientado
Notificações ao Distribuidor
Tutorial de Pesquisa Básica de Bibliotecas Acadêmicas
Support.ebsco.com EBSCOhost Pesquisa básica para usuários corporativos Tutorial.
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Support.ebsco.com Tutorial do Meu EBSCOhost Tutorial.
EBSCOhost Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Support.ebsco.com A lista de resultados do EBSCOhost Tutorial.
Engenharia de Software
Interface Humano-Computador
Melhor Gestão, Melhor Ensino Ciências
Os Critérios Ergonômicos para Interfaces Humano-Computador
Avaliação Heurística, segundo Nielsen, Jakob e Molich, Rolf
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface do usuário, linhas de comando e menus Interface do usuário Linhas de comando Menus.
Interfaces gráficas e Interfaces Web
Ministério da Saúde CGSI/DRAC/SAS FÓRUM de DISCUSSÃO
Avaliação de softwares
ERGONOMIA “Ergonomia é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que.
Tutorial de utilização do
Projeto de Interface Equipe: Margarete Cardoso Sheila Aguiar
Adaptabilidade Refere-se à capacidade do sistema de reagir conforme o contexto, e conforme as necessidades e preferências do usuário.
Conheça o iManager Apresenta a interface do iManager, mostrando
Tutorial para EDITORES DE SEÇÃO
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA.
Correio Eletrônico (Outlook Express) Mestrando em Computação
Web: criação de páginas
Prof. Ilaim Costa Jr. Novas Tecnologias Prof. Ilaim Costa Jr.
Engenharia de Usabilidade
Seminário de Engenharia de Usabilidade
CAPACITAÇÃO SME-SP.
VISÃO GERAL DO APLICATIVO.
Jornada 2007: Análise - Coordenadores. O que é Módulo Jornada: Análise: Coordenadores aplicativo de apoio às Coordenações de Centro; destina-se a: –designar.
Fundamentos de Engenharia de Software
Jornada 2006: Análise - Pareceristas. O que é O Módulo Jornada - Análise - Pareceristas permite aos usuários SIGMA, designados pareceristas de trabalhos.
Guia para geração e importação do SPED FISCAL e PIS/COFINS
Heurísticas para avaliação de usabilidade de portais corporativos
Conheça o PDV Apresenta as principais ferramentas e
Métodos de Avaliação para Sites de Entretenimento Aluno: Fabricio Aparecido Breve Prof. Orientador: Daniel Weller.
Disciplina Design de Interfaces humano- computador
Word Prof. Gláucya Carreiro Boechat
Objetivo Ao final deste treinamento serão capazes de:
1.Acesso a página do CCEAD. Login e Senha. 2.Verificando os alunos inscritos na turma. 3.Configurações iniciais da disciplina 4.Configurações do tópico.
Oficina Plone Criação de Formulários
Ambiente Virtual de Aprendizagem
MÓDULO 4 Como usar PubMed
Pedidos Online Herbalife
Tutorial de Criação de Edições e Publicação Bem-vindo ao tutorial para EDITORES do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (versão 2) Elaborado.
Cliente: [nome do cliente] Benchmark sites de [coloque a categoria] Nome da Agência Benchmark sites de [coloque a categoria]
Problemas de usabilidade do Protótipo funcional do grupo 10
7 - Criação de Páginas Web
Encontrar e entrar em uma sala de chat Use a pesquisa do Lync para encontrar salas às quais você tenha acesso. Referência Rápida do Lync 2013 Chat Persistente.
Solicitar o seu nome de usuário e senha pela sua ADO Envie um para sua ADO (sua organização de custódia) pelo endereço de que você registrou.
Interface Homem Máquina Cícero Torres Edgard Barboza Login Informática
Teremos nesta aula: 31 de julho de 2015 Aula 1 – OBJETIVOS DO MÓDULO Apostila: DESENVOLVIMENTO DE SITES 1 – 7 regras pra o desenvolvimento de um bom site.
Jornada 2005 Análise - Coordenadores O que é Módulo JORNADA – Análise - Coordenadores: aplicativo de apoio às Coordenações de Centro da Jornada; destina-se.
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
Avaliação de Interfaces Esta apresentação foi baseada no livro Design de Interação ( Preece, Rogers & Sharp) e no Tutorial sobre o livro “Design e avaliação.
informacao/o-que-e-e-como-fazer-uma-avaliacao-heuristica.
Tutorial DynaMed Plus support.ebsco.com.
Visão Geral dos Recursos Plataforma SNELIS Sistemas e Recursos da Plataforma SNELIS Clique aqui.
Web Design Aula 01 Jackson Eduardo
Avaliação de interface Usabilidade. O processo de avaliação de uma interface não deve ser avaliado como uma fase única dentro do processo de design de.
Web Design: algumas considerações IPCA / EST Abril 2013.
Veja o que dá para fazer no Google Aluna: Jenny dos Santos Horta Matr.: Polo: Niterói Curso: Pedagogia 2008/01
ANÁLISE DE PROJETOS NO CEP - RELATORIA. 1.Acessar a URL – 2. Se usuário novo, acessar o link e seguir o trâmite.
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Transcrição da apresentação:

