O CURUPIRS A função do curupira é proteger as árvores, plantas e animais das florestas. Seus alvos principais são os caçadores, lenhadores e pessoas que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização: Sandra Costa
Advertisements

Actividades de Promoção da Leitura Agrupamento de Escolas de Mora /09
As Reações ao Nascimento de Jesus (com base no Evangelho de Lucas)
Gênesis 18,1-15 Naqueles dias, o Senhor apareceu a Abraão junto ao carvalho de Mambré, quando ele estava sentado à entrada da sua tenda, no maior calor.
Passeando pelo mundo encantado
A Lenda da Noite Há muito tempo atrás, Arutana (um índio) adorava ouvir a Lenda da Noite, que seu pai morubixaba (o chefe da tribo) contava. Arutana adorava.
A lenda da noite Um dia uma indiazinha que se chamava Arutana pediu ao seu pai que contasse a lenda da noite. Ela escutava os pedaços da história e imaginava.
Na aldeia dos TÜKUNAS havia sol, Arutana e seu pai, o Morubixaba, estavam quase dormindo, aí Arutana pediu novamente ao seu pai para contar a lenda da.
Certo dia, um índio chefe da tribo contava para seu filho Arutana uma antiga lenda. E esta lenda dizia que um espírito do mal tinha levado a noite com.
A TERRA QUE MANA LEITE E MEL
O CHAMADO E O ENCONTRO COM O SENHOR JESUS.
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
ERREI MAIS DE VEZES.
Até onde vai A sua amizade? Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia.
O Chinês Lailai autor desconhecido Um certo dia, um chinês chamado Lailai resolveu dedicar a sua vida à meditação. Decidiu que iria para um mosteiro.
SEJA! Automático Celinha Neme.
O ateu Colaboração do amigo Prof. Dr. Claudinê Paschoetto.
AS TRÊS ÁRVORES.
O que é, afinal, a vida?.
Reinvente-se Paulo Roberto Gaefke.
Eu tive que ACEITAR.
S E J A!.
A Fábula A Fábula é uma narrativa alegórica, geralmente curta, em prosa ou verso, na qual animais irracionais têm atos e atributos de seres humanos em.
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
Fogo.
Folclore Brasileiro.
AS TRÊS ÁRVORES.
Era uma vez 3 tracinhos – dois grandes e um pequenino – que se sentiam muito sozinhos.
Um exemplo inspirador. Um exemplo inspirador Para São Francisco de Assis, Deus era o pai de todos, de modo que não podia deixar de sentir-se irmão.
“O que tens de fazer, faze-o depressa”. (Jo 13.27b)
O Grilo e o Sapo.
AS TRÊS PARTES Fabiana e Giovana 3ªC.
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
"A árvore triste" Certa vez, existiu uma árvore que vivia sempre triste, porque de seus galhos jamais havia brotado uma flor.      Só folhas. Uma abelhinha.
Visagens by Luíz Fernando Liveira © Arte:. Um pio estridente troa, apavorante, de dentro do mato...canta o Arancoã! Um berro rouco, de um grave cortante,
professora Antonia O SER HUMANO PRECISA APRRENDER A PRESERVAR O MEIO EM QUE VIVE.
A verdadeira Páscoa 1 Coríntios 15:12-26.
Teste os seus conhecimentos sobre os gatos.
A lenda da noite Arutãna era um menino que vivia sonhando com a noite, pois alguém havia sumido com ela.
Mico-leão-dourado.
By Búzios Slides Caminhar no Bosque Automático.
Câmera! Imaginação! Criação. Erik Johanson Fotógrafo Sueco.
SOU MULHER QUE AMA QUE PARIU TRABALHOU LUTOU. SOU MULHER DESCANSADA AS VEZES ALVOROÇADA TÍMIDA.
COMO O CARVALHO.
“Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe.
Folclore Brasileiro Ana Letícia Nº03 4ºAno-a.
“Não posso resolver as coisas...”
Vitor da Silva de Melo Nº.29 4º.ano A
C a i p o r a ROLAGEM AUTOMÁTICA.
NAJA SLIDES SE EXISTE SAUDADE LETÍCIA THOMPSON MÚSICA: SUMMERTIME
Questionário 1. O que é a floresta? Uma área com muitas árvores e com muitos animais Uma área com muitas plantas Uma área com brinquedos.
Folclore brasileiro leonardo.
BRUNA HELENA Nº8 4°ano a professora :lia
EU dirijo teus passos By Búzios Slides Avanço automático dos slides – não clicar.
Renan Anselmo Siqueira n° 26
Nome.Julio 4ano A N20 Folclore brasileiro.
Vitor Jordan Souza Santos Sant,Ana Pro:Ordalía
Folclore Brasileiro Guilherme 4°ano A n°17.
O Nascimento de Jesus.
“Não posso resolver as coisas...”
Cidadania – 7ºD DIREITOS HUMANOS
TEIMOSIA (Pe. Irala sj) Grupo OPA
Escola Bíblica Dominical
Escola Bíblica Dominical
Folclore Brasileiro Jociany Rodrigues.
Naquela vila perdida na base da Serra do Tatu, o povo era simples e poucos eram alfabetizados e mesmo esses privilegiados não perdiam tempo com leituras,
Cansado de viver em sua fantasia pessoal na floresta e de ser o saci que todos conhecemos, fazendo estripulias e brincadeiras com os que ousam macular.
Transcrição da apresentação:

O CURUPIRS A função do curupira é proteger as árvores, plantas e animais das florestas. Seus alvos principais são os caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas de forma predatória

Para assustar os caçadores e lenhadores, o curupira emite sons e assovios agudos. Outra tática usada é a criação de imagens ilusórias e assustadoras para espantar os "inimigos da florestas". Dificilmente é localizado pelos caçadores, pois seus pés virados para trás servem para despistar os perseguidores, deixando rastros falsos pelas 

matas. Além disso, sua velocidade é surpreendente, sendo quase impossível um ser humano alcançá-lo numa corrida. De acordo com a lenda, ele adora descansar nas sombras das mangueiras. Costuma também levar crianças 

pequenas para morar com ele nas matas pequenas para morar com ele nas matas. Após encantar as crianças e ensinar os segredos da floresta, devolve os jovens para a família, após sete anos. Os contadores de lendas dizem que o curupira adora pregar peças naqueles que entram na floresta. Por meio de 

pequenas para morar com ele nas matas pequenas para morar com ele nas matas. Após encantar as crianças e ensinar os segredos da floresta, devolve os jovens para a família, após sete anos. Os contadores de lendas dizem que o curupira adora pregar peças naqueles que entram na floresta.

 Por meio de encantamentos e ilusões, ele deixa o visitante atordoado e perdido, sem saber o caminho de volta. O curupira fica observando e seguindo a pessoa, divertindo-se com o feito.