Classificaçao da mama.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Departamento de Obstetrícia Ginecologia e Medicina da Reprodução
Advertisements

GASTO ENERGÉTICO EM REPOUSO E DURANTE O EXERCÍCIO
A Pirâmide Etária do Brasil
NUTRIZ Fisiologia da Lactação
RELAÇÕES ANATÔMICAS DA MAMA E DRENAGEM LINFÁTICA
Diferentes tipos de Câncer
TECIDO ADIPOSO.
Estudo sobre População PIRÂMIDES ETÁRIAS
PUBERDADE.
SITEMA GENITAL FEMININO
FALANDO SOBRE CÂNCER DE MAMA
Fases da Vida.
REPRODUÇÃO HUMANA.
Prevenção de câncer de mama na atenção primária
A GSC/GSAM - Gerência de Saúde e Assistência Médica, em consonância com o calendário oficial das campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde, disponibiliza.
Surgimento da Mamografia
SAÚDE DA MULHER Tais Braga Rodrigues
Característica de vazão
Na Roma Antiga era assim:
INDICADORES DE SAÚDE.
Prevenção do Câncer Genital
Professora: Kássia Luz Curso Técnico de Enfermagem 2012.
Cuidados que devemos ter
INDICADORES DEMOGRÁFICOS
Jovens.
Tecido Adiposo Prof. Kemil rocha sousa.
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JOVEM
C. Que consequências resultam da evolução da população?
Descontinuidades demográficas, onda jovem e mercado de trabalho no Brasil Alicia Bercovich.
TERCEIRA IDADE.
8º Ano | Formação Cívica | EB23 Aires Barbosa | Ano Lectivo 2008/2009 Agrupamento de Escolas de Esgueira Escola EB 2/3 Aires Barbosa Inquérito realizado.
Saúde do Adolescente O Ministério da Saúde (BRASIL, 1989) estabeleceu as bases programáticas do Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD), tendo como áreas.
MPS - Ministério da Previdência Social A inserção da juventude brasileira no mercado de trabalho Abril de 2004.
O que é gametogênese?.
Trabalho infantil.
Mulher .... Mulher Conheça a ti mesmo !
Hiperplasia Endometrial
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA MAMA
Neoplasia.
HISTOLOGIA TECIDO ADIPOSO
ADOLESCÊNCIA X PUBERDADE CRESCIMENTO DESENVOLVIMENTO
Definição de Estatística
Vera Regina Medeiros Andrade 2015
Glândula mamária feminina adulta jovem normal, fora da gravidez - observa-se o sistema secretor, composto por lóbulos e ductos e situado no estroma interlobular.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem Departamento de Enfermagem AUTO-EXAME DAS MAMAS E FATORES ASSOCIADOS EM MULHERES.
Almir Abdala Salomão Filho
Profa. Adriana Sanchez Ciarlo
COMPLEMENTAÇÃO MAMOGRAFIA - ULTRA-SONOGRAFIA Complementação adequada Nódulo palpável não identificado na mamografia (alta densidade do parênquima.
Dados atualizados sobre Gravidez na Adolescência
ESTRUTURA DA POPULAÇÃO
Câncer.
Imagem da Mama Sociedade Brasileira de Mastologia – DF
Saúde em tempo real.
Aula para a prova do 9º ano
Caroline Pouillard de Aquino
Idade Adulta Intermediária
CÂNCER de MAMA e de PROSTATA
Pra. Rosielly C. Oliveira Souza - Início de depressão. - Pressão alta - Falta de ingesta hídrica - Obesidade - Diabetes - Câncer...
ESQUIZOFRENIA Infantil
DESENVOLVIMENTO DO EU O mais importante: Aparência e Popularidade Aparência e Popularidade Conceito de si mesma. Conceito de si mesma.
PRODUÇÃO DO LEITE MATERNO Tecnologias Educacionais para o Ensino de Ciências e Biologia Grupo 3.
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas
ANATOMIA MAMA CETESP EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Os comportamentos sociodemográficos relacionam-se com:  Estrutura etária  Estrutura da população activa  Nível de instrução e de qualificação profissional.
Transcrição da apresentação:

Classificaçao da mama

Tecidos mamarios Um dos maiores problemas ao se analisar as radiografias de mama é a presença de vários tecidos cujo contraste inerente é muito baixo, O tecido mamário pode ser dividido em três tipos principais: glandular, fibroso ou conjuntivo e adiposo

Classificação da mama Os fatores radiográficos técnicos para qualquer parte do corpo são determinados principalmente por sua espessura. No entanto, na mamografia, tanto a espessura da mama comprimida quanto à densidade tecidual contribuem para a seleção dos fatores de exposição. É fácil determinar o tamanho e a espessura da mama, mas a densidade mamária é menos óbvia e exige informações adicionais.

Fatores que alteram a classificação Idade Hormônio Gestação Lactação

MAMA FIBROGLANDULAR Geralmente, a mama mais jovem é bastante densa, por conter uma quantidade relativamente pequena de tecido gorduroso. A faixa etária comum para a categoria fibroglandular se situa entre a pós-puberdade até cerca de 30 anos de idade. Contudo, as mulheres acima dos 30 anos de idade que nunca deram a luz a um recém-nascido vivo provavelmente também estarão incluídas nesse grupo geral. Gestante e mulheres na fase de lactação de qualquer idade também são agrupadas aqui, porque possuem um tipo muito denso de mama.

Radiograficamente: Muito densa, pouco tecido adiposo.

MAMA FIBROGORDUROSA Uma segunda categoria À medida que a mulher envelhece e sofre maiores alterações nos tecidos mamários, a pequena quantidade de tecido gorduroso gradualmente se desvia para uma distribuição mais equânime de gordura e de tecido fibroglandular. Por conseguinte, no grupo etário de 30 a 50 anos de idade, a mama não é tão densa quanto no grupo mais jovem. Mulheres jovens com 3 ou mais gestações .

Densidade média entre gordura e tecido glandular.

MAMA GORDUROSA O terceiro e último grupo é a mama gordurosa que ocorre após a me­nopausa, comumente a partir dos 50 anos de idade. Após a vida reprodutiva da mulher, a maioria do tecido glandular mamário se atrofia e é convertido em tecido adiposo, em um processo denominado involução. As mamas das crianças e da maioria dos homens contêm principalmente gordura em pequenas proporções e, por isso, também se enquadram nessa categoria. Apesar de a maioria das mamografias ser realizada em mulheres, é importante a conscientização de que entre 1 e 2% de todos os cânceres de mama são encontrados em homens, motivo pelo qual, ocasionalmente, vemos mamografias sendo realizadas em homens.

Densidade mínima