Repositório Acción E/LE Passado, Presente, Futuro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Patrícia da Silva Campelo Costa, Eliseo Berni Reategui
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO GRADUAÇÃO: BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: ACESSO A FONTES DE INFORMAÇÃO AO MEIO DIGITAL.
Programa NAP de extensão CREALI – Centro de Recursos para Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa I Jornada de Extensão UEL/UENP de novembro de 2010.
A elaboração de tutoriais em formato de vídeo
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
O papel das entidades na valorização do profissional : Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia – SOBRAFO Mario Jorge Sobreira, MSc Diretor Técnico.
Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem
1 / 38 AVALIAÇÃO DE UM PROCESSO E SOFTWARE PARA A PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DE ENSINO Foz do Iguaçu, 02 de Setembro de Luciete Basto de Andrade Albuquerque.
Maio / 2006.
Fundação Roberto Marinho
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Sistema para Criação e Testes de Modelos Formais
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Graduação: Biblioteconomia Disciplina: Acesso a Fontes de Informação ao Meio Digital.
Projecto SciELO Portugal Isabel Soares Carneiro - coordenadora do projecto Cristiana Agapito Helena Hagatong Susana Clemente Conferência sobre.
Julio Alberto Nitzke e Mara Lucia Carneiro Materiais didáticos digitais (Edital UFRGS EAD 13)
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
Audioteca Virtual Hispânica: Repositório Acessível
Desafios e oportunidades do EAD
Referências.
Referências.
Título do Projeto Equipe Disciplina: Fundamentos em Sistemas de Informação Professora: Avanilde Kemczinski Joinville - SC, mês de ano.
Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior –PIBIC
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
Núcleo de Aprendizagem Virtual atividades e linhas de pesquisa
IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
Projecto Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém CIDTFF da Universidade de Aveiro 2ºCiclo Educação e Comunicação Multimédia.
Portal Educacional Clickideia 4ª Capacitação Professores Coordenadores 25/08/2011 – Auditório FATEC.
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2010
20 anos produzindo software educacional: uma visão retrospectiva
Bacharelado em Administração
Reunião de Professores(as) de LEM 26/03/13
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
TIL º Workshop em Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana Edição Atual e Histórico do Evento 5 e 6 de Julho Rio de Janeiro-RJ XXVII Congresso.
Novas Funções dos Professores de EAD
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
A Educação a Distância é possível?
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Recursos educacionais abertos como objetos de aprendizagem
Portal Educacional Clickideia
TENDÊNCIAS DE ESPAÇOS DE FORMAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COM O USO DA WEB Patricia Thoma Eltz Dra. Patricia Brandalise Scherer Bassani – Prof. Orientadora.
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
As avaliações e bases de dados do INEP
Contribuições para uma Aprendizagem Ativa e Colaborativa: relato de experiência em EaD Miguel Damasco.
Alan Ricardo COSTA Prof.ª Ms. Vanessa Ribas FIALHO O PROFESSOR DE E/LE: BUSCAS E POSSIBILIDADES NA INTERNET.
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
​ Teaching and Learning SignWriting in an online course: the experience of the teacher and the Students.
Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ
REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EAD Curitiba, 06 de Outubro de 2014 Anderon Makioseck Cecília de Souza Pestana Luís Fernando Lopes.
A dispor de uma comunidade educacional. Centro Estadual de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial (Av. ACM, 755 – Malhado.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Artes e Letras (CAL) Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) Programa Especial de Incentivo à.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM – MESTRADO RAQUEL BAMBIRRA ELANE AVELAR LANA 08/11/2013.
Denise de Oliveira Teixeira Graduação em Fonoaudiologia, ; Mestrado em Distúrbios da Comunicação, ; Professora do Curso.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho.
Metodologia do ensino de línguas Claudete Araujo Renata Silveira
TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS.
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
Repositório Acción E/LE Passado, Presente, Futuro
Transcrição da apresentação:

Repositório Acción E/LE Passado, Presente, Futuro Alan Ricardo Costa Adilson Fernandes Gomes

