Aldemir Martins O artista plástico Aldemir Martins nasceu em Ingazeiras, no Vale do Cariri, Ceará em 8 de novembro de 1922. A sua vasta obra, importantíssima.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vera Maria Pereira História da Arte
Advertisements

A Linguagem da Pintura.
8ª série/9° ano ARTE Prof. Juliana Sena
Quebra de particularidade
PORTINARI ARTE BRASILEIRA.
A representação da Paisagem Natural
processos de impressão
Estética – Siron Franco
Indaiatuba - Disciplina de Filosofia
Fundamentos da Linguagem Visual
Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.
Anita Malfatti Di Cavalcanti Cândido Portinari Tarsila do Amaral
Eduardo Lima Clique.
O Impressionismo.
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
A Semana da Arte Moderna
Arte Moderna – Brasil Turmas: 181, 182 e 183
O Expressionismo Brasileiro, segundo Anita Malfati
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
Denise Mizrahi em: Minha mente em cores ....
Ermínio Francisco de Souza
António Luciano António Coimbra
Cultura Portuguesa das Artes no séc. XIX/XX
.: Concretismo MODERNISMO
Referencias Curriculares Nacionais
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
Por que se desenha.
Cícero Dias.
Charters d'Azevedo cd.
MIGUEL DOS SANTOS "Miguel dos Santos (1944) nasceu em Caruaru-PE mas desde 1960 reside em João Pessoa no estado da Paraíba onde possui ateliê. O versátil.
Metodologia do Ensino de Arte
Elementos Visuais.
A ARTE NAÏF A ARTE NAÏF.
Nomes: Milena, Náthali e Raíssa Turma:81 Componente Curricular: Artes
Como fazer a leitura de obra de arte?
A Arte de Beryl Cook Beryl Cook nascida em Inglaterra, no ano de 1926, autodidata por natureza; amante da pintura e do desenho, apaixonada pelo teatro.
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
Em 1953 Erbo Stenzel produz seu trabalho mais conhecido: o monumento que comemora o primeiro centenário de emancipação política do Paraná. O conjunto,
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
Primeira geração moderna
ACADÊMICA BOLSISTA: CERENA BONOMINI
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Formadora: Janaína Lapuente
A escultura e pintura neoclássica em Portugal
JESUS VÊ A SUA IGREJA JESUS VÊ A SUA IGREJA
Anos 80 Os artistas que se descaram nos anos 80 se expressaram através dos meios consagrados: pintura, desenho, gravura e escultura, caracterizando uma.
Nome: Carolina, Jaine Turma: 2A
Falando sobre Arte… 1. Arte na Pré-História.
EMEB. ESTUDANTE FLAMÍNIO ARAÚJO DE CASTRO RANGEL
FALANDO SOBRE ARTE Construção de um glossário ilustrado
…um pintor que se chamava…
Henri Matisse 31/12/1869 – 03/11/1954.
PABLO PICASSO.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Aldemir Martins.
As quatro estações Por Denise S. Franque.
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
.: INSTALAÇÃO PÓS-MODERNISMO Surgiu na década de 60
A área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias compreende o conjunto de conhecimentos trabalhados na escola nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa.
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba Disciplina de Filosofia “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007” Nome:Número3ºG Douglas09 Guilherme14.
Barroco Mineiro Quais os seus principais artistas?
ALL STAR & MONET.
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
Eu nasci Ana! Amo a arte e uso a pintura para falar do mundo!
SURREALISMO. Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento.
Educação Visual e Tecnológica Elementos Visuais da Forma
Transcrição da apresentação:

Aldemir Martins O artista plástico Aldemir Martins nasceu em Ingazeiras, no Vale do Cariri, Ceará em 8 de novembro de 1922. A sua vasta obra, importantíssima para o panorama das artes plásticas no Brasil, pela qualidade técnica e por interpretar o “ser” brasileiro, carrega a marca da paisagem e do homem do nordeste.

Aldemir Martins Freqüentou e estimulou o meio artístico no Ceará, participou da criação do Grupo ARTYS e da SCAP – Sociedade Cearense de Artistas Plásticos, junto com outros pintores, como Mário Barata, Antonio Bandeira e João Siqueira.

Aldemir Martins De espírito inquieto, o gosto pela experiência de viajar e conhecer outras paragens é marca do pintor, apaixonado que é pelo interior do Brasil. Em 1960/61, Aldemir Martins morou em Roma, para logo retornar ao Brasil definitivamente. O artista participou de diversas exposições, no país e no exterior, revelando produção artística intensa e fecunda. Sua técnica passeia por várias formas de expressão, compreendendo a pintura, gravura, desenho, cerâmica e escultura em diferentes suportes. Aldemir Martins não recusa a inovação e não limita sua obra, surpreendendo pela constante experimentação: o artista trabalhou com os mais diferentes tipos de superfície, de pequenas madeiras para caixas de charuto, papéis de carta, cartões, telas de linho, de juta e tecidos variados.

Aldemir Martins Aldemir Martins pode ser definido como um artista brasileiro por excelência Seus traços fortes e tons vibrantes imprimem vitalidade e força à sua produção que a fazem inconfundível e, mais do que isso, significativa para um povo que se percebe em suas pinturas e desenhos, sempre de forma a reelaborar suas representações. A natureza e a gente do Brasil são seus temas mais presentes, pintados e compreendidos através da intuição e da memória afetiva. Nos desenhos de cangaceiros, nos seus peixes, galos, cavalos, nas paisagens, frutas e até na sua série de gatos, transparece uma brasilidade sem culpa que extrapola o eixo temático e alcança as cores, as luzes, os traços e telas de uma cultura. Por isso mesmo, Aldemir é sem dúvida um dos artistas mais conhecidos e mais próximos do seu povo, transitando entre o meio artístico e o leigo e quebrando barreiras que não podem mesmo limitar um artista que é a própria expressão de uma coletividade. Falece aos 83 anos, no Hospital São Luís em São Paulo.

Aldemir Martins

Aldemir Martins

Aldemir Martins

Aldemir Martins

Aldemir Martins

Aldemir Martins