Nome: Bianca Araújo Série do integral: 5º ano Professora: Cristiane

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TCC: Monografia e/ou Artigo
Advertisements

Como a literatura nos ajuda a entender melhor a nós mesmos?
" Conquistar a felicidade "
Do sonho Aos Ares.
Teatro de Dedoches Tema: Sítio do Pica Pau Amarelo
Modo Indicativo e Subjuntivo
Memórias de um Sargento de Milícias
Literatura Informativa
índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos.
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
Para dirigir ou participar de uma sessão de negócios na organização MR, você precisa conhecer algumas regras parlamentares. Vamos conhecer as principais.
Origem e desenvolvimento da crônica
Simone Braz Ferreira Gontijo
Uma linda idéia á ser imitada......
Uma linda ideia a ser imitada...
ESCRITORAS BRASILEIRAS
Quem já me conhece um pouco sabe que eu sou um grande amigo do livro
BRASÍLIA Colégio Maria Imaculada - SP Feira das Nações 2012
IDÉIAS SOBRE BELEZA Marcial Salaverry. IDÉIAS SOBRE BELEZA Marcial Salaverry.
Monteiro Lobato Nome: Carolina Grazielle Série do integral: 3º ano
Nome: Richard Série do integral: 5º ano Professora: Cris
Nome: Rubens Série do integral: 4º ano Professora: Cris
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE 2012
Quando a prisão vai além das grades Ligue o Som Patrícia Regina Alves.
Monteiro Lobato Algumas observações.
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
E.E. Leontino A. Oliveira ALUNOS: Bruna, Caroline, Izadora e Lucas
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
A PÍLULA FALANTE MONTEIRO LOBATO 18 DE ABRIL.
Nome: Thiago Série do integral: 3°ano Professora: Cristiane
Eça de queiros.
Trabalho de: Licínia Gomes Título do livro:
Diário e Blog.
Colégio Estadual Augusto Meyer
Ponto de partida Capítulo 3
Eu sou um poeta.
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
Por: Lucas Jose borba continentino
Nome: Guilherme Série do integral: 5º ano
Tema: sou um poeta.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Leitura Estiloja.com.
SITUAÇÕES.
As marcas ideológicas dos textos
Eu sou o poeta.
Nome: Gustavo Radica Série do integral: 3º ano Professora: Cristiane
Nome: Maria Eduarda Série do integral: 3º ano Professora: Cris
Nome: KAICK ARAUJO DE LUNA Série do integral: 3º ANO Professora: CRIS
Ambiente da biblioteca
Particularidades Gramaticais Aula 1
Nome: Letícia de Deus Série do integral: 4º ano Professora: Cristiane
Biografia José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 – São Paulo, 4 de julho de 1948)1 foi um dos mais influentes escritores brasileiros.
Monteiro Lobato Nome: Marcello Curi Série do integral: 3º ano Professora: Cris.
Literaturas de Expressão Portuguesa. Prof. Me. Ivo Di Camargo Jr.
Nome: Lara Série do integral: 4º ano Professora: Cris.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Abandone essa ideia de mudar o mundo…
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
Monteiro Lobato Nome: Anna Clara Série do integral: 4° ano Professora: Cris.
Nome: Carla Aryel Série do integral: 4°ano Professora: Cristiane
David Hume (1711–1776).
Nome: Ana Caroline Série do integral: 3º ano Professora: Cristiane.
RELAÇÕES ENTRE IDEIAS E DADOS DE FATO
Nome: Kauan Série do integral: 4º Professora: Cris
CHICO XAVIER - LUZ DO SÉCULO - Chico Xavier no dia 08 de Julho de 1927 aos 17 anos recebia a sua primeira mensagem psicografada do mundo espiritual.
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
BIOGRAFIA DE MONTEIRO LOBATO
A Crise Paradigmática da Ciência segundo Boaventura Sousa dos Santos Athais Goulart Furtado – Estudante de Biblioteconomia e Ciência da Informação na UFSCar.
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Transcrição da apresentação:

Nome: Bianca Araújo Série do integral: 5º ano Professora: Cristiane Monteiro Lobato Nome: Bianca Araújo Série do integral: 5º ano Professora: Cristiane

Monteiro Lobato biografia Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel ("Contos da Carochinha") da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Pica pau Amarelo (1939).

Imagens

Músicas Marmelada de banana Bananada de goiaba Goiabada de marmelo Sítio do Pica-pau Amarelo (bis) Boneca de pano é gente Sabugo de milho é gente O sol nascente é tão belo Sítio do Pica-pau Amarelo (bis) Rios de prata piratas Voo sideral na mata Universo paralelo Sítio do Pica-pau Amarelo (bis) No país da fantasia Num estado de euforia Cidade Polichinelo Sítio do Pica-pau Amarelo

Livros

Resumo do livro O livro inicia-se com Emília, a boneca falante, resolvendo escrever suas memórias e relatando essa ideia a Dona Benta, avó de Narizinho e Pedrinho. Ao ouvir a pretensão de Emília, Dona Benta indaga a boneca se esta sabia o significado de memórias. A partir daí as duas envolvem-se em uma divagação acerca do que seria verdade e o que seria mentira, partindo do pressuposto de que os autores de memórias mentem para que elas fiquem mais interessantes, e concluem que “verdade é uma espécie de mentira bem pregada, das que ninguém desconfia”. Percebe-se aí uma crítica à sociedade como um todo, baseada em mentiras e interesses, tão comuns na época quanto o são hoje. A boneca é uma espécie de encarnação da antimentira, pois em nenhum momento aceita não falar a verdade, chegando muitas vezes a parecer mal-educada ou rude por dizer o que pensa. Emília não liga para as conveniências, fala aquilo que lhe vem à cabeça, sem medo de ofender. Pode-se até discutir a forma como certas verdades devem ser faladas, mas não se pode negar que a boneca fala o que muitas pessoas pensam. Excetuam-se os casos em que ela transmite certas ideias preconceituosas a nosso olhar de hoje, porém, como se sabe, tais perspectivas devem ser inseridas no universo ideológico da época e contrastadas com outras mais avançadas em relação ao seu tempo (como o próprio comportamento questionador e irreverente da boneca). Tais perspectivas – ideologicamente aceitáveis ou não – podem ser utilizadas para mostrar aos alunos a historicidade e a efemeridade das ideias, ou seja, é um reflexo do pensamento da época em que o livro foi escrito e, portanto, aquilo que se apresenta preconceituoso é fruto da época e deve ser ultrapassado.