Avaliação Heurística do Gmail Disciplina: Design de Interface Professor: Lafayette Alunos: Elias Pereira Gomes Júnior – 042.037.138 Francisco Dellânio Leite Alencar – 042.037.135 Shardson Rodrigues – 042.037.163

Visualização da ferramenta

Guias de usabilidade 1) Visibilidade do estado do sistema Menu lateral visível para orientar o usuário durante a navegação pelo site, que inclusive pode ser traduzido para várias línguas; Em cada item do menu é exibida uma lista de opções que o usuário pode realizar com a mensagem selecionada; No topo da página é exibida uma numeração correspondente a listagem dos e-mails daquela pasta, como forma de orientar o usuário em sua caixa de email; O gmail fornece um próprio sistema de busca interno o que facilita a navegação principalmente quando se possui muitos e-mails. Sistema de seleção de mensagens parecido com o de sistema operacional (utilização do shift para selecionar várias mensagens); Notificador gmail;

Exemplos a) Exemplo da lista de opções ao selecionar uma mensagem b) Menu para navegação e orientação do usuário durante a interação com o gmail c) Sistema de busca interna do gmail

Guias de usabilidade 2) Correspondência entre o sistema e o mundo real Existência de metáforas que facilitem a compreensão do conteúdo do site proporcionando uma melhora da interface entre o homem e o sistema. O gmail utiliza a notação de um (Clipper) para indicar que a mensagem possui um anexo, associando esta idéia ao mundo real, no entanto poderia utilizar mais símbolos para identificar demais entidades como por exemplo e-mails oriundos de membros da família ou de grupos previamente cadastrados; Poderia ser implementado um sistema de notificação de novas mensagens diretamente no celular, seria uma forma de associar os e-mails a um objeto utilizado diariamente pelo usuário.

Guias de usabilidade 3) Controle e liberdade por parte do utilizador O gmail possui o sistema de lixeira eletrônica onde o usuário pode restaurar as mensagens excluídas; Não foi encontrado uma forma de criar pastas pessoais, apenas marcadores que como o próprio nome fala, apenas marcam as mensagens e transferem uma cópia para o marcador relacionado ao nome. Não é permitido ao usuário por exemplo indicar um marcador e mover a mensagem para uma pasta pré-definida ao mesmo tempo; A mensagem ao ser excluída da caixa de entrada é automaticamente removida do marcador a qual foi relacionada.

