Foguetes e Satélites Caio B. G. C. Konstantin Tsiolkovsky - Russo. Os Nomes: Konstantin Tsiolkovsky - Russo. Hermann J. Oberth - Alemão. Robert.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Viagem no Sistema Solar
Advertisements

Medidas de Tempo Nunca se escreve 2,40 h para representar 2h e 40 min, pois as medidas de tempo não são decimais.
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
O Sistema Solar.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Exercícios Porcentagem.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
O SÉCULO XX Depois da conquista da Lua... O próximo passo lógico ... um outro desenvolvimento tecnológico Primeiro desenvolvimento humano.
Setor de Astronomia - CDCC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural -
20 ANOS DO ÔNIBUS ESPACIAL "Shuttle" ? em inglês: “Space Shuttle” lançadeira, que vai e vem transportador expressão: “Ônibus Espacial" Columbia.
Sistemas Planetários por: Eder Martioli O Sistema Solar do Século XIX 1 Estrela: Sol 8 PLANETAS: - Mercúrio - Vênus - Terra e Lua - Marte com 2.
Sessão Astronomia Especial MISSÃO LUA PARTE II - III.
Uma casa no céu Mercury (1961) Gemini (1965)
Corrida para o Espaço Parte1 : Do início à Lua Por Raphael Moraes.
Observatório do CDCC - USP/SC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural.
Por Aldo Loup (4) Vesta o Imagem do Telescópio Espacial Hubble o 500 km de diâmetro5.
Porque eles nunca estiveram aqui
Existe mesmo o tal “buraco” na camada de ozônio?
Cap. 4 – Energia para volume de controle
Constituição da Avaliação
Jogo da Tabuada 9 x 7 2 x 5 4 x 6 8 x 6.
LANÇAMENTO HORIZONTAL
FECHAMENTO INVENTÁRIO GERAL
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS

Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Regulamento FMTKD adaptado para Categorias Não-Oficiais
FRESULTANTE = Ec P = -Eg Fel = -Eel ENERGIA MECÂNICA
Órbitas e trajetórias De sondas espaciais Fonte:.
Sob aspectos astronáuticos
Por: Caio B. G. Carvalho Tamanho: 2,9m de extensão (antena maior). Peso: 258kg. Peso no lançamento (sonda mais foguete): kg. Velocidade final.
DA TERRA A SATURNO EM 7 ANOS INTRODUÇÃO JEAN DOMINIQUE CASSINI –Observou a falha nos anéis de Saturno CHRISTIAN HUYGENS –Descobriu os anéis de Saturno.
1 CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO REGIONAL – 2006 P Ó S-GRADUA Ç ÃO EM ECONOMIA Microeconomia I Prof.: Edson Domingues Cap í tulo II: Escolha.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
Análises altitude.
2 mols de gás hidrogênio contém: ( )4 moléculas ( ) 4 átomos ( ) 1,2 x 1024 moléculas ( ) 1,2 x 1024 átomos ( ) 6 x 1023 átomos ( ) 6 x 1023 moléculas.
Os números a seguir, representam as notas de
Observatório do CDCC - USP/SC
Sessão Astronomia Especial PARTE I - III Breve história da Astronáutica Dos primeiros sonhadores aos primeiros astronautas Por:Aldo Loup.
Apollo 11 Viagem a Lua.
Tema 2 – O Universo e a Terra
OPERAÇÕES COM CONJUNTO
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Estudo dos Gases Prof. Fabio Costa.
Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul AUDIÊNCIA PÚBLICA – 2010 REFERENTE AO 2º QUADRIMESTRE 2010 Janeiro à Agosto de Em atendimento ao § 4º do Artigo.
VOCÊ Marcos Paulo Andre Pedro Tiago R$ 100,00 de cada novo cadastro R$ 100,00.
Queda Livre e Lançamento Vertical
Exploração Espacial Jorge Hönel (CDCC-USP/SC).
APOIOS PEDAGÓGICO ACRESCIDO
Projeto Medindo minha escola.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DA TERRA E DO MAR CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
SISTEMA SOLAR Carregue numa tecla.
Localização da Terra no Universo
QUINTA FÍSICA ENERGIA MECÂNICA
UEPa – 1ª Fase – Resoluções 2014 Prof.:Marco Macêdo.
NOVAS TECNOLOGIAS E SISTEMAS
Satélite de Comunicação Sputnik
SATÉLITE SPUTNIK CURSO: Técnicas de Organização de Eventos Formador: Hélder Alvalade Formanda: Manuela Ramalho Data: 18/10/2010 Módulo: STC5-DR 3 Sociedade,
Militares Satélite de Comunicação Hoje em dia todos os satélites são colocados em órbita carregados por um foguete ou em um compartimento de uma nave.
Breve história da Astronáutica Dos primeiros sonhadores aos primeiros astronautas Por:Aldo Loup.
Vaivéns Foguetões Fatos Espaciais
Sondas pioneiras em ação Palestrante: Jéssica Cristina Ramos –
TELSTAR 1º SATÉLITE DE COMUNICAÇÃO PROGRAMA OPERACIONAL POTENCIAL HUMANO Co-financiado pelo FSE e Estado Português.
AS NOVAS FRONTEIRAS DA EXPLORAÇÃO
Astronáutica no Brasil Centro de Divulgação Científica e Cultural.
Transcrição da apresentação:

Foguetes e Satélites Caio B. G. C.

Konstantin Tsiolkovsky - Russo. Os Nomes: Konstantin Tsiolkovsky - Russo. Hermann J. Oberth - Alemão. Robert H. Goddard - Americano. Esse foram os principais responsáveis pelo desenvolvimento dos foguetes modernos, que permitiram, de fato, lançarmos algo ao espaço. Os três primeiros, da mesma época, são considerados os pais da astronáutica. Na verdade, cada um deles é considerado, sozinho, pai da astronáutica em seu país, mas é inegável que os três merecem os méritos, já que eles chegaram a praticamente as mesmas conclusões em suas pesquisas, sem no entanto se conhecerem, ou conhecerem a pesquisa um do outro. Entre as principais conclusões que eles chegaram estão: -Necessidade de se usar combustível líquido; -Necessidade de se usar estágios; -Os foguetes poderiam ser usados para vôos espaciais, conclusão que enfrentou muita resistência nos meios científicos formais da época; -Desenvolveram modelos parecidos de foguetes. Já Von Braun foi aluno de Oberth, e responsável pelo desenvolvimento do primeiro foguete capaz de sair, realmente, da atmosfera. Werhner Von Braun - Alemão.

Primeiras teorias sérias sobre vôos espaciais. Tsiolkovsky (1857-1935) Primeiras teorias sérias sobre vôos espaciais. Equação do foguete (1903). Russo, foi o primeiro a escrever teorias sérias sobre vôos espaciais. Foi o responsável pelo desenvolvimento da famosa (pelo menos entre os estudantes de ciências exatas) “equação do foguete de Tsiolkovsky”, equação básica para um foguete atingir o espaço, usada até hoje. No entanto, Tsiolkovsky era basicamente um teórico, não tendo construído nenhum protótipo, ou feito algum tipo de experiência, para provar suas teorias. Teórico.

Oberth (1894-1989) Divulgou a idéia de foguetes para vôos espaciais. Livro: “O Foguete no espaço interplanetário”. Alemão responsável por divulgar o foguete, como meio de se viajar no espaço, na Europa. Escreveu o livro citado, que obteve muito sucesso. No entanto, esse livro era baseado em uma tese de pós-graduação sua, que foi rejeitada. Com isso, ele desistiu de sua pos-graduação, dizendo que a forma de ensino estava ultrapassada e não olhava para o futuro, que, segundo ele, seria o uso de foguetes para viagens espaciais. Durante a Segunda Guerra mundial, trabalhou na equipe de seu aluno Von Braun no desenvolvimento de uma poderosa arma: o foguete V-2. Dentre os três pais da astronáutica, Oberth foi o único que viveu para ver a verdadeira evolução dos foguetes, podendo presenciar até a chegada do homem a lua. Desenvolvimento do V2.

Goddard (1882-1945) Construiu e testou (1926) o primeiro foguete que utilizou combustível líquido. Junto com os dois cientistas anteriores, esse americano também é considerado como o Pai da Astronáutica. Além das conclusões em comum, ele se destacou por desenvolver e testar suas idéias. Assim, ele construiu o primeiro foguete que utilizava combustível líquido da história. Goddard era o contrário de Tsiolkovsky: enquanto o russo desenvolvia teorias, Goddard desenvolvia e testava foguetes e componentes para que eles pudessem funcionar melhor, tendo morrido com mais de 200 patentes registradas em seu nome, entre modelos de foguetes e peças para esses. Mais de 200 patentes.

