Fundamentos de Redes de Computadores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Par Trançado e Cabo Coaxial
Advertisements

Meios Físicos Prof. Vital P. Santos Jr..
ATENÇÃO Material Construído e Idealizado por Bruno Catiari
Redes de computadores Meios de transmissão.
Redes Sem Fio e Comunicação Móvel
Comunicação de Longa Distância
Hardware de Topologia e
Redes de computadores I
Placas de Rede Wireless
Administração e Projeto de Redes
Redes de computadores: Meios de Transmissão
Redes de Computadores Cabamento e Topologia
Aula 2 TOPOLOGÍAS.
Cabeamento LAN, Hardware de topologia e interface físicos
Quiz.
Meios Físicos Fibras Ópticas.
Meios Físicos para Redes (Cabeamento)
Topologias de Rede.
Apresentação PowerPoint
Faculdade Pitágoras Cursos Tecnólogos
Meios de Transmissão Com Cabeamento.
Redes de Computadores Meios de Transmissão 2º Semestre
Meios físicos de Transmissão de Dados
Estrutura de Redes Prof. Samuel Souza.
Camada Física Capitulo 03 Prof. Ricardo de Macedo.
Professor Rafael Silva Aula 6
Cabeamento por “PAR TRANÇADO”
CCNA 1 – Meios de Comunicação
Meios físicos de transmissão
Visão Geral de Meios de Transmissão
Cabeamento Metálico e Óptico
Prof. Djamel Sadok Assistentes: Rafael Aschoff Breno Jacinto
Mídias de transmissão UC: Laboratório de Redes I
Switched Ethernet Fast Ethernet Gigabit Ethernet
Operação de Serviços de Redes
Trabalho realizado por: Christophe do Real Nº8
Meios físicos de transmissão
Cabeamento Estruturado
Cabeamento Estruturado
Tecnológicas de Mídias Digitais André Santos Silva Rodrigo T2B1 Redes
Cabeamento para Rede de Computadores
Meios Físicos de Transmissão
Disciplina: Princípios de Redes de Computadores Parte 1
Visão Geral de Meios de Transmissão
CCNA 1 – Teste de Cabos.
Hardware de Rede Aula 3 Willamys Araújo.
Meios de Transmissão.
Meios Físicos para Redes (Cabeamento)
Cabeamento Estruturado
C ABEAMENTO E STRUTURADO Vitor Monteiro de Barros 2014.
REDE DE COMPUTADORES.
Redes de Computadores Aula 5
Cablagem.
7/4/2015 Instrutor: Mauricio Stasiak Orloski REDES Capítulo 02 Conexões e Configurações.
Meios de Transmissão Conceito Importância
REDES DE COMPUTADORES II
Infraestrutura de Redes Tiago de Souza Figueiredo.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
SUPERIOR EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES Aula /08/2014 Professor Leomir J. Borba- –
Introdução a Redes de Computadores Cabeamento
Cabos e Conectores – Meios Físicos
Redes de computadores.
Redes I: Meios de Transmissão
CCNA Exploration Camada Física OSI
Colégio Agrícola Redes – Cabo de Fibra Óptica “José Bonifácio”
CCNA Exploration Camada Física OSI.
Jackson Eduardo da Silva
Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias Equipamentos de ligação de redes Os que permitem aos computadores não ficarem isolados.
Fundamentos de Redes de Computadores
Fundamentos de Redes Meios ligados: Cobre Fibra Óptica
Transcrição da apresentação:

Fundamentos de Redes de Computadores Tecnologia em Redes de Computadores Tecnologia em Design Gráfico Sistemas de Informação Fundamentos de Redes de Computadores Professor: Jorge Musa e-mail: jmusa051@gmail.com

Fundamentos de Redes Meios ligados: Cobre Fibra Óptica Meios Físicos Meios ligados: Cobre Usado em redes locais; Transporta informações usando corrente elétrica; Diferentes tipos de cabos disponíveis. Fibra Óptica Usado em redes ponto-a-ponto a grandes distâncias; Alta largura de banda Meio não ligado: Tecnologia sem fio(wireless).

