A aliança de Deus com os homens:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
De Deus no céu, ao Deus-homem na terra, 1:1-4:11
Advertisements

“NO PRINCÍPIO CRIOU DEUS OS CÉUS E A TERRA.”
Escola Bíblica LC 9 DECEMBER 3, 2011.
Pois tudo que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar
Análise Bíblica do Antigo Testamento I
Tipologia bíblica 5 Tipos humanos de Cristo.
“A.C. e D.C. - o homem e a humanidade antes e depois de Cristo”
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Eucaristia Igreja – Assembleia de Baptizados
A EUCARISTIA COMUNIDADES SÃO SEBASTIÃO E SÃO PEDRO
Estudo bíblico 3º mandamento – parte I TESTEMUNHO DA SANTIDADE DE DEUS
A aliança do começo O pacto de com Adão.
Tipologia bíblica 3 TIPOS DO CALVÁRIO.
Tipologia bíblica 3 TIPOS DO CALVÁRIO.
Marcos Páscoa e CeIa.
O meio de salvacao: Fe ROMANOS
Tipologia bíblica 5 Tipos da habitação de Deus.
O EVANGELHO DE MARCOS 2ª PARTE: 8:31-16:20 Café teológico – 20/03/2010.
A Restauração de Israel Um compromisso assumido
Caminhada do Povo de Deus
VELHO TESTAMENTO "D" JUÍZES.
AULA 4 VT 1 A QUEDA DO HOMEM.
AULA 5 VT 1 O DILÚVIO.
O QUE VIMOS NA AULA PASSADA...
10 PRINCÍPIOS BÍBLICOS A RESPEITO DE FINANÇAS
VELHO TESTAMENTO "IV" JUÍZES.
Velho Testamento 4 Juízes.
Vida Nova.
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
OS ANJOS É verdade que nada sabemos com certeza acerca dos anjos a não ser pela revelação bíblica. É muito importante sabermos que toda a criação de Deus.
Aliança A historia da salvação resume os gestos libertadores de Deus com relação a humanidade. De modo particular estes atos se fazem sentir na história.
Vigília Pascal.
MOVIMENTO PENTECOSTAL
A Visão do Selamento Nosso estudo começa com Apocalipse 6:12-17, onde encontramos uma descrição parcial do que ocorrerá por ocasião da segunda vinda.
DEUTERONÔMIO.
Edições Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem.
Chamados para Celebrar o Sacrifício de Cristo
AS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO
Alcançando As Promessas
CREIO NO ESPÍRITO SANTO
1 – ANTES DA LEI A Palavra de Deus na consciência
ABRAÃO INTRODUÇÃO 2000 AC Deus o chama de seu amigo
A LEI DE DEUS “Felizes somos porque temos um referencial para nos guiar.”
Hebreus 7 A Aliança Superior
PROFECIAS VINDA DO REINO DE DEUS.
O CANCELAMENTO DA VELHA ALIANÇA
Paróquia Nossa Senhora de Nazaré
A Teologia BÍBLICA de Gênesis
Aliança Conceito Classificação Princípios Considerações.
UM TIPO DE CRISTO AS FIGURAS, PROFECIAS, FESTAS, ETC., DO VELHO TESTAMENTO REPRESENTAM CRISTO.
“Lembra-te do dia do sábado. ”
Fidelidade no AT. Fidelidade... é caracterizada pela certeza de propósitos, por uma atitude e uma conduta justas, pela devoção de alguém a uma pessoa.
O CREIO À LUZ DA BIBLIA. O CREIO À LUZ DA BIBLIA.
IGREJAS EM CHAMAS PARA REAVIVAMENTO A GRANDE NECESSIDADE DA IGREJA HOJE É DE UM REAVIVAMENTO DA PRIMITIVA PIEDADE CRISTÃ.
MINISTÉRIO DE MORDOMIA CRISTÃ
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
a minha aliança convosco, e com a vossa descendência.” “Eis que estabeleço a minha aliança convosco, e com a vossa descendência.” (Gn 9:8, 9)
Maltratados,mas agraciados Êxodo 1 1. Introdução O livro de Êxodo é uma continuação da historia de Gênesis e o cumprimento das promessas feitas por Deus.
A Lei de Deus Êxodo
Escola Perseverança – 9 lição IGREJA DE CRISTO - Fortaleza
#FÉqueMUDA.
NOVA ALIANÇA VIDA NOVA “O LADRÃO VEM SOMENTE PARA ROUBAR MATAR OU DESTRUIR; EU VIM PARA QUE TENHAM VIDA E A TENHAM EM ABUNDÂNCIA.” JOÃO 10:10.
MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
O Sangue da Nova Aliança
A SANTA CEIA DO SENHOR.
A Aliança da Lição 11 da Escola Sabatina Out • Nov • Dez 2015 QUIZ.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Por: Dom Julio Endi Akamine  Em nossa última conversa começamos a falar sobre as etapas da revelação. Sabemos que a plenitude da revelação acontece.
Transcrição da apresentação:

A aliança de Deus com os homens: Um estudo dos pactos

Introdução As Escrituras testificam com clareza a respeito da significação das alianças divinas Deus entrou, repetidamente, em relação de aliança com indivíduos. Alguns exemplos: Noé (Gn 6:18), Abraão (Gn 15:18), Israel (Êx 24:8), Davi (Sl 89:3). Os profetas de Israel predisseram a vinda dos dias da “nova” aliança (Jr 31:31), e Cristo mesmo falou da última ceia em linguagem de aliança (Lc 22:20).

