3º Encontro da família 2015 Escola Profissional São José Josi Paiva - Psicóloga.

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Transcrição da apresentação:

3º Encontro da família 2015 Escola Profissional São José Josi Paiva - Psicóloga

Relembrando a tarefa de casa...  Anotar três regras que seus filhos normalmente desobedecem.  Trazer no próximo encontro para discutir. Josi Paiva - Psicóloga

Consequências para comportamentos adequados (reforço) Conceito de Reforço: Consequência oferecida após um comportamento que aumentará a probabilidade deste ocorrer novamente. Reforçar significa valorizar o comportamento de uma pessoa, e isto aumenta as chances de que este mesmo comportamento se repita. REFORÇAR É A MELHOR MANEIRA DE EDUCAR, pois incentiva para o comportamento adequado. Josi Paiva - Psicóloga

Tipos de reforços 1. Sociais: São os elogios, abraços, beijos, sorrisos, um contato visual positivo, um bilhetinho afetuoso valorizando o comportamento positivo, ou contar casualmente alguma coisa boa que seu filho(a) fez para amigos ou pessoas da família quando ele(a) estiver por perto. Josi Paiva - Psicóloga

2. Atividades: permitir que a criança faça alguma atividade que goste, como por exemplo, jogar videogame por mais tempo, ou sair tomar um sorvete com amigos, jogar bola... Tipos de reforços Josi Paiva - Psicóloga

Tipos de reforços 3. Materiais: Estes devem ser usados com MUITO cuidado e só de vez em quando! Pode ser desde um bombom que a criança goste, brinquedo, roupa ou um lanche especial. Poderá ser usado um sistema de fichas ou pontos oferecidos a cada comportamento adequado e que depois poderão ser trocados por alguma coisa ou por uma atividade. Josi Paiva - Psicóloga

Importante!  É muito importante estar atento e descobrir o que é reforçador para a criança. O QUE É REFORÇADOR PARA UMA CRIANÇA PODE NÃO SER PARA OUTRA, e ainda, pode ser num dia e não no outro (não será reforçador no dia que tiver cansado, por exemplo).  Vale ressaltar que o esforço pode ser mais importante que o resultado, e é preciso valorizar isso! É mais interessante valorizar o tanto que criança estudou do que a nota que ela tirou na prova. Josi Paiva - Psicóloga

Tarefa de casa  Observar e anotar seis comportamentos de cada filho considerados inadequados.  Anotar por dois dias (no mínimo) quantas vezes “reforçou” comportamentos adequados de seu(a) filho(a), e como o fez. Observar como foi a reação dele (a). Josi Paiva - Psicóloga

Grata! Josi Paiva – Psicóloga