Fundamentos de Redes Meios de Cobre: Circuitos: Meios Físicos As correntes fluem em loops fechados chamados de circuitos; Os circuitos devem ser compostos por materiais condutores e ter fontes de voltagem; A voltagem faz com que a corrente flua, enquanto a resistência e impedância se opõem a isso;

Fundamentos de Redes Meios Físicos Meios de Cobre: Circuitos:

Fundamentos de Redes Meios de Cobre: Especificações de Cabos: Meios Físicos Meios de Cobre: Especificações de Cabos: Os cabos possuem diferentes especificações e expectativas em relação ao seu desempenho: Quais são as velocidades para transmissão de dados de um determinado tipo de cabo? Qual é o tipo de transmissão? Qual é a distância que um sinal pode percorrer através de um certo tipo de cabo?

Fundamentos de Redes Meios de Cobre: Especificações de Cabos: Meios Físicos Meios de Cobre: Especificações de Cabos: Banda Base: Transmissões digitais Banda Larga: Transmissões analógicas

Fundamentos de Redes Meios de Cobre: Especificações de Cabos: Meios Físicos Meios de Cobre: Especificações de Cabos: 10BASE-T 10 Mbps Comprimento máximo 100 metros (par trançado) 10BASE2 (thinnet) Comprimento máximo do cabo 185 metros 10BASE5 (thicknet) 10 Mbps, Comprimento máximo do cabo 500 metros

Fundamentos de Redes Meios de Cobre: Cabos Coaxiais: Meios Físicos Meios de Cobre: Cabos Coaxiais: Condutor de cobre envolto por uma camada isolante flexível; Há uma malha de cobre que age como um segundo fio no circuito o como blindagem para o fio interior; A capa do cabo cobre a blindagem.

Fundamentos de Redes Meios Físicos Meios de Cobre: Cabos Coaxiais:

Fundamentos de Redes Meios de Cobre: Cabos Coaxiais: Meios Físicos Meios de Cobre: Cabos Coaxiais: Cabo coaxial grosso (10Base5): Difícil de se trabalhar devido a sua espessura; Foi usado como backbone par redes Ethernet;

Fundamentos de Redes Meios de Cobre: Cabos Coaxiais: Meios Físicos Meios de Cobre: Cabos Coaxiais: Cabo coaxial fino (10Base2): Usado em instalações que exigem cabo flexível; Instalação mais fácil e econômica;

Fundamentos de Redes Meios de Cobre: Cabos Coaxiais: Vantagens: Meios Físicos Meios de Cobre: Cabos Coaxiais: Vantagens: Cobre maiores distâncias que o par trançado; É mais barato que a fibra óptica; Desvantagens: Mais caro e mais difícil de instalar que o par trançado; Problemas com ligações defeituosas.

Fundamentos de Redes Meios de Cobre: Cabo Par Trançado: Meios Físicos Meios de Cobre: Cabo Par Trançado: Consiste de pares de fios de cobre enrolados de forma helicoidal; Reduz a interferência elétrica entre dois pares de fios;

Fundamentos de Redes Meios de Cobre: Cabo Par Trançado: Meios Físicos Meios de Cobre: Cabo Par Trançado: Existem três tipos de par trançado: Cabo STP (Shielded Twisted Pair); Cabo UTP (Unshielded Twisted Pair);

Fundamentos de Redes Meios de Cobre: Cabo Par Trançado: Meios Físicos Meios de Cobre: Cabo Par Trançado: Cabo STP – Par Trançado Blindado: Cada par de fio é envolvido por uma malha metálica; Geralmente é um cabo de 150 Omh; Utilizado nas instalações de redes Token Ring; Oferece maior proteção contra interferências externas.

Fundamentos de Redes Meios de Cobre: Cabo Par Trançado: Meios Físicos Meios de Cobre: Cabo Par Trançado: Cabo STP – Par Trançado Blindado:

Fundamentos de Redes Meios de Cobre: Cabo Par Trançado: Meios Físicos Meios de Cobre: Cabo Par Trançado: Cabo UTP – Par Trançado Não Blindado: Meio de 4 pares de fios. Cada um dos 8 fios é revestido por um material isolante; É fácil de instalar e mais barato; Apresenta um diâmetro externo pequeno; É instalado usando-se um conector RJ;

Fundamentos de Redes Meios de Cobre: Cabo Par Trançado: Meios Físicos Meios de Cobre: Cabo Par Trançado: Cabo UTP – Par Trançado Não Blindado:

Fundamentos de Redes Meios de Cobre: Cabo Par Trançado: Meios Físicos Meios de Cobre: Cabo Par Trançado: Cabo UTP – Par Trançado Não Blindado: O sinal que é transmitido pela origem precisa ser entendido pelo destinatário; O pino transmissor da fonte deve estar conectado ao pino receptor do destino.

Fundamentos de Redes Meios de Cobre: Cabo Par Trançado: Meios Físicos Meios de Cobre: Cabo Par Trançado: Cabo UTP – Par Trançado Não Blindado: Tipos de conexões de cabos entre dispositivos de internetworking:

Fundamentos de Redes Meios de Cobre: Cabo Par Trançado: Meios Físicos Meios de Cobre: Cabo Par Trançado: Cabo UTP – Par Trançado Não Blindado: Cabo Direto:

Fundamentos de Redes Meios de Cobre: Cabo Par Trançado: Meios Físicos Meios de Cobre: Cabo Par Trançado: Cabo UTP – Par Trançado Não Blindado: Cabo Cruzado:

Fundamentos de Redes Meios de Cobre: Cabo Par Trançado: Meios Físicos Meios de Cobre: Cabo Par Trançado: Cabo UTP – Par Trançado Não Blindado: Cabo Rollover:

Fundamentos de Redes Meios Ópticos: Espectro Eletromagnético: Meios Físicos Meios Ópticos: Espectro Eletromagnético: A luz utilizada nas redes de fibra óptica é um tipo de energia eletromagnética. Esta energia na forma de ondas pode deslocar-se através de um vácuo, o ar, e através de alguns materiais como vidro. Uma propriedade importante de qualquer onda energia é o seu comprimento de onda

Fundamentos de Redes Meios Ópticos: Teoria de Raios de Luz: Meios Físicos Meios Ópticos: Teoria de Raios de Luz: As ondas eletromagnéticas propagam-se em linha reta; Através de outros materiais como o ar, a água e o vidro a velocidade de propagação da luz é menor. Reflexão: Quando um raio cruza o limite entre um material e outro, parte da luz é refletida; A energia da luz no raio incidente que não é refletida entrará no vidro.

Fundamentos de Redes Meios Ópticos: Teoria de Raios de Luz: Meios Físicos Meios Ópticos: Teoria de Raios de Luz: Reflexão Interna Total: O núcleo da fibra deve ter um índice de refração maior que o material que o envolve (reflete de volta para a fibra)

Fundamentos de Redes Meios Físicos Meios Ópticos: Fibra Óptica:

Fundamentos de Redes Meios Físicos Meios Ópticos: Fibra Óptica:

Fundamentos de Redes Meios Físicos Meios Ópticos: Fibra Óptica:

Fundamentos de Redes Meios Ópticos: Fibra Óptica: Meios Físicos Duas fibras de vidro que simulam uma conexão full-duplex:

Fundamentos de Redes Meios Ópticos: Fibra Óptica: Meios Físicos Dispositivos de Transmissão: O emissor converte os sinais elétricos em impulsos de luz. Fontes de luz: Laser - produz um feixe fino e intenso de luz infravermelha. Utilizado com fibras monomodo e cobre grandes distâncias. Diodo Emissor de Luz (LED) - produz luz infravermelha.Utilizados com fibras multimodo em Redes Locais.

Fundamentos de Redes Meios Ópticos: Fibra Óptica: Meios Físicos Conectores para Fibra Óptica: Subscriver Connector (SC): normalmente usado em fibras multimodo; Straight Tip (ST): normalmente utilizado em fibras monomodo;

Fundamentos de Redes Meios Ópticos: Fibra Óptica: Meios Físicos Instalação, Cuidados e Testes: Fibra muito esticada – causa rachaduras no núcleo.

Fundamentos de Redes Meios Ópticos: Fibra Óptica: Meios Físicos Instalação, Cuidados e Testes: Dobrar a fibra com curva muito fechada – altera a reflexão interna.

Fundamentos de Redes Meios Ópticos: Fibra Óptica: Meios Físicos Instalação, Cuidados e Testes: Emenda de fibra – altera a reflexão interna.

Fundamentos de Redes Meios Ópticos: Fibra Óptica: Meios Físicos Instalação, Cuidados e Testes: Acabamentos das faces de fibra – reduz a luminosidade do sinal de luz.

Fundamentos de Redes Meios Ópticos: Fibra Óptica: Meios Físicos Instalação, Cuidados e Testes: Acabamentos das faces de fibra – reduz a luminosidade do sinal de luz.

Fundamentos de Redes Meios Ópticos: Fibra Óptica: Meios Físicos Instalação, Cuidados e Testes: Emenda de dois cabos com tamanhos diferentes – reduz a luminosidade do sinal de luz.

Fundamentos de Redes Meio não Ligado: Tecnologia sem Fio (Wireless): Meios Físicos Meio não Ligado: Tecnologia sem Fio (Wireless): O IEEE é a fonte principal de normas para redes Wireless. As normas estão de acordo com os regulamentos da Federal Communications Commission (FFC).

Fundamentos de Redes Meio não Ligado: Tecnologia sem Fio (Wireless): Meios Físicos Meio não Ligado: Tecnologia sem Fio (Wireless): 802.11 Funciona na banda dos 900 MHZ. Tecnologia Frequency Hopping Spread Spectrum (FHSS). Permite velocidades de 1 e 2 Mbps.

Fundamentos de Redes Meio não Ligado: Tecnologia sem Fio (Wireless): Meios Físicos Meio não Ligado: Tecnologia sem Fio (Wireless): 802.11b Funciona na banda dos 2,4 GHZ. Tecnologia Direct Sequence Spread Spectrum (DSSS). Permite velocidades de 1, 2, 5.5 e 11 Mbps. Retrocompatível com o padrão 802.11 Também denominada de Wi-FiTM.

Fundamentos de Redes Meio não Ligado: Tecnologia sem Fio (Wireless): Meios Físicos Meio não Ligado: Tecnologia sem Fio (Wireless): 802.11a Funciona na banda dos 5 GHZ o que a torna incompatível com a 802.11b. Permite velocidades até 54 Mbps. Com tecnologia double rate alcança 108 Mbps.

Fundamentos de Redes Meio não Ligado: Tecnologia sem Fio (Wireless): Meios Físicos Meio não Ligado: Tecnologia sem Fio (Wireless): 802.11g Funciona na banda dos 2,4 GHZ. Tecnologia Othogonal Frequency Division Multiplexing (OFDM). Velocidades até 54 Mbps. Retrocompatível com 802.11 e 802.11b.

Fundamentos de Redes Meio não Ligado: Tecnologia sem Fio (Wireless): Meios Físicos Meio não Ligado: Tecnologia sem Fio (Wireless): Dispositivos Adaptador USB PC Card Access Point (AP) Adaptador PCI

Fundamentos de Redes Meio não Ligado: Tecnologia sem Fio (Wireless): Meios Físicos Meio não Ligado: Tecnologia sem Fio (Wireless): Dispositivos Access Point: É normalmente instalado para agir como um hub central. É ligado através de fios à rede local cabeada. São equipados com antenas e fornecem conectividade sobre uma determinada área denominada célula (90 a 150m)

Fundamentos de Redes Meio não Ligado: Tecnologia sem Fio (Wireless): Meios Físicos Meio não Ligado: Tecnologia sem Fio (Wireless): Topologia

Fundamentos de Redes Meio não Ligado: Tecnologia sem Fio (Wireless): Meios Físicos Meio não Ligado: Tecnologia sem Fio (Wireless): Comunicação Quando um dispositivo é ativado numa WLAN, este escuta a rede e procura um dispositivo compatível com o qual se possa associar. A busca pode ser ativa ou passiva. Depois de estabelecida a conectividade com a WLAN, um nó passará quadros do mesmo modo que os outros tipos de redes.

Fundamentos de Redes Meio não Ligado: Tecnologia sem Fio (Wireless): Meios Físicos Meio não Ligado: Tecnologia sem Fio (Wireless): Comunicação O desempenho da rede é afetado também pela intensidade do sinal e pela degradação da qualidade do sinal devido à distância e interferências. À medida que o sinal enfraquece é utilizado o emissor pode reduzir a velocidade de 11 Mbps para 5.5, 2 ou 1 Mbps.

Fundamentos de Redes Meios Físicos Layout Físico

Fundamentos de Redes Meios Físicos Layout Físico

Fundamentos de Redes Meios Físicos Layout Físico

Fundamentos de Redes Layout Físico Meios Físicos Layout Físico Cross-connect: recebem, de um lado, o cabeamento primário vindo dos equipamentos, e de outro o cabeamento horizontal, que conecta as tomadas individuais.

Fundamentos de Redes Meios Físicos Layout Físico Cross-connect:

Fundamentos de Redes Layout Físico Cabeamento Horizontal: Meios Físicos Layout Físico Cabeamento Horizontal:

Fundamentos de Redes Próxima Aula Padrões de Comunicação 55