INTRODUÇÃO À PSICROMETRIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 2 Mistura e Convecção.
Advertisements

Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles)
Balanço de Massa e Energia
Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles)
Conforto Térmico em Ambientes Climatizados
Química dos Biocombustíveis
Professor: José Queiroz
TERMODINÂMICA Estuda as propriedades macroscópicas dos sistemas materiais e suas relações, mediantes uma descrição que considera as diferentes formas de.
Termometria Aula 03.
Propriedades das Substâncias Puras
Construção de Carta Bioclimática
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Psicrometria O que é? Psicrometria: estudo das misturas de ar e vapor d´água, isto é, o estudo do ar úmido (no limite, estudo de misturas binárias nas.
Conservação de Energia em Sistemas de Condicionamento Ambiental Conforto Térmico em Ambientes Climatizados Adaptado de material originalmente criado pelo.
Aula de hoje: ÁGUA NA ATMOSFERA
Parcelas de carga térmica:
PROJETO DE SISTEMAS DE AR CONDICIONADO
Mecânica dos Fluidos Conservação da Energia (Equação de Bernoulli)
Semana 8 Válvulas de Expansão Termostáticas
Semana 9 Torres de Arrefecimento e Condensadores Evaporativos
TEMPO E CLIMA.
Termodinâmica Sistema e Vizinhança
Secador de Ar por Refrigeração CPX
Temperatura Calor 1º. Lei da Termodinâmica
Calor e TEMPERATURA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA SISTEMAS TÉRMICOS Marcelo José Pirani.
03. Energia, Transferência de energia e análise geral da energia
Capítulo 10 :Misturas de gases Ar úmido
A Propriedade Termodinâmica Entalpia
Adaptado a partir de material gentimente cedido pelos Profs
CALORIMETRIA “Em um sistema isolado, as trocas de calor obedecem ao principio de conservação da energia.” “Calor – energia térmica em trânsito, que flui.
SECAGEM Monitoramento e Controle
O papel da legislação e da normalização (2ª parte)
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA”
RESUMO DE TERMODINÂMICA DA ATMOSFERA
Sendo assim, existe uma equivalência entre energia mecânica e calor.
Válvulas de Bóia. Válvulas de Bóia Válvula de Expansão de Pressão Constante.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
A Segunda Lei da termodinâmica em Volumes de Controle
Condensadores resfriados a ar
Exemplo 1 – Ciclo Rankine
Capacidade Térmica Mássica
Ar Comprimido Caraterísticas e tratamento
Soluções.
COLISÕES OU CHOQUES MECÂNICOS
Fenômenos de Transporte
1. Um calorímetro contém 200ml de água, e o conjunto está à temperatura de 20°C. Ao ser juntado ao calorímetro 125g de uma liga a 130°C, verificamos que.
ÍNDICES FÍSICOS DOS SOLOS
SECAGEM DE PRODUTOS AGRÍCOLAS
Simulação de Escoamentos Reativos
Psicrometria Universidade Federal do Rio Grande do Sul
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Calorimetria É a parte da Termologia que estuda a quantidade de calor recebida ou perdida por um corpo.
MOVIMENTO.
TRANFORMAÇÃO DO TRAÇO EM MASSA PARA AS CONDIÇÕES DA OBRA
TRABALHO E CALOR.
ENTROPIA.
Propriedades Termodinâmicas
Universidade Estadual de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Prof. Arnaldo Marcio Ramalho Prata Respiração Microbiana.
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Universidade Estadual de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena
TEMPERATURA DO PONTO DE ORVALHO
Comportamento em função de parâmetros dimensionais e operacionais.
APRESENTAÇÃO Tecnologia do Calor Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.
AVAC Psicrometria AVAC e Frio Industrial
8.1 – Calor Site: Calor Sensível: Calor Sensível: É a quantidade de calor necessária para varia a temperatura de Um corpo sem que.
SETOR PÚBLICO SETOR COMERCIAL  SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO ◦ Refrigerar materiais e produtos, como alimentos e bebidas, química, etc. ◦ Uso de tecnologias.
Professor Dr. Evandro Rodrigo Dário Curso: Tecnólogo em Mecatrônica Disciplina: Fenômenos de Transporte Análise do Volume de Controle Conservação da Massa.
Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. website:
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À PSICROMETRIA Sistemas de Refrigeração e Condicionamento de Ar (SRAC B) Prof. Jesue

Exemplos Segundo a ASHRAE, Ar condicionado é o processo de tratamento do ar de modo a controlar simultaneamente a temperatura, a umidade, a pureza e a distribuição para atender às necessidades do recinto condicionado.

