PageRank O algoritmo do Google

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algoritmos de Caminho Mínimo em Grafos
Advertisements

Modelo Probabilístico
Algoritmos em Grafos.
Deadlocks Professora: Lúcia Drummond. Deadlocks Recursos: hardware ou informação Preemptivo Não preemptivo Uso do Recurso: 1. Pedido (Request ou Open)
Métodos Iterativos.
Fluxo em Redes Prof. Ricardo R. Santos.
Sistemas Realimentados
Controle de Processos por Computador
Solved Exercises 1. Finding the Peak. Let A= a1,…,an be a sequence of n numbers with the following property: there is p in {1,…,n} for which (i) the.
Perceptron Simples Algoritmo do Bolso com catraca
Inteligência Artificial
INE Fundamentos Matemáticos da Computação
PAGE RANK Duílio Assis Nobre
Métodos Numéricos e Estatísticos
Medida do Tempo de Execução de um Programa
Análise Tópica de Links para busca na Web Lucas Augusto Scotta Merlo
Algoritmos Genéticos – Capítulo 11
Buscas em Grafos Prof. André Renato 1º Semestre/2012
Aula 4: Matrizes e Operações Matriciais
Meta - heurísticas Prof. Aurora
Prof. Wellington D. Previero
Aprendizado de Máquina Aula 13
Slide 06.
Informática Teórica Engenharia da Computação
Aula prática 6 Vetores e Matrizes
Cálculo Numérico Aula 8 – Sistemas de Equações Lineares / Parte 1
Otimização por Colônia de Formigas (ACO)
Algoritmos em Grafos Árvores Geradoras Prof. André Renato
Matemática para Economia III
Prof. Guilherme Amorim 14/11/2013
CS276: Information Retrieval and Web Search
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
19 May :30 Cálculo Numérico / Métodos Numéricos Determinação numérica de autovalores e autovetores Método das Potências.
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
19 Jun :46 Cálculo Numérico / Métodos Numéricos Determinação numérica de autovalores e autovetores Método das Potências.
Sistemas de Apoio à DecisãoMárcio MoreiraUnidade 5 – Decisões Não Estruturadas – Recuperação de Informações – Slide 1 5Decisões Não Estruturadas 5.1Recuperação.
Prof. Disney Douglas Propriedades da álgebra Matricial.
Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ)
MÉTODOS NUMÉRICOS APLICAÇÃO NO MATLAB
Sistema de equações lineares
1. Aprenda o básico sobre o Google
Matemática para Economia III
MÚLTIPLOS GRAUS DE LIBERDADE
Sistemas de Recomendação – Filtragem Colaborativa
C LASSIFICAÇÃO DE N ÓS Ricardo Prudêncio. L INK M INING - T AREFAS Relacionadas a Objetos Relacionadas a Arestas Relacionadas a Grafos Ranking de Nós.
1 Efficient Phrase Querying with an Auxiliary Index (SIGIR) 2002 Trabalho realizado por: Trabalho realizado por: João Casteleiro Alves João Casteleiro.
INE Fundamentos de Matemática Discreta para a Computação
Localizando informações na Internet - Ferramenta de busca (
Modelagem e Avaliação de Desempenho
Modelos Probabilísticos de Desempenho Profa. Jussara M. Almeida 1º Semestre de 2011.
Algoritmos em Grafos Celso C. Ribeiro Caroline T. Rocha.
Linguagem de Programação II Parte VI Professora: Flávia Balbino da Costa.
Engenhos de Busca Renato Marcelino de Oliveira. World Wide Web Existem centenas de milhões de paginas na web tratando de variados assuntos.
CÁLCULO NUMÉRICO Aula 5 – Sistema de Equações lineares.
Karine Alessandra Córdova
Programação para Web I AULA 4 ESTRUTURAS DE CONTROLE.
CIn-UFPE1 Recuperação Inteligente de Informação Agrupamento de Texto.
Como ir do tableau da base (j 1,...j s-1,j s, j s+1....j m ) para o da base (j 1,...j s-1,k, j s+1....j m ) lembrando que : na coluna associada à x ji.
Solução de Problemas de Auto-Valor de Grande Porte Método da Busca Determinantal.
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
Tutorial de busca básica no SMART Imagebase. Bem-vindo ao tutorial de pesquisa básica no SMART ImageBase. O SMART ImageBase tem uma interface única, desenvolvida.
Sistemas de Controle III N8SC3
Base de Dados Autor: Skyup Informática. Atividade – Base de Dados Base de dados é uma atividade em Moodle para o desenvolvimento colaborativo de um banco.
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Transcrição da apresentação:

PageRank O algoritmo do Google Renato Assuncao UFMG

What is different about the web? (Kumar) Volume (45 billions – ver http://www.worldwidewebsize.com) Change (23% per day, dynamic content) Decay (short half-life) Heterogeneity (HTML, AJAX, pdf, images) Language variations Duplication (exact copying, near-duplication) Variable quality Links (malicious links, 404 (broken link), redirects, dead-ends) No easy way to evaluate performance

Recuperação de informação na WEB PRIMEIRO PASSO: Criar um índice das páginas e de seus conteúdos: Web crawler indexar as páginas recuperar conteúdo Este índice deve ser constantemente atualizado SEGUNDO PASSO Recebe query de usuário Encontra muitas páginas relevantes Passa a um algoritmo de PageRank para ordenar e exibir as páginas

Estrutura de Links da web Webpages sao ligadas INLinks e OUTlinks So os outlinks sao criados. Porque as pessoas criam outlinks? dar autoridade e aprovação as paginas apontadas E’ uma indicação (latente) de que o apontador confia na pagina apontada.

Google’s PageRank Sergey Brin and Larry Page Comecaram em 1995 enquanto estudantes de PhD em Stanford

Web como um grafo

O que e’ o rank de uma pagina P? Seja r(P) o rank da pagina P r(P) ≥ 0 Ele e’ uma medida da relevância da pagina na WEB Quando um procedimento de text mining identificar QUAIS os documentos que parecem relevantes para MINHA BUSCA, eles serão retornados numa dada ordem. Esta ordem e’ aquela determinada pelos rankings r(P)s das paginas que foram encontradas. Assim, a ordem de apresentação das paginas depende apenas dos valores de r(P), quanto maior r(P) mais a frente na lista.

Exemplo: r(P)’s somam 100%

O que e’ o rank de uma pagina P? Seja r(P) ≥ 0 o rank da pagina P Esta medida Não depende de nenhuma query especifica não depende do interesse do usuário que vai fazer a busca Não depende do tipo de assunto pelo qual ele tem ou não tem interesse e’ um numero absoluto!! Ele e’ calculado de antemão e guardado numa tabela.

Como os rankings são usados? Suponha tabela com um ranking r(P) para cada pagina da web Os rankings r(P)’s somam 100% A cada consulta especifica: Encontramos as paginas que parecem relevantes, um subconjunto de todas as paginas Pegamos os rankings r(P)’s dessas paginas relevantes Este e’ apenas um subconjunto dos rankings e NÃO SOMAM 100% Retornamos as paginas relevantes na ordem dos seus r(P)’s

Como obter o rank r(P)? Seja r(P) o rank da pagina P Seja B_P o conjunto de paginas que apontam para P Isto e’, B_P = conjunto dos nos que levam diretamente a P em um único passo Para cada pagina Q em B_P, calcule seu rank r(Q) A indicacao de uma pagina que aponta para poucas outras paginas e’ mais relevante do que a indicacao de uma pagina que aponta para milhares de outras

Relevância por indicação

Exemplo:

Procedimento recursivo Calculo-Definicao de r(P) depende do valor de r(Q) das outras paginas vizinhas. O r(Q) dessas vizinhas depende do rank r(P). Dilema do ovo e da galinha: começa com valor inicial fictício para r(P) e itere Suponha que existam n paginas em toda Web Comece com 1/n Itere sucessivamente ate convergir

Iteração matricial Procedimento iterativo em forma matricial Seja

Iteração matricial A iteração matricial Fica reduzida a Isto é, a j-ésima avaliação do vetor de page rankings é a potência j da matriz P aplicada ao vetor inicial (1º.)