O projeto www.ufsm.br/accionele Mapeando os recursos didáticos da Internet para o ensino de E/LE – Construindo um repositório. www.ufsm.br/accionele Registro n° 026218 (GAP/CAL – UFSM) Financiamento do Programa Especial de Incentivo à Pesquisa para o Servidor Mestre (PEIPSM) 2010 – 2011

Quem somos? Vanessa Fialho Marcus Fontana Émile Lopes, Daiana Sampaio, Adilson F. Gomes, Alan Ricardo Costa, Juliana I. Culau, Geison Oliveira, Clarisse de Sá

Objetivos Apresentar o repositório Acción E/LE. Resgatar os passos já cumpridos para a concretização do site. Apontar metas futuras propostas pelos pesquisadores envolvidos no projeto.

O início: revisão de literatura O passado: 2010 O início: revisão de literatura www.leffa.pro.br www.veramenezes.com Leffa (2005); Paiva (2008); Coutinho e Bottentuit Júnior (2007); Veen e Vrakking (2009); Vetromille-Castro (2003)...

Levantamento de 33 taxionomias (categorias) de recursos gratuitos da Internet: Actividades impresas; Actividades online; Asociaciones de profesores; Bibliotecas virtuales y E-Books; Blogs; Buscadores; Chats; Cursos gratuitos; Diccionarios y Conjugadores; Enciclopedias; Foros, Listas de discusión y Grupos de E/LE; Gramáticas; Herramientas de autoría; Herramientas de webconferencia...

O presente: 2011 Tutoriais em PdF

Organização e revisão dos recursos

Exemplo: http://w3.ufsm.br/accionele/ebook.htm

Lantof (2001), Leffa (2005) e Wertsch (1999). Teoria da Atividade Sujeito Objeto Ferramenta Lantof (2001), Leffa (2005) e Wertsch (1999).

Trabalhos por concluir em 2011 Terminar de publicar as taxonomias no site; Dar seguimento aos tutoriais em PdF; Publicar os tutoriais; Divulgar o repositório.

Assecibilização do site: O futuro: 2012 Assecibilização do site: Parceria com o projeto Para Além da Visão: um estudo do processo de ensino-aprendizagem de língua espanhola em EaD para deficientes visuais, coordenado pelo professor Marcus Fontana.

Objetivo futuro: “Colabore conosco” Colaboração na Web Objetivo futuro: “Colabore conosco” Avisos sobre recursos indisponíveis Sugestões de novos recursos Dúvidas e questionamentos

Outras futuras atividades Tutoriais multimodais? Em vídeos? Confecção de objetos de aprendizagem com os recursos do repositório? Constante manutenção, atualização e divulgação do repositório?

Apoio

Publicações Artigos publicados: Em periódicos: 4. Trabalhos publicados em anais de congressos: Trabalhos completos: 4. Resumos expandidos: 1. Resumos: 6. Cursos de curta duração ministrados: Minicursos: 1. Apresentações de trabalhos: Comunicação oral: 7. Pôster: 3.

Referências COUTINHO, Clara P.; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Blog e Wiki: os futuros professores e as ferramentas da Web 2.0. In: IX Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE 2007), Porto - Portugal: Instituto Politécnico do Porto, p. 199-204. 2007. LANTOF, J. P. (2001) Introducing Sociocultural Theory. In: Lantof, J. P. Sociocultural Theory and second language learning. Oxford University press. LEFFA, V. J. Aprendizagem mediada por computador à luz da Teoria da Atividade. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 3, n. 1, p. 21-30, 2005. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/aprendizagem_mediada_computador.pdf. Acesso em 10 de julho de 2011. VETROMILLE-CASTRO, R. A usabilidade e a elaboração de materiais para o ensino de inglês mediado por computador. Rev. Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 3, n. 2, 2003. Disponível em http://www.letras.ufmg.br/rbla/2003_2/01Rafael.pdf. Acesso em 26 de dezembro de 2010. VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo Zapiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009. WERTSCH, J. V. Propiedades de la acción mediada. In La mente en acción. Buenos Aires: Aique, 1999.

Obrigado www.ufsm.br/accionele Alan Ricardo Costa alan.dan.ricardo@gmail.com Adilson Gomes Fernandes adilson.fernandesgomes@gmail.com