Carta psicrométrica

Propriedades psicrométricas Temperatura de Bulbo seco Temperatura de Bulbo Úmido Umidade relativa Umidade absoluta Entalpia específica Volume específico

Lei de Dalton – pressões parciais

Temperatura de Orvalho A temperatura de orvalho é muito importante para previsão da possibilidade de condensação da umidade do ar sobre um duto de ar condicionado por exemplo.

Processos psicrométricos Aquecimento Umidificação Resfriamento e Desumidificação Mistura de dois fluxos de ar Insuflamento no ambiente

Exemplo sobre Temperatura Orvalho Um jato de ar a uma temperatura de 15C passa dentro de um duto não isolado através de um ambiente a TBS de 32 C e TBU de 23 C. Haverá condensação em sua face externa? Na carta psicrométrica, marcar o ponto referente à temperatura do ar externo e traçando uma linha horizontal da direita para a esquerda, verificar o ponto em que há cruzamento com a linha de saturação. Neste ponto, situa-se a temperatura de orvalho do ar externo, ou seja, se a temperatura do mesmo é resfriada abaixo deste valor, haverá condensação de parte da sua umidade dissolvida. Neste exemplo a temperatura de orvalho é de 19,2 C e a temperatura da face externa do duto é praticamente de 15C, o que faz com que a condensação da umidade seja inevitável. A solução deste problema geralmente é conseguida através do isolamento do duto

Processos psicrométricos

Resfriamento e desumidificação

Aquecimento No aquecimento a umidade relativa do ar permanece inalterada, ou seja, w1 = w2.

Mistura de dois fluxos de ar Na mistura de dois fluxos de ar, a condição final (3) é encontrada sobre uma reta que liga a condição 1 e a condição 2 na carta. Um balanço de energia fornece: M3.H3=M1.H1+M2.H2

Insuflamento de dois fluxos de ar No insuflamento no ambiente (4 para 2) o ar é aquecido e umedecido. O FCS é importante neste processo.

Processo completo de climatização Observe a ilustração a seguir – Nela vemos que o ar externo é misturado com o ar de retorno. O ar de mistura passa pela SRD e é insuflado no ambiente, passando para a condição de retorno.

Exemplo Calcule qual a temperatura do ar de insuflamento; Dada a instalação a seguir, sabe-se que um fluxo de massa de ar externo (1) =0,7kg/s é misturado com outro fluxo de ar de retorno =4,5kg/s. As condições do ar externo (E) ou ponto 1 são: TBS=32C e umidade relativa ()=60%. Já o ar de retorno (2) apresenta as seguintes condições (iguais ao ar de exaustão, 2”): TBS=25C e =50%. Sabendo ainda que a carga térmica sensível ambiente =12kW e a carga térmica latente =2kW. Calcule qual a temperatura do ar de insuflamento; a capacidade da serpentina de resfriamento e desumidificação; a quantidade de água retirada pela serpentina de resfriamento e desumidificação

Exemplo O primeiro passo é marcar os pontos conhecidos na carta psicrométrica e encontrar as propriedades – h1 = 79kJ/kgar e h2 = 50,5 kJ/kgar Depois devemos realizar um balanço de massa e energia na mistura onde determinamos o fluxo de massa de entrada na serpentina de resfriamento e a entalpia do ponto 3 através da lei da linha reta, que diz que o ponto 3 está localizado sobre uma reta entre 1 e 2. A entalpia do ponto 4 é calculada através de um balanço de energia no ambPara encontrar a temperatura de insuflamento (4) deve-se calcular o Fator de calor sensível = 12/14=0,85 (definido como a carga térmica sensível sobre a carga térmica total) e traçar uma reta a partir do ponto 2 na carta psicrométrica. A inclinação da reta é definida pelo valor 0,85 encontrado no semicírculo interno localizado no canto superior esquerdo da carta. Desta forma, no cruzamento da linha do FCS e linha de entalpia 47,8kJ/kg encontramos o ponto 4 que tem TBS4=22,8C. A capacidade da serpentina de resfriamento e desumidificação é calculada por um balanço de energia na serpentina da forma: (Lembre-se que a energia se conserva, logo, a energia que entra com o fluxo de ar é igual a energia retirada pela serpentina mais a energia que sai com o fluxo de ar .