Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMikaela Hiza Alterado mais de 10 anos atrás
1
Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior –PIBIC
2
A transformação operada no Livro Didático à luz dos gêneros digitais
Cynthia Fernanda da Silva e Sousa Pacífico Lucivânio Santana da Silva
3
APRESENTAÇÃO PROJETO DE PESQUISA PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
INÍCIO: junho 2006 DURAÇÃO: doze meses PALAVRAS CHAVE: textos – suporte textual – gêneros textuais digitais – livro didático ÁREA: Lingüística ORIENTADORA: Giselda S. Costa
4
OBJETIVOS: Conhecer e refletir sobre diferentes concepções de texto, gêneros textuais e tipos textuais; gêneros digitais; Caracterizar alguns gêneros digitais; Refletir sobre a importância do Livro Didático como um suporte textual à luz dos gêneros digitais.
5
PERGUNTA DE PESQUISA 1.Quais os gêneros textuais presentes no livros didáticos de inglês/ português e como eles abordam as novas tecnologias? 2.Que novidades e ou contribuições o advento da informática traz para esses Livros Didáticos?
6
I Etapa Esta primeira etapa foi uma revisão bibliográfica.
Foi lido e depois feito resumo e resenha das seguintes teorias bibliográficas:
7
Bibliografia Costa Val, Maria da Graça. Repensando a textualidade. In: Azevedo, José Carlos (org.). Língua Portuguesa em Debate: conhecimento e ensino. Petrópolis: Vozes, p COSCARELLI, C. V. (Org.). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte:Autêntica, 2002
8
Conti... MARCUSCHI, L. A Gêneros textuais emergentes e atividades lingüísticas no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCH,L.; XAVIER, A,C.(Org.). Hipertexto: e- gêneros- digitais. Lucerna. Rio de Janeiro. p MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Ângela Paiva, Machado, Anna Raquel, Bezerra, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, p
9
Conti.. XAVIER, A. C Leitura, texto e hipertexto. In: MARCUSCH,L.; XAVIER, A,C.(Org.). Hipertexto: e- gêneros- digitais. Lucerna. Rio de Janeiro. p
10
II Etapa E-mail (Correio eletrônico); Chat (bate-papo virtual);
Nas leituras bibliográficas encontramos vários gêneros digitais emergentes, como: (Correio eletrônico); Chat (bate-papo virtual); Cartão virtual; Blog; Jornais on-line; Newsgroups (listas de discussão); Revistas on-line; Poema virtual; E-books....
11
Cronograma para etapas seguintes
Atividades Laboratório de informática; Análise dos livros didáticos ; Análise dos dados quantificação; Redação final do trabalho; Apresentação do trabalho a comunidade.
12
GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO PIAUÍ
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.