Organização Pan-Americana de Saúde Centro Panamericano de Febre Aftosa PANAFTOSA – OPAS/OMS Organização Pan-Americana da Saúde Saúde Pública Veterinária.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Espaço Confinado  Processo/Sistema de Autorização
Advertisements

Espaço Confinado  Vigia
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
BIOSSEGURANÇA.
Pérfuro-cortantes. Pérfuro-cortantes O que são Pérfuro-cortantes? Todo material que possa provocar cortes ou perfurações.
Orientações Básicas de Segurança
Capote e luvas cirúrgicas aula 4
UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí
Técnica asséptica Graduação em Biotecnologia
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
BIOSSEGURANÇA Prof. Ricardo Goulart UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
PRIMEIRA RESPOSTA DE ATENDIMENTO
ISOLAMENTO.
Segurança Alimentar Profª: Bruna Gratão.
Região da Calha do Rio Amazonas Brasil – Projeto Auditoria
Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Aprenda a utilizar o Shiva PASSO A PASSO. Passo_1 INSTALANDO O APARELHO VOCÊ PODE DEIXÁ-LO SOBRE BANCADAS DE APOIO.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
Manual de Segurança para PONTES ROLANTES
BRIGADA DE INCÊNDIO “A atuação da brigada de incêndio define as conseqüências que um princípio de fogo irá causar: um simples registro de incidente ou.
VIGILÂNCIA Alessandra de L. Alves Fernanda Prado Giovanni Pegoraro
Higiene e Saúde dos Manipuladores
Desenvolver um plano de Supervisão de Apoio no Âmbito da componente de Qualidade de Dados MEASURE Evaluation.
Conceito Legal Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de.
ANTONIO VLADIMIR VIEIRA
BIOSSEGURANÇA LABORATORIAL
BIOSSEGURANÇA Prof. Dr: Levy Rei de França.
Estagiárias: Ana Gabriela Andréa Mônica
BIOSSEGURANÇA com ênfase na RDC ANVISA 302
Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios
PROFESSORA: PAULINA A.M.PEREIRA
Prof. Adinan Mendonça AULA 2 – MÁQUINAS EQUIPAMENTOS 1
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí
Procedimento Padrão de Higiene
Biossegurança em Odontologia
Operação do EVS.
Instrutor: Objetivos:.
Segurança Ocupacional
HIGIENIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS
Sempre manter os produtos sob temperatura adequada.
Plano Estadual de Emergência – Ebola e Malária. . A Comissão de Emergência Sanitária, reunida em Genebra nos dias 6 e 7 de agosto de 2014, foi, segundo.
USO DE AGROTÓXICOS DE ACORDO COM A LEI
Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)
Preparo ou Montagem da sala para cirurgia
Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS)
Universidade Federal de Santa Catarina
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Operação do EVS.
DSSQV - DIALOGO DE SEGURANÇA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Níveis de biossegurança
Gerenciamento de resíduos: resíduos hospitalares
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
Química do Petróleo II Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.
Plano de Contingência de Saúde Pública de Portos
Tecnologia Farmacêutica e de Cosméticos
ESTOMATITE VESICULAR Nome do Palestrante:_________________
transporte e armazenamento
Formadora: Ana Filipa Caetano
IMUNIZAÇÃO Profª Adriana Amaral.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Saúde do Manipulador de Alimentos
Limpeza de Caixa d’água
PLANEJAMENTO.
AGROTÓXICOS - USO, ARMAZENAMENTO E MEDIDAS DE SEGURANÇA
HIGIENE PESSOAL DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA
Cód.: PIM-TDPS-HS-0044-Rev.02 UHE Belo Monte - Sítio Pimental.: 0 Nº 262 Segunda-feira PREVENÇÃO APR – ANALISE DE RISCO APR – ANALISE DE RISCO Nº 94 Terça-feira.
CURSO SOBRE HIGIENE PESSOAL
Prevenção de doenças e acidentes de trabalho
Transcrição da apresentação:

Organização Pan-Americana de Saúde Centro Panamericano de Febre Aftosa PANAFTOSA – OPAS/OMS Organização Pan-Americana da Saúde Saúde Pública Veterinária Centro Pan-Americano de Febre Aftosa Escritório Regional da Organização Mundial da Saúde EMERGÊNCIA SANITÁRIA Ações de Biossegurança Curso de Emergência Sanitária para Executores Estação Quarentenária de Cananéia - EQC Cananéia, SP - 22 a 26 de junho de 2009 EMERGÊNCIA SANITÁRIA Ações de Biossegurança Curso de Emergência Sanitária para Executores Estação Quarentenária de Cananéia - EQC Cananéia, SP - 22 a 26 de junho de 2009

Organização Pan-Americana da Saúde Centro Pan-Americano de Febre Aftosa PANAFTOSA – OPAS/OMS AÇÕES DE BIOSSEGURANÇA  PROVIDENCIAR a identificação de todo o pessoal que desenvolve tarefas na emergência, por meio de cartões individuais que permitam a identificação por áreas de trabalho, visitas, equipes especiais (ex.: auditores).  EVITAR que, através do movimento de pessoas e veículos da emergência, se transporte o vírus, verificando se estão tomando todas as medidas higiênicas necessárias.  PROVIDENCIAR a identificação de todo o pessoal que desenvolve tarefas na emergência, por meio de cartões individuais que permitam a identificação por áreas de trabalho, visitas, equipes especiais (ex.: auditores).  EVITAR que, através do movimento de pessoas e veículos da emergência, se transporte o vírus, verificando se estão tomando todas as medidas higiênicas necessárias.