Funciona... Mas como e porque? Processo iterativo converge ou pode prosseguir indefinidamente? Sob que circunstancias ou propriedades de P vamos ter convergencia? Vai convergir para algo que faz sentido no contexto de Web retrieval information? Converge sempre para um único vetor ou pode convergir para mais de um vetor ? Depende dos valores iniciais r0(Pi)? Quanto tempo para convergir?

Grafo  matriz de vizinhança

Passeando aleatoriamente na Web P e’ a matriz de transicao de uma cadeia de Markov P = matriz estocastica: Pij ≥ 0 Linhas somam 1 Estados = nos do grafo Em cada instante, pule para nova pagina escolhendo um link ao acaso

Matriz de transicao Pij = Prob(de ir de i para j em um passo) P2 = PP tambem e’ matriz estocastica elementos não-negativos somando 1 nas linhas P2ij = Prob (de ir de i para j em DOIS passos) Idem para Pk

Autovetores e PageRank Teorema: Seja P a matriz n x n de transição de uma cadeia de Markov Suponha que a cadeia e’ aperiodica e irredutivel Entao existe um único vetor  de dimensao n tal que: t P = t e t (1,...,1) = 1 Este vetor e’ chamado de distribuição estacionaria. ESTE VETOR E’ O RANKING DAS PAGINAS WEB!!!!! Alem disso, limk Pk = (1,...,1) t Isto implica que limj jt = limj j-1t P = π0t limj Pj = t

Ajustando P Matriz P pode NÃO SER uma matriz estocastica Paginas sem OUTlinks: Documentos pdf Imagens Geram linhas com elementos Pij=0, que somam ZERO Isto e’, substitua a linha nula por uma linha com todos os valores iguais a 1/numero de paginas na web Assim, se chegar nesta pagina, pula para uma outra pagina escolhida ao acaso na web.

Outro ajuste na matriz A matriz modificada para superar as paginas sem links e’ a matriz S. Precisamos de mais uma modificação. Existem também regiões quase absorventes que dificultam a convergência para uma dist estacionária São quase-cliques, grupos fechados de páginas que se interapontam mas que possuem poucas ligações com o resto da web.

Teleportation Solução de Brin and Page: Ocasionalmente, com probab (1- α) o surfista da Web escolhe uma das n páginas da web ao acaso para recomeçar. Seja e = (1,...,1) Em termos matriciais: G  α S + (1- α) (1/n) e.et α ≈ 0.85 no Google 24

PageRank Com estas modificacoes (isto é, com a matriz G), o algoritmo PageRank encontra os rankings: E’ o único autovetor π pela esquerda da matriz G que possui autovalor 1 Como encontrar estes rankings na prática, já que G é uma matriz “bilionária”? Inviável calcular autovetor por métodos tradicionais Método da potência: Para QUALQUER vetor inicial, a sequencia π0t Gk converge para vetor o vetor π, Use π0= 1/n * (1, ..., 1)

Convergência Rapidez da convergência depende do segundo maior autovalor de G = α (P + (1/n) * a.et) + (1- α) (1/n) e.et Primeiro (maior) autovalor é 1 (matriz estocástica) Todos os outros autovalores têm módulo menor que 1 (Teorema de Perron-Frobenius) Segundo maior autovalor 2 : Diferença 1 - 2 : spectral gap quanto menor o spectral gap, mais lenta a convergência Quanto menor α, mais rápida a convergência mas pior a representação da estrutura da web. Google PageRank itera entre 50 e 100 vezes para obter convergência

Vetores personalizados Different teleportation: Ao invés de usar (1/n) e.et, use e.vt v é um vetor de probabilidade de dimensão n e.vt é uma matriz n x n Modificando G = α (P + (1/n) * a.et) + (1- α) (1/n) e.et por G = α (P + (1/n) * a.et) + (1- α) e.vt Com probab (1- α), usuário escolhe nova página com probab dada pelo vetor v

Vetores personalizados Todas as propriedades são preservadas: Ainda pode usar o método de potência Taxa de convergência governada por α Pode usar métodos de multiplicação de matriz esparsa Armazenagem mínima Pode fazer método ser dependente da query

Alguns detalhes finais SIAM meeting in 2002: Google declarou que atualiza mensalmente os page rankings, tudo de novo (incluindo a criação do index)