Exemplos Marcadores

Guias de usabilidade 4) Consistência e standards Consistência refere-se à homogeneidade e coerência na escolha de opções durante o projeto da interface do portal (denominação, localização, formato, cor, linguagem). Contextos ou situações similares devem ter tratamento e/ou apresentação similares. Todo o site gmail utiliza uma abordagem simples, prática e rápida e com pouca utilização de figuras, este ponto poderia ser modificado pois as figuras ativam rapidamente o campo visual do usuário que poderia instantaneamente associar tal elemento a uma idéia; Quanto ao sistema de cores todo o site é formando por cores leves, e entre seções não foi verificada mudança brusca de cores (azul, cinza e verde claro), as quais foram decididas para distinguir cada seção;

Guias de usabilidade 5) Prevenção de erros Todos os mecanismos que permitem evitar ou reduzir a ocorrência de erros, assim como corrigir os erros que porventura ocorram. O gmail em relação ao controle de erros é bastante satisfatório, por exemplo: em caso de acontecimento de algum erro, ou uma ação que possa afetar o sistema, o gmail exibe um alerta ao usuário informando tal situação; Isto seria um possível erro na visão do usuário

Guias de usabilidade 6) Reconhecer em lugar de memorizar Colocar os objetos, ações e opções visíveis. Facilitar ao utilizador instruções e ajudas evitando a memorização por parte do utilizador. A disposição do menu de navegação, ocorre de acordo com a linha padrão da web, No entanto poderia ser utilizado um sistema mais interativo de ajuda, ao contrário do utilizado atualmente (um link sem figura associada no canto superior da página).

Guias de usabilidade 7) Flexibilidade e eficiência no uso Esta heurística diz respeito à capacidade do portal em se adaptar ao contexto e às necessidades e preferências do usuário, tornando seu uso mais eficiente. O Gmail deixa a desejar neste ponto, poderia ser mais flexível por exemplo no sistema de cores, disposição dos menus e dos itens, onde deveria ser permitido ao usuário controlar determinados elementos ao invés de utilizar as listas de menus e links em forma de texto; A ordem de alguns itens não podem ser modificada de acordo com a necessidade do usuário, por exemplo os marcadores.

Guias de usabilidade A ordem dos marcadores não pode ser alterada

Guias de usabilidade Exemplo de uma possível modificação

Guias de usabilidade 8) Estética e design minimalista Características que possam dificultar ou facilitar a leitura e a compreensão do conteúdo disponível no portal. Dentre essas características, destacam-se a legibilidade, a estética e a densidade informacional. Única característica que pode dificultar a compreensão do conteúdo do gmail é a falta de sinalização, algo que chame a atenção do usuário para determinada novidade ou funcionalidade do sistema.

Guias de usabilidade Estética do site dificulta a descoberta deste novo serviço

Guias de usabilidade 9) Ajudar os utilizadores a reconhecer, diagnosticar e recuperar os erros Os erros deveriam ser expressados numa linguagem simples, sem códigos estranhos, indicando qual o problema o proporcionando sugestões para o ultrapassar. Todo o ambiente do gmail utiliza mensagens de erros coerentes ao problema, no entanto falta um meio claro de entrar em contato com a equipe desenvolvedora no caso da descoberta de algum erro na aplicação. ( Único meio é através do link ajuda clicando em ‘contate-nos’ que mesmo assim não é referente a comunicação de defeitos )

Guias de usabilidade Ambiente da Central de ajuda

Guias de usabilidade 10) Ajuda e documentação Qualquer informação deverá ser fácil de encontrar, centrado na tarefa do utilizador, proporcionando uma listagem de passos a seguir sem ser muito comprida. O Sistema de ajuda do gmail possui todas as características para facilitar o usuário a encontrar determinada informação, como a utilização de uma ferramenta de busca de informações, tópicos passo a passo e um meio de comunicação com a equipe Gmail.

Guias de usabilidade Central de ajuda do Gmail Ferramenta de busca nos tópicos Tópico mostrando ajuda passo a passo

Guias de usabilidade checklist 1- Visibilidade do estado do sistema 2- Correspondência entre o sistema e o mundo real 3- Controlo e liberdade por parte do utilizador 4- Consistência e standards 5- Prevenção de erros 6- Reconhecer em lugar de memorizar 7- Flexibilidade e eficiência no uso 8- Estética e design minimalista 9- Ajudar os utilizadores a reconhecer, diagnosticar e recuperar os erros 10- Ajuda e documentação