Organização Pan-Americana da Saúde Centro Pan-Americano de Febre Aftosa PANAFTOSA – OPAS/OMS AÇÕES DE BIOSSEGURANÇA  VERIFICAR se os equipamentos utilizados para inspeção são objetos descartáveis ou possam ser desinfetados entre uma propriedade e outra.  DISPOR de macacões descartáveis. Na impossibilidade do uso de descartáveis, dispor de lavagem e desinfecção diariamente.  VERIFICAR se os equipamentos utilizados para inspeção são objetos descartáveis ou possam ser desinfetados entre uma propriedade e outra.  DISPOR de macacões descartáveis. Na impossibilidade do uso de descartáveis, dispor de lavagem e desinfecção diariamente.

Organização Pan-Americana da Saúde Centro Pan-Americano de Febre Aftosa PANAFTOSA – OPAS/OMS AÇÕES DE BIOSSEGURANÇA  DISPOR de equipamentos impermeáveis de proteção para chuvas, que permitam sua fácil lavagem e desinfecção entre propriedades. As luvas devem ser duras, de borracha e preferencialmente descartáveis. Se tiverem aberturas, deve-se descartá-las.  VERIFICAR se as botas de borracha são altas. Serão escovadas e desinfetadas rigorosamente antes de serem utilizadas entre uma propriedade e outra.  EXIGIR que o pessoal de inspeção esteja provido de touca protetora e máscara.  DISPOR de equipamentos impermeáveis de proteção para chuvas, que permitam sua fácil lavagem e desinfecção entre propriedades. As luvas devem ser duras, de borracha e preferencialmente descartáveis. Se tiverem aberturas, deve-se descartá-las.  VERIFICAR se as botas de borracha são altas. Serão escovadas e desinfetadas rigorosamente antes de serem utilizadas entre uma propriedade e outra.  EXIGIR que o pessoal de inspeção esteja provido de touca protetora e máscara.

Organização Pan-Americana da Saúde Centro Pan-Americano de Febre Aftosa PANAFTOSA – OPAS/OMS AÇÕES DE BIOSSEGURANÇA  VERIFICAR se estão em operação todos os equipamentos de desinfecção no Centro de Operações da Emergência e dar apoio às estruturas em campo.  EXIGIR que realizem a lavagem e desinfecção diariamente de todos os veículos que efetuem as tarefas de campo e os que determinem a chefia de operações de emergência.  EXIGIR que realizem a lavagem e esterilização de jalecos, roupas de borracha, botas e outras, diariamente.  VERIFICAR se estão em operação todos os equipamentos de desinfecção no Centro de Operações da Emergência e dar apoio às estruturas em campo.  EXIGIR que realizem a lavagem e desinfecção diariamente de todos os veículos que efetuem as tarefas de campo e os que determinem a chefia de operações de emergência.  EXIGIR que realizem a lavagem e esterilização de jalecos, roupas de borracha, botas e outras, diariamente.

Organização Pan-Americana da Saúde Centro Pan-Americano de Febre Aftosa PANAFTOSA – OPAS/OMS AÇÕES DE BIOSSEGURANÇA  MANTER um registro das disposições realizadas pela chefatura em relação aos funcionários que tenham realizado tarefas no campo.  LEVAR o registro completo de todos os equipamentos de atenção em focos (equipamentos de chuva, botas, equipamentos descartáveis, botas de borracha, botas descartáveis, luvas, máscaras, etc.), de forma que nunca faltem.  MANTER um registro das disposições realizadas pela chefatura em relação aos funcionários que tenham realizado tarefas no campo.  LEVAR o registro completo de todos os equipamentos de atenção em focos (equipamentos de chuva, botas, equipamentos descartáveis, botas de borracha, botas descartáveis, luvas, máscaras, etc.), de forma que nunca faltem.

Organização Pan-Americana da Saúde Centro Pan-Americano de Febre Aftosa PANAFTOSA – OPAS/OMS AÇÕES DE BIOSSEGURANÇA  ASSEGURAR no Centro de Operações que o material com agentes potencialmente perigosos seja tratado e acondicionado de maneira que não represente risco de difusão de vírus e não danifique o meio ambiente.  VIGIAR as condições de biossegurança no centro operativo e apoiar as equipes de campo.  PREVER o uso de uma câmara de desinfecção para a descontaminação de material procedente do campo.  ASSEGURAR no Centro de Operações que o material com agentes potencialmente perigosos seja tratado e acondicionado de maneira que não represente risco de difusão de vírus e não danifique o meio ambiente.  VIGIAR as condições de biossegurança no centro operativo e apoiar as equipes de campo.  PREVER o uso de uma câmara de desinfecção para a descontaminação de material procedente do campo.

Organização Pan-Americana da Saúde Centro Pan-Americano de Febre Aftosa PANAFTOSA – OPAS/OMS AÇÕES DE BIOSSEGURANÇA  TERMINADA cada jornada de trabalho, verificar que o pessoal de inspeção deverá banhar-se, lavar o cabelo e trocar de roupa.  FAZER uma lista dos funcionários que, por causa do contato com vírus, ficam impedidos de cumprir funções de campo com animais suscetíveis por 72 horas.  TERMINADA cada jornada de trabalho, verificar que o pessoal de inspeção deverá banhar-se, lavar o cabelo e trocar de roupa.  FAZER uma lista dos funcionários que, por causa do contato com vírus, ficam impedidos de cumprir funções de campo com animais suscetíveis por 72 horas.

Organização Pan-Americana de Saúde Centro Panamericano de Febre Aftosa PANAFTOSA – OPAS/OMS Saúde Pública Veterinária Centro Pan-Americano de Febre Aftosa – OPAS/OMS Obrigado por sua atenção