Interpretação teológica Tipologia bíblica 1 Interpretação teológica
BIBLIOGRAFIA BERKHOF, Louis. Princípios de interpretação da Bíblia. Trad. Denise Meister. Cultura Cristã: São Paulo, 2008. HABERSHON, Ada. Manual de tipologia bíblica. Trad. Gordon Chown. Vida: São Paulo, 2003. MELO, Joel Leitão de,. Sombras, tipos e mistérios da Bíblia. CPAD: São Paulo, 1989.
SUMÁRIO 1 - INTERPRETAÇÃO TEOLÓGICA A. A Bíblia como uma unidade Introdução SUMÁRIO 1 - INTERPRETAÇÃO TEOLÓGICA A. A Bíblia como uma unidade B. Elementos norteadores
1 – INTERPRETAÇÃO TEOLÓGICA “Muitos escritores de Hermenêutica acham que as interpretações gramatical e histórica preenchem todos os requerimentos para a interpretação adequada da Bíblia. Eles não consideram o caráter teológico especial dessa disciplina /…/ Kuyper enfatiza a necessidade de se reconhecer o fator místico na interpretação da Escritura. /…/ Bavinck insiste em que a Bíblia deve ser lida teologicamente” (Berkhof, p.103).
“As considerações puramente psicológicas e históricas não explicarão os seguintes fatos: (1) que a Bíblia é a Palavra de Deus; (2) que ela constitui um todo orgânico, do qual cada livro individual é uma parte integral; (3) que o Antigo e o Novo Testamento estão relacionados um com o outro como tipo e antítipo, profecia e cumprimento, embrião e desenvolvimento perfeito; e (4) que não só as declarações da Bíblia, mas também o que pode ser deduzido a partir dela pela lógica, constitui a Palavra de Deus” (Ibid., 103).
A) A BÍBLIA COMO UMA UNIDADE 1. A relação entre o Antigo e o Novo Testamento. “A história passada revelou duas visões opostas que se afirmaram e reafirmaram repetidamente de várias formas. Houve o erro antinomiano de, por um lado, atribuir muito do elemento carnal ao Judaísmo, e por outro, a falácia nomística de impor Judaísmo em excesso ao Cristianismo” (Ibid., 104).
“Tanto o Antigo como o Novo Testamento, são partes essenciais da revelação especial de Deus. Deus é o autor de ambos e ambos tem o mesmo propósito em mente. Ambos contêm a mesma doutrina da redenção, pregam o mesmo Cristo e impõem as mesmas obrigações religiosas e morais ao ser humano. Ao mesmo tempo, a revelação que eles contêm é progressiva e aumenta gradualmente em definição, clareza e concepção espiritual” (Ibid., 104).
O AT E O NT CONSTITUEM UMA UNIDADE 1. A doutrina da redenção era essencialmente a mesma para aqueles que viviam sob a antiga aliança como é para a Igreja do Novo Testamento. Algumas vezes isso é esquecido por aqueles perdem de vista o caráter simbólico de muitas das suas instituições e cerimônias (Ibid., 104).
2. Os verdadeiros israelitas no AT, assim como no NT, não são os descendentes naturais de Abraão, mas somente aqueles que compartilham sua fé.
B. NA INTERPRETAÇÃO DO AT E DO NT, O INTÉRPRETE DEVE SE PREOCUPAR COM ALGUNS ELEMENTOS NORTEADORES 1. O AT oferece a chave para a interpretação correta do NT. O conteúdo do NT é fruto de um longo desenvolvimento anterior. No AT há o relato da criação, queda, pacto da graça, prenúncio do Redentor. Ainda, o AT tem elementos que servem para ilustrar o NT (Ibid., 106).
2. O NT é um comentário do AT 2. O NT é um comentário do AT. Enquanto o AT contém apenas uma apresentação obscura das realidades espirituais, o NT as apresenta na luz perfeita da plenitude dos tempos. Um contém tipos, o outro antítipos; um, profecia, o outro, cumprimento.
3. O intérprete deve tomar cuidado para não diminuir a importância do AT.
4. O intérprete deve cuidar para não ver no AT o que não está lá.