Introdução O que seria uma aliança? Definir “aliança” é como definir “mãe”. Pode-se definir mãe como a pessoa que nos trouxe ao mundo. Esta definição pode ser formalmente correta, mas quem se sentirá satisfeito com ela?

Introdução O que seria uma aliança? “Aliança é um pacto de sangue, ou um pacto de vida e morte, soberanamente administrado”.

Introdução O que seria uma aliança? “Aliança é um pacto de sangue, ou um pacto de vida e morte, soberanamente administrado”.

Aliança é um pacto Por essência, aliança é aquilo que une pessoas. É um pacto inviolável. O resultado de um compromisso de aliança é o estabelecimento de uma relação “com” ou “entre” pessoas.

Aliança é um pacto O elemento formalizador das alianças divinas nas Escrituras é a declaração verbalizada do caráter do pacto que está sendo estabelecido. Deus fala para estabelecer sua aliança. Fala ao comprometer-se com as suas criaturas e ao declarar a base sobre a qual se relacionará com a sua criação.

Aliança é um pacto A preeminência de ter juramentos e sinais nas alianças divinas realça o fato de que a aliança, em sua essência, é um pacto.

Aliança é um pacto Um juramento obrigatório da aliança podia assumir várias formas: Um juramento verbal (Gn 21:23, 24, 26, 31). Um ato simbólico ou a concessão de uma dádiva (Gn 21:28-32). O comer uma refeição (Gn 26:28-30; 31:54). O erguimento de um memorial (Gn 31:44s.). O espargir de sangue (Êx 24:8). O oferecimento de sacrifício (Sl 50:5). O passar debaixo do cajado (Ez 20:37). O dividir animais (Gn 15:10,18).

Aliança é um pacto Essa estreita relação entre juramento e aliança enfatiza o fato de que a aliança em sua essência é um pacto. Pela aliança, as pessoas tornam-se comprometidas umas com as outras.

Aliança é um pacto A presença de sinais em muitas das alianças bíblicas também enfatiza que as alianças divinas unem as pessoas. O sinal do arco-íris, o selo da circuncisão, o sinal do sábado – estes sinais da aliança reforçam o caráter de ligação da aliança.

Aliança é um pacto Assim, como a noiva e o noivo trocam de alianças como um “sinal e penhor” de sua “fidelidade e amor permanentes”, assim também os sinais da aliança divina simbolizam a permanência do pacto entre Deus e o seu povo.

Introdução “Aliança é um pacto de sangue, ou um pacto de vida e morte, soberanamente administrado”.

Introdução “Aliança é um pacto de sangue, ou um pacto de vida e morte, soberanamente administrado”.

Aliança é um pacto de sangue A frase “pacto de sangue”, ou pacto de vida e morte, expressa o caráter absoluto do compromisso entre Deus e o homem no contexto da aliança. Deus jamais entra em relação casual ou informal com o homem. Em lugar disto, as implicações de seus pactos estendem-se às últimas conseqüências de vida e morte.

Aliança é um pacto de sangue A frase “pacto de sangue” concorda com a ênfase bíblica de que “sem derramamento de sangue não há remissão” (Hb 9:22). O sangue tem significação nas Escrituras porque representa vida, não porque seja bruto e sangrento. A vida está no sangue (Lv 17:11), e por isto o derramamento de sangue representa um julgamento sobre a vida.

Aliança é um pacto de sangue Uma aliança é um “pacto de sangue” que compromete os participantes à lealdade sob pena de morte. Uma vez firmada a relação de aliança, nada menos do que o derramamento de sangue pode libertar o transgressor das obrigações contraídas.

Aliança é um pacto de sangue É no contexto da morte por aliança que devemos entender a morte de Cristo. Ele morreu como um substituto do infrator da aliança.

Introdução “Aliança é um pacto de sangue, ou um pacto de vida e morte, soberanamente administrado”.

Introdução “Aliança é um pacto de sangue, ou um pacto de vida e morte, soberanamente administrado”.

Aliança é pacto sobernamente administrado As evidências bíblicas indicam a forma unilateral do estabelecimento da aliança. Nada de barganha, troca ou contrato caracteriza as alianças divinas da Escritura. O soberano Senhor do céu e da terra dita os termos da sua aliança.

“Aliança é um pacto de sangue, ou um pacto de vida e morte, soberanamente administrado”.

As várias ministrações da aliança A aliança da criação A aliança da redenção: Adão: A aliança do começo Noé: A aliança da preservação Abraão: A aliança da promessa Moisés: A aliança da lei Davi: A aliança do reino Cristo: A aliança da consumação