Interpretação teológica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Feliz Sábado. Feliz Sábado ESCOLA BÍBLICA SEJAM BEM VINDOS! Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Mt 4:4 SEJAM.
Advertisements

2) NARRATIVAS DO ANTIGO TESTAMENTO SEU EMPREGO APROPRIADO
HERMENÊUTICA.
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia Aula 3.
Uma abordagem bíblica sobre Criação e seus temas
Palavra de Deus em palavras humanas
O HOMEM E SUAS SOCIEDADES NO MUNDO
PRINCÍPIOS DE INTERPRETAÇÃO
5) LEI.
PRINCÍPIOS DE INTERPRETAÇÃO
Interpretação simbólica e tipológica das Escrituras
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia.
Projeto de Capacitação entre as Alianças Bíblicas
O cristão não só crê, senão que vive.
Bíblia e Catequese A catequese, por excelência, é a atividade da transmissão da Revelação contida na Sagrada Escritura.
PIBBG - Ministério de Educação Cristã
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Instituto de Desenvolvimento Espiritual
A NATUREZA DA BÍBLIA.
Por Moisés Sampaio de Paula
O tema do grande conflito está no DNA da identidade profética e escatológica da IASD. Do Gênesis ao Apocalipse, a Palavra de Deus mostra uma guerra.
Tipologia Definição: Tipologia é a maneira de contar a história Bíblica da salvação, de modo que algumas fases mais antigas sejam vistas como prenúncio.
O ESTUDO TEOLÓGICO 1.
Theotókos – Mãe de Deus.
O Anjo e Maria.
OS DONS ESPIRITUAIS.
O dispensacionalismo é um grupo religioso que interpreta as profecias de acordo com o método futurista.
Sobre a unidade Trechos do Livro “Nossas Missões” (traduzido como A Vida Cristã Normal da Igreja) de W. Nee (década de 30)
Existe erro na Bíblia ?.
Carta do Apóstolo Paulo, ela deveria entrar na Bíblia?
A Teologia de João Wesley: Oferta da Salvação para Todos
A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita
14: O Credo Apostólico e a certeza de salvação
Interpretando as Escrituras Sagradas
HERMENÊUTICA Interpretando as Escrituras Sagradas.
Pesquisa do Vaticano – abril/2008 EUA, Inglaterra, Holanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Polônia e Rússia. "Os evangelhos são parte da Bíblia?“;
Interpretando as Escrituras Sagradas
Compreender a Lei do Amor. Independência Versus Dependência: aceitar a Graça e a Justiça de Cristo.
A HERMENÊUTICA NOS SÉCULOS XIX E XX – O MÉTODO HISTÓRICO CRÍTICO
Interpretando as Escrituras Sagradas
O livro mais importante do mundo
A Hermenêutica na Idade Média
ESCATOLOGIA Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos .
O estudo das Doutrinas Bíblicas
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
8 O cristão e a lei. 8 O cristão e a lei Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer os fundamentos da lei e que ela é insuficiente.
Felizes aqueles que escutam a Palavra de Deus e vivem cada dia
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Crescendo em Comunidade
Série sobre Dons Espirituais
As Epístolas Católicas
Perspectivas Bíblicas em Missão.
Alegrei-me quando me disseram:
1. A igreja é um organismo invisível DOUTRINAS DA GRAÇA
O que é hermenêutica? Hermenêutica significa interpretar, e é um termo de origem grega. Hermenêutica na Bíblia é a compreensão das escrituras, para compreender.
HISTÓRIA DA IGREJA PARTE 3.
O QUE IDENTIFICA UMA SEITA?
Missão como ação do Espírito Fundamentos bíblicos da missão.
A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO
LIÇÃO 8 - O RELACIONAMENTO COM PESSOAS DE UMA FÉ DIFERENTE
Gálatas Autor: Data: Propósito: Paulo 49 – 56 d.C. Esclarecer sua posição como apóstolo Cuidar para que a igreja implantada seja desviada do verdadeiro.
Gálatas Autor: – Paulo Data: – 49 – 56 d.C. Propósito: – Esclarecer sua posição como apóstolo – Cuidar para que a igreja implantada seja desviada do.
Quebra-se a hegemonia da Igreja Católica
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
Lei e Graça Um debate de mais de dois mil anos: o Concílio de Jerusalém (Atos 15) e a carta aos Gálatas Concepção mais comum: Lei = Antigo Testamento Graça.
"O que a Bíblia diz sobre o crescimento da igreja?"
Transcrição da apresentação:

Interpretação teológica Tipologia bíblica 1 Interpretação teológica

BIBLIOGRAFIA BERKHOF, Louis. Princípios de interpretação da Bíblia. Trad. Denise Meister. Cultura Cristã: São Paulo, 2008. HABERSHON, Ada. Manual de tipologia bíblica. Trad. Gordon Chown. Vida: São Paulo, 2003. MELO, Joel Leitão de,. Sombras, tipos e mistérios da Bíblia. CPAD: São Paulo, 1989.

SUMÁRIO 1 - INTERPRETAÇÃO TEOLÓGICA A. A Bíblia como uma unidade Introdução SUMÁRIO 1 - INTERPRETAÇÃO TEOLÓGICA A. A Bíblia como uma unidade B. Elementos norteadores

1 – INTERPRETAÇÃO TEOLÓGICA “Muitos escritores de Hermenêutica acham que as interpretações gramatical e histórica preenchem todos os requerimentos para a interpretação adequada da Bíblia. Eles não consideram o caráter teológico especial dessa disciplina /…/ Kuyper enfatiza a necessidade de se reconhecer o fator místico na interpretação da Escritura. /…/ Bavinck insiste em que a Bíblia deve ser lida teologicamente” (Berkhof, p.103).

“As considerações puramente psicológicas e históricas não explicarão os seguintes fatos: (1) que a Bíblia é a Palavra de Deus; (2) que ela constitui um todo orgânico, do qual cada livro individual é uma parte integral; (3) que o Antigo e o Novo Testamento estão relacionados um com o outro como tipo e antítipo, profecia e cumprimento, embrião e desenvolvimento perfeito; e (4) que não só as declarações da Bíblia, mas também o que pode ser deduzido a partir dela pela lógica, constitui a Palavra de Deus” (Ibid., 103).

A) A BÍBLIA COMO UMA UNIDADE 1. A relação entre o Antigo e o Novo Testamento. “A história passada revelou duas visões opostas que se afirmaram e reafirmaram repetidamente de várias formas. Houve o erro antinomiano de, por um lado, atribuir muito do elemento carnal ao Judaísmo, e por outro, a falácia nomística de impor Judaísmo em excesso ao Cristianismo” (Ibid., 104).

“Tanto o Antigo como o Novo Testamento, são partes essenciais da revelação especial de Deus. Deus é o autor de ambos e ambos tem o mesmo propósito em mente. Ambos contêm a mesma doutrina da redenção, pregam o mesmo Cristo e impõem as mesmas obrigações religiosas e morais ao ser humano. Ao mesmo tempo, a revelação que eles contêm é progressiva e aumenta gradualmente em definição, clareza e concepção espiritual” (Ibid., 104).

O AT E O NT CONSTITUEM UMA UNIDADE 1. A doutrina da redenção era essencialmente a mesma para aqueles que viviam sob a antiga aliança como é para a Igreja do Novo Testamento. Algumas vezes isso é esquecido por aqueles perdem de vista o caráter simbólico de muitas das suas instituições e cerimônias (Ibid., 104).

2. Os verdadeiros israelitas no AT, assim como no NT, não são os descendentes naturais de Abraão, mas somente aqueles que compartilham sua fé.

B. NA INTERPRETAÇÃO DO AT E DO NT, O INTÉRPRETE DEVE SE PREOCUPAR COM ALGUNS ELEMENTOS NORTEADORES 1. O AT oferece a chave para a interpretação correta do NT. O conteúdo do NT é fruto de um longo desenvolvimento anterior. No AT há o relato da criação, queda, pacto da graça, prenúncio do Redentor. Ainda, o AT tem elementos que servem para ilustrar o NT (Ibid., 106).

2. O NT é um comentário do AT 2. O NT é um comentário do AT. Enquanto o AT contém apenas uma apresentação obscura das realidades espirituais, o NT as apresenta na luz perfeita da plenitude dos tempos. Um contém tipos, o outro antítipos; um, profecia, o outro, cumprimento.

3. O intérprete deve tomar cuidado para não diminuir a importância do AT.

4. O intérprete deve cuidar para não ver no AT o que não está lá.