Primeiro foguete líquido a ser lançado na história, ao lado de seu criador, Robert Goddard. O foguete tinha seus motores no topo, e o tanque embaixo, sendo o combustível levado ao topo por duas mangueiras. O foguete subiu apenas 12 metros, e atingiu uma distância de apenas 56 metros, mas o mais importante: ele voou! E atingiu uma velocidade de aproximadamente 100 km/h.

Von Braun (1912-1977) Aluno de Oberth. Principal responsável pelo desenvolvimento do V2. Alemão, aluno de Oberth, foi o principal responsável pelo desenvolvimento do V-2, o primeiro foguete com capacidade para sair da atmosfera. Na verdade, Von Braun chegou a ser preso por estar usando os recursos que o governo alemão dava para outros fins: Von Braun queria construir foguetes espaciais, e não armas. No entanto, ele foi logo solto, pois os alemão perceberam que ele era essencial ao projeto dos V-2. Assim, ele foi obrigado a colaborar na construção do V-2. Com o fim da guerra, ele e sua equipe passaram a colaborar no projeto espacial americano, desenvolvendo foguetes nos EUA, pois eram prisioneiros de guerra dos americanos. Desenvolvimento da série Saturno: foguetes confiáveis.

Von Braun ao lado de uma das turbinas de um foguete da série Saturno, desenvolvido já nos EUA.

Primeiro foguete capaz de sair da atmosfera. V-2 (1942-1952) Primeiro foguete capaz de sair da atmosfera. Usado como arma na II Guerra.

V-2 com um foguete acoplado. WAC Corporal - foguete científico. O uso de estágios Bumper: 1948 V-2 com um foguete acoplado. WAC Corporal - foguete científico.

Ínicio do desenvolvimento: 1950 R-7 1957 Ínicio do desenvolvimento: 1950

Sputnik 1957

Explorer 1958

Corona 1958 (KH-1) 1º projeto IMINT.

Atlas 1957 Massa: 100 a 500 ton. Altura: 20 a 60 m. Desenvolvido desde 1951. John Glenn (Projeto Mercury). Mariner a Vênus e Marte (Agena). Pioneer, Surveyor (Centauro).

Atlas V Atlas IIAS Lançamento de satélite de Interior do foguete. comunicação.

Titan 1959 Massa: 100 a 880 ton. Altura: 31 a 51m. Ínicio do projeto: 1955. Lançaram as naves do Projeto Gemini. Voyagers e Vikings. Maior foguete não-reutilizável americano (Titan IV).

1960 Vostok Molniya

Tiros 1960

Telstar 1962 Televisão. Massa: 78 kg.

Relay 1962 Comunicação. Massa: 78 kg. Vida: 2 anos.

1º satélite Geoestacionário. Syncom 2 1963 1º satélite Geoestacionário. Massa: 39 kg

Proton 1965 Família UR. Massa: 595 ton. 711 ton. Altura: 39 m. 59m.

Soyuz 1966 Massa: 308 ton. Altura: 45 m.

Saturno V 1967

Long March 1970 Massa: 81 ton. 464 ton. Altura: 30 m. 62m.

Pesquisa de recursos naturais. Landsat 1972 Pesquisa de recursos naturais. Massa: 910 kg. Comprimento: 3 m.

1º satélite de monitoramento da camada de ozônio. Nimbus-7 1978 1º satélite de monitoramento da camada de ozônio. Massa: 965 kg.

Navegação. Operacional em 1989. Navstar 1978 GPS Navegação. Operacional em 1989. Massa: 400 kg. (teste) 1 ton (operacional).

Ariane 1 1979 Massa: 207 ton. 339ton. Altura: 59 m. 53m.

Brasilsat

Ônibus Espacial 1981 Massa: 2000 ton. Altura: 56 m.

Buran: Ônibus Espacial russo. Energia 1988 Buran: Ônibus Espacial russo. Massa: 2500 ton. 1000 ton. Altura: 49m. 24m.

Angara Em desenvolvimento. Massa: 624 ton. Altura: 49m.

Hubble 1990

Boeing 702 Massa: 5200 kg. Comprimento: 40,9 m.

Acabou!!