PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evolução do conceito de saúde
Advertisements

Saúde e trabalho Evolução histórica:
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
O que é qualidade de vida?
IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PARASITOLOGIA
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
EPIDEMIOLOGIA Aula 2 – Conceitos de Saúde (OMS e Perkins) – Processo Saúde-Doença, Causalidade, História Natural da Doença e Prevenção Claudia Barleta.
FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A OIT E A DEFINIÇÃO.
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Promoção da Saúde Intersetorialidade Comunidade Saudável
ACONSELHAMENTO.
SAÚDE E DOENÇA: EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE PÚBLICA
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
INTRODUÇÃO À SAÚDE PÚBLICA
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Universidade Federal do Vale do São Francisco Colegiado de Psicologia
Promoção e Prevenção da Saúde
Saúde Individual e Comunitária Ciências Naturais
Dr. Sérgio Braga de Mello
HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS E NÍVEIS DE PREVENÇÃO
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II
Níveis de prevenção em saúde. 2ª parte
Saúde e Doença Professor Benigno Rocha Epidemiologia
HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
VAMOS FALAR DE SAÚDE ? DÉBORA MAÍRA AZEVÊDO CAIXETA
NÍVEIS DE PREVENÇÃO A. Níveis de Prevenção:
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - UFMA
Processo Saúde –Doença
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
Prevenção de doenças – Caso clínico
Vigilância Sanitária Controle de alimentos, pragas e vetores
Determinantes da Saúde
Enfermagem em Saúde Coletiva
Promoção da Saúde: da prevenção de doenças à defesa da vida
Promoção da Saúde: da prevenção de doenças à defesa da vida
Conceitos de Política Pública
Saúde e Doença ).
SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA
Prevenção Faculdade de Tecnologia e Ciências Colegiado de Enfermagem
Medidas de Saúde Coletiva
As Atribuições do Enfermeiro do Trabalho
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO – UCB CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
PREVENÇÃO NA SAÚDE DA MULHER
ATIVIDADE FÍSICA COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE
Classificação da Medidas Preventivas
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
HISTÓRIA NATURAL E PREVENÇÃO DAS DOENÇAS 2015
NÍVEIS DE PREVENÇÃO Profa. Priscilla Pinto Taques
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS
Coordenadoria de Assistência Médica e Psicossocial – TRE-SP
Saúde & sociedade.
Processo Saúde-Doença.
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;
Alberto Pellegrini Filho Secretaria Técnica
Introdução à Fisioterapia Preventiva
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Psicologia e Saúde Pública Profa. Lédice L. Oliveira
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal.
História Natural da Doença Medidas de Prevenção
PREVENÇÃO.
Dia Mundial do Idoso. Direitos dos idosos INDEPENDÊNCIA Ter acesso à alimentação, à água, à habitação, ao vestuário, à saúde, a apoio familiar e comunitário.
HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS / PROMOÇÃO DA SAÚDE
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
 Dengue  Hipertensão  5 diferenças Traumatismos (acidentes/violências) Doenças genéticas Doenças relacionadas à assistência da gestação e parto Deficiências/carências.
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
Introdução e Conceituação
Transcrição da apresentação:

PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE

SAÚDE OMS (1948): “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doenças ou enfermidades“. A presença de enfermidade não deverá significar de maneira alguma que o indivíduo seja incapaz ou desprovido de potencialidades. Saúde é também qualidade de vida e, deste modo, produto que resulta do acesso a emprego, renda, educação, habitação, serviços de saúde, cidadania, lazer, etc. NEVES (2007).

DOENÇA Falta ou supressão da saúde; moléstia, mal, enfermidade (VIANNA, 2000). Transtorno da função ou estrutura de qualquer parte, órgão ou sistema do organismo. Reação a uma lesão; moléstia ou enfermidade (BLAKISTON, 1998).

Escala de saúde e doença Saúde ótima ↕ Saúde subótima ↔ enfermidade real ↓ doença ou incapacidade declarada próximo da morte morte DELIBERATTO (2002).

