A Restauração de Israel (Esdras, Neemias e Ester) Estudo 10

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Desenvolvimento da Fé em Crianças de 6 a 9 anos
Advertisements

O Propósito da Salvação
Batismo no Espírito Santo (Material Extra I)
O ministério cristão 2.Proclamação Aconselhamento Intercessão
A a ordem dos slides pode ser alterada de acordo com sua preferência.
APRENDENDO A CONSOLIDAR COM JESUS
4ª AULA ASSUNTO: A Parábola do Tesouro Escondido
A Restauração de Israel (Esdras, Neemias e Ester) Estudo 12
A Restauração de Israel Estudo 06 A difícil reconstrução Esdras 9 e 10
Os profetas menores (I) - Oséias
“O que aborreço isso faço” O poder salvador da graça
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
A persistência na oração batei, e abrir-se-vos-á”
Os Profetas Menores (I) O livro do profeta Jonas
A Restauração de Israel A restauração material
“Porque Esdras tinha preparado o seu coração para
O Sermão da Montanha Estudo 08 O perigo da ambição material
A Restauração de Israel Um compromisso assumido
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Profetiza Ez. 37.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE FONTE: NVI LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Neemias 8:1-7 1 Quando chegou o sétimo mês e os israelitas tinham se instalado em suas.
Gênesis É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.
Em busca da ovelha perdida. Jo
A VERDADEIRA VIDA – PARTE 1
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
A GRAÇA DO SENHOR DEUS NA VIDA DE BARTIMEU.
VIDA ESPIRITUAL DA IGREJA
Uma perspectiva Bíblica
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Comunidade Cristã Jesus Para o Mundo
No mês de Setembro comemoramos o
PRÓXIMOS CAPITULOS DEUTERONÔMIO CAPÍTULO 21 NOVA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE EXPIAÇÃO POR UMA MORTE CUJO AUTOR É DESCONHECIDO 1 - Moisés disse ao.
A eucaristia Começar.
Neemias 8,2-4a Naqueles dias, o sacerdote Esdras apresentou a Lei diante da assembleia de homens, de mulheres e de todos os que eram capazes.
Fogo Estranho.

O casamento de Isaque e Rebeca
Características do Professor Aliançado
“Como eu posso ser bênção na minha família?”

Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
A mudança que o ministério de Jesus Cristo realiza
Neemias 8 A consagração do povo
12 DIAS DE BENÇÃO PARA UM ANO DE EDIFICAÇÃO
JURAMENTO E ORAÇÃO Tiago 5:12-20.
Neemias 5 A restauração social

Simplesmente Igreja.
A alegria diante do Senhor: Santuário e Adoração.
TEMAS BÍBLICOS.
“Esqueçam o que se foi; não vivam no passado
A verdadeira conversão
1. Conheça o Verbo da Vida 4 de abril de 2015
Quem é Jesus Cristo? Lucas 9:
ESTA DIZEM SER UMA HISTÓRIA REAL
 Adoração, na Bíblia, é assunto sério, não é uma questão de gosto pessoal, nem é uma questão de fazer as coisas preferidas ou seguir as próprias inclinações.
Carta do Apóstolo Paulo
Você será abençoado ao ler, meditar e praticar
Leia antes Hebreus capítulos 5 a 7 Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
Mensagem – Quarta-feira (23.07)
Reavivamento pela Palavra de Deus
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
12. Novo céu e nova terra 19 DE DEZEMBRO DE 2015
TEXTO ÁUREO “E naqueles dias fizeram o bezerro, e ofereceram sacrifícios ao ídolo, e se alegraram nas obras das suas mãos.” At 7.41 TEXTO ÁUREO “E naqueles.
O JUGO DE JEREMIAS Lição de novembro de 2015.
FICA CONNOSCO, SENHOR Os discípulos de Emaús.
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Transcrição da apresentação:

A Restauração de Israel (Esdras, Neemias e Ester) Estudo 10 A restauração espiritual tem início Neemias 8 e 9 ”E Esdras abriu o livro à vista de todo o povo (pois estava acima de todo o povo); e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.” Ne 8.5

Trata-se da reação de um povo à leitura da Palavra de Deus. Introdução Estamos diante de uma páginas mais emocionantes e impactantes da Bíblia. Trata-se da reação de um povo à leitura da Palavra de Deus. Valeria a pena o mundo fazer isto novamente. quedar-se diante do Livro de Deus.

a representação sugerida. Estes três slides seguintes e os números 10 e 22 não devem ser expostos à classe. São apenas de orientação ao professor que fará com a classe ou não, de acordo com suas possibilidades, a representação sugerida.

A história é linda e merece toda nossa reverência ao momento vivido pelo povo de Deus: Fica aqui a sugestão ao professor para dramatizar este momento: Escale alguém para representar a pessoa de Esdras com uma grande Bíblia às mãos. Escale 6 alunos para ficarem à direita dele e 7 outros para ficarem à esquerda. Se possível com um pequeno cartaz à frente com os nomes dos personagens: Uma voz em “off” vai narrando o texto de Esdras 8.1 a 12, pausadamente, enquanto a representação vai se dando e a classe acompanhando o texto que deverá estar exposto.

A classe então é conduzida a pôr-se toda em pé conjuntamente. Na leitura do versículo 5, o representante de Esdras abre a Bíblia que tem em mãos. A classe então é conduzida a pôr-se toda em pé conjuntamente. O representante de Esdras ouvindo a leitura do versículo 6 exclama um louvor a Deus. Por exemplo: Glória ao Senhor!!! Imediatamente a classe é conduzida a dizer como no texto: “Amém! Amém!” As cabeças de todos se inclinam ao final do versículo (os rostos em terra), e a classe é levada a sentar-se. O palco desfaz-se e o professor dá início à lição.

