REALISMO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise Literária DOM CASMURRO DOM.
Advertisements

ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
O Naturalismo foi um movimento cultural relacionado às artes plásticas, literatura e teatro. Surgiu na França, na segunda metade do século XIX. Este.
D o m C a s m u r r o M a c h a d o d e A s s i s.
Machado de Assis: o autor
ECONOMIA E TRABALHO NO II REINADO
Romantismo - Prosa Romance urbano ou de costumes – retrato da vida a corte. Preservam as características estruturais dos folhetins estrangeiros, Os autores,
Realismo e Naturalismo
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Início do Realismo O Realismo teve seu início na França em 1857, quando Gustave Flaubert publicou sua obra Madame Bovary, em que sua principal personagem.
O Realismo.
A prosa no romantismo.
A prosa no romantismo.
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Vertentes Realistas.
REALISMO/NATURALISMO NO BRASIL 1881
A PASSAGEM DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
Pré-Modernismo EE CORONEL CALHAU.
REALISMO E NATURALISMO
REALISMO - NATURALISMO
Evolucionismo Positivismo Socialismo Determinismo Pessimismo
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Pré-Modernismo.
Escola Palomar REALISMO - NATURALISMO Profª Leila Cordeiro
Introdução ao Estudo da História
Memórias Póstumas de Bras Cubas
DOM CASMURRO Machado de Assis.
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
MAÇONARIA É ESSENCIALMENTE UMA INSTITUIÇÃO INICIÁTICA... FILOSÓFICA... PROGRESSISTA... FILANTRÓPICA E EVOLUCIONISTA... LUTA PELO APERFEIÇOAMENTO.
REALISMO / NATURALISMO Profª. Valéria
LITERATURA 2013 Acesso Educação.
O Mito da Atenas Brasileira
PROJETO CURTAS SANTA DOROTÉIA
EDER.
Naturalismo “Para os naturalistas, o homem é visto como um “caso” a ser cientificamente analisado.”
AULAS 27 E 28 CADERNO 4 AINDA!!!!.
DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR. O FILME  Título: Um Lugar para Recomeçar  Ano: 2005 (EUA)  Direção: Lasse Hallström  Gênero: Drama.
Literatura Realismo A Apoteose da Razão
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
PRÉ-MODERNISMO.
Machado de Assis e o Realismo
Colégio Santa Dorotéia LITERATURA & REDAÇÃO PROFESSOR DANILSON ALVES DA SILVA PROFESSORA FERNANDA MELLO FERRARY ABRIL/2008.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
REALISMO O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX. A característica principal deste movimento.
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República
Realismo no Brasil Saudade, de Almeida Júnior, 1899.
MATERIAL DE LITERATURA PROF. HIDER OLIVEIRA.  Transitar entre o Romantismo e o Realismo;  Não possuía um romantismo convencional;  Grande análise psicológica.
2ª Série - Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Revisão – professora Margarete
O REALISMO.
Realismo - Naturalismo
Eça de queiros.
Realismo - Naturalismo
Realismo - Naturalismo
REALISMO / NATURALISMO
Realismo • A primeira das tendências anti-românticas:Realismo, Naturalismo e Parnasianismo. • Segunda fase da Revolução Industrial: processo de urbanização.
REALISMO Revolução Industrial
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
Machado de Assis Professora Sarah Medeiros..
Revisão de Lit.
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
Realismo e Naturalismo
Brasil século XIX: a queda do Império
REALISMO E NATURALISMO
Teófilo Leite Beviláqua
REALISMO – 1881 “MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS” MACHADO DE ASSIS
Naturalismo BRASILEIRO
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
Transcrição da apresentação:

REALISMO

SURGIMENTO na FRANÇA 2ª metade do séc. XIX surge em meio ao fracasso da Revolução Francesa e de seus ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Sociedade dividida entre classe operária e a Burguesia. Progresso tecnológico (energia elétrica, carro, máquinas...) Correntes filosóficas: o Positivismo, o Determinismo, o Evolucionismo e o Marxismo.

CARACTERÍSTICAS reprodução da realidade observada (Positivismo); a objetividade no compromisso com a verdade (o autor é imparcial), personagens baseadas em indivíduos comuns (não há idealização da figura humana); as condições sociais e culturais das personagens são expostas; lei da causalidade (toda ação tem uma reação); linguagem de fácil entendimento; contemporaneidade (exposição do presente); a preocupação em mostrar personagens nos aspectos reais, até mesmo de miséria (não há idealização da realidade).

TEMAS ABORDADOS Os romances realistas são de caráter social e psicológico, abordando temas polêmicos para a sociedade da segunda metade do século XIX. As instituições sociais são criticadas, assim como a Igreja Católica e a burguesia. Nas obras literárias deste período, os escritores também criticavam o preconceito, a intolerância e a exploração. Sempre utilizando uma linguagem direta e objetiva.

OBRA INICIAL E OUTRAS IMPORTANTES Marco inicial: Na França com a publicação de Madame Bovary de Gustave Flaubert. Outras obras importantes: Os Irmãos Karamazov de Fiódor Dostoiévski, Anna Karenina e Guerra e Paz de Leon Tolstói, Oliver Twist de Charles Dickens, Os Maias e Primo Basílio de Eça de Queiroz.

CONTEXTO HISTÓRICO NO BRASIL O tráfico de escravos foi extinto e a abolição da escravatura ocorreu em 1888. A falta da mão-de-obra escrava foi substituída pelo trabalho dos imigrantes europeus. Por causa do preconceito e da qualificação europeia para o trabalho assalariado, o negro foi marginalizado socialmente.

CONTEXTO HISTÓRICO NO BRASIL A economia açucareira estava em decadência, enquanto o eixo econômico deslocava-se para o Rio de Janeiro, devido ao crescimento do comércio cafeeiro nessa região. A evolução na indústria trouxe tecnologia às empreitadas do governo: a primeira estrada de ferro foi construída em 1954 (ligava o Porto de Mauá à raiz da Serra da Estrela) e logo depois, a Estrada de Ferro Central do Brasil. Em 1889 foi proclamada a República pelo partido burguês Republicano Paulista (PRP), com a posse do primeiro presidente, o marechal Deodoro da Fonseca.

MARCO INICIAL No Brasil com Memórias póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis, em 1881 - trata de um romance psicológico, cuja personagem principal é Brás Cubas, um defunto-autor que expõe ao leitor suas experiências pessoais.

PRINCIPAIS ESCRITORES REALISTAS Raul Pompéia, O Ateneu é, sobretudo, um exemplo impressionista na literatura brasileira, também considerada uma obra Naturalista. Visconde de Taunay destaca-se na literatura regionalista. Sua obra-prima, Inocência, é transitória entre Romantismo e Realismo.

Destaque para Machado de Assis Machado de Assis contribuiu com grandes obras, como a introdutória do estilo Memórias Póstumas de Brás Cubas, sucedida por Quincas Borba e Dom Casmurro. As três envolvem adultério e apresentam inúmeros temas sob uma ótica crítica e irônica, característica do autor. As obras Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro destacam-se por serem narradas em primeira pessoa, característica incomum no romance realista. Esaú e Jacó e Memorial de Aires figuram na fase filosófica e madura do autor, sendo, também, obras realistas.