PIRÂMIDE DE INTER-RELAÇÃO HOSPEDEIRO- AGENTE-AMBIENTE AMBIENTE AGENTE DELIBERRATO (2002).

PIRÂMIDE DE INTER-RELAÇÃO HOSPEDEIRO- AGENTE-AMBIENTE Hospedeiro: idade, sexo, constituição corporal, genética e imunológica; nível educacional, ocupação, hábitos e costumes, estado psicológico e de humor, outros. Agente: fatores biológicos, físicos, químicos, mecânicos, genéticos e nutricionais. Ambiente: fatores físicos, biológicos, psicológicos, socioeconômicos, culturais e políticos. DELIBERRATO (2002).

PROMOÇÃO DA SAÚDE OMS (1948): promoção da saúde é o processo que permite às pessoas aumentar o controle e melhorar a sua saúde. 1°: atividades dirigidas à transformação dos comportamentos dos indivíduos, focando seus estilos de vida no seio das famílias e, no máximo, no ambiente das culturas da comunidade em que se encontram (educativo). 2°: fatores relacionados com a qualidade de vida: padrão adequado de alimentação e nutrição, de habitação e saneamento; boas condições de trabalho; oportunidades de educação ao longo de toda a vida; ambiente físico limpo; apoio social para famílias e indivíduos; estilo de vida responsável; e um espectro adequado de cuidados de saúde. Participação da população é essencial. BUSS (2000); NEVES (2007)

PREVENÇÃO Ato ou efeito de prevenir-se; precaução; cautela; preconceito; disposição prévia (MORAIS, 1995). Ação de intervenção antecipada (CZERESINA; FREITAS, 2003).

PROMOÇÃO X PREVENÇÃO Prevenção (ação de intervenção antecipada orientada para evitar o surgimento de doenças específicas) Ex: lesões tendinosas. ≠ Promoção (conceito mais amplo, que se refere a medidas que não se dirigem a uma determinada doença ou desordem, mas enfatizam a transformação das condições de vida e de trabalho). (CZERESINA; FREITAS, 2003).

Níveis de prevenção (ROUQUARIOL;GOLDABAUM) PREVENÇÃO PRIMÁRIA Promoção da saúde: é realizada através de medidas de ordem geral Moradia adequada Escolas Áreas de lazer Alimentação adequada Educação em todos os níveis Ex: palestra de orientação sobre o uso de cinto de segurança, AIDS, tabagismo, vacinação infantil.

Prevenção primária B) Proteção específica Imunização Saúde ocupacional Higiene pessoal e do lar Proteção contra acidentes Aconselhamento genético Controle de vetores EX: análise das condições do trabalho, orientações posturais, uso de colete cervical em acidentes de carro,exercícios laborais, métodos de transferência de decúbito, etc.

Níveis de prevenção PREVENÇÃO SECUNDÁRIA Diagnóstico precoce Inquéritos para descoberta de casos na comunidade Exames periódicos, individuais, para detecção precoce de casos Isolamento para evitar a propagação das doenças Tratamento para evitar a propagação da doença Ex: avaliação postural, correção de posturas durante o trabalho, exercícios laborais, avaliação do DNPM, estimulação essencial, psicomotricidade.

Níveis de prevenção PREVENÇÃO SECUNDÁRIA B) Limitação da incapacidade Evitar futuras complicações Evitar seqüelas Ex: exercícios laborais, mudanças de decúbito para evitar escaras, estimulação precoce, psicomotricidade.

Níveis de prevenção PREVENÇÃO TERCIÁRIA Reabilitação (impedir a incapacidade total) “Fisioterapia” Terapia Ocupacional Emprego para o reabilitado

Níveis de prevenção (KOTTKE; LEHMANN, 1994) Nível/ Classificação Primário Secundário Terciário Leavell e Clark (1976) Promoção da saúde Proteção específica Diag. Precoce Tto adequado Limitação da incapacidade - Reabilitação Columbia University - Limitação da incapacidade Itoh e Lee Reabilitação Assistência a custódia