Dizia assim o texto cuja leitura feita pelo narrador deverá ser acompanhada pela classe e mesmo lida em uníssono: ”Então todo o povo se ajuntou como um só homem na praça, diante da porta das águas: e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o Senhor tinha ordenado a Israel” (Ne 8.1)

”E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e de todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês.” E leu nela diante da praça que está fronteira à porta das águas, desde a alva até o meio-dia, na presença dos homens e das mulheres, e dos que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei.” (Ne 8.2,3)

(Nesse momento a classe se levanta) ”Esdras, o escriba, ficava em pé sobre um estrado de madeira, que fizeram para esse fim; e estavam em pé junto a ele, à sua direita… e à sua esquerda…” “E Esdras abriu o livro à vista de todo o povo (pois estava acima de todo o povo); e abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.” (Ne 8.4,5) (Nesse momento a classe se levanta)

”Então Esdras bendisse ao Senhor, o grande Deus…” (O representante de Esdras exclamará: “Glória a Deus!” ”… e todo o povo, levantando as mãos, respondeu: Amém! Amém!” (A classe levantará as mãos e exclamará os améns) ”… E, inclinando-se, adoraram ao Senhor, com os rostos em terra” (A classe sentar-se-á em atitude de oração) (Ed 8.6)

retiradas para exemplo e incentivo à igreja de Cristo hoje. Depois desta leitura em dramatização, a classe estará pronta para o início do estudo propriamente dito. O professor deve aproveitar o momento diferente e de impacto vivido pela classe para então iniciar os seus comentários versículo a versículo. Há muito que retirar de cada um deles. Volte ao texto desde o versículo 1 e vá comentando e retirando as lições que podem e devem ser retiradas para exemplo e incentivo à igreja de Cristo hoje. Veja a seguir alguns comentários que adicionamos à guisa de sugestão para meditação e reflexão.

1a Parte: Meditando no texto ”Então todo o povo se ajuntou como um só homem na praça, diante da porta das águas: e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o Senhor tinha ordenado a Israel” (Ne 8.1) 1) A unidade do povo 2) O louvor em conjunto 3) A sede pela Palavra de Deus 4) A consciência de que a Bíblia é a vontade de Deus para nós.

e de todos os que podiam ouvir com entendimento, Meditando no texto ”E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e de todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês.” Ne 8.2 1) A liderança ensina a Bíblia; 2) A todos que têm entendimento; 3) Podemos ver aí o início da EBD; 4) Onde estariam as crianças? As que não tinham entendimento?

Meditando no texto: ”E leu nela diante da praça que está fronteira à porta das águas, desde a alva até o meio-dia, na presença dos homens e das mulheres, e dos que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei.” (Ne 8.3) 1) A duração do culto; 2) A leitura em dois idiomas (?); 3) Daí a presença dos auxiliares ao lado de Esdras;

2) Tinha que existir um, pois o livro era na verdade um rolo; Meditando no texto: ”Esdras, o escriba, ficava em pé sobre um estrado de madeira, que fizeram para esse fim; e estavam em pé junto a ele, à sua direita… e à sua esquerda…” (Ne 8.4) A primeira menção de púlpito na Bíblia; 2) Tinha que existir um, pois o livro era na verdade um rolo; 3) A presença de outros líderes era para realçar a autoridade de que se revestia o evento.

Meditando no texto “E Esdras abriu o livro à vista de todo o povo (pois estava acima de todo o povo); e abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.” (Ne 8.5) O lugar de destaque do pregador da Palavra; A reverência para com o texto bíblico; O ato de levantar-se em conjunto sem necessidade de ordem para tal demonstra o respeito e louvor à Bíblia.

Meditando no texto: ”Então Esdras bendisse ao Senhor, o grande Deus e todo o povo, levantando as mãos, respondeu: Amém! Amém!”. E, inclinando-se, adoraram ao Senhor, com os rostos em terra” Ne 8.6 O louvor que o líder do culto deve sempre erguer ao Senhor Deus; A resposta e participação do povo de Deus; A atitude de reverência que deve ser mantida no cuito

Meditando no texto: “Também Jesuá… e os levitas explicavam ao povo a lei; e o povo estava em pé no seu lugar.” (Ne. 8.7) O cuidado com o entendimento da Bíblia; Verifiquem o número de levitas explicando; Comentaristas dizem que uns repetiam em hebraico e outros traduziam para o aramaico; Vejam a atenção e a reverência: no seu lugar e em pé.

Meditando no texto: “Assim leram no livro, na lei de Deus, distintamente; e deram sentido, de modo que se entendesse a leitura.” (Ne. 8.8) A busca pelo conhecimento da Palavra de Deus; A identificação do texto como texto de Deus para eles; Ler “distintamente”: versículo a versículo, inteligível, compreensível; “Dar sentido” à palavra da Bíblia.

Ainda nos impactamos com a leitura da Bíblia? Meditando no texto: “E Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam o povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao Senhor vosso Deus; não pranteeis nem choreis. Pois todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei” (Ne. 8.9) Ainda nos impactamos com a leitura da Bíblia?

Temos ainda verdadeiro regozijo com as vitórias na casa de Deus? Meditando no texto: “Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor. Portanto, não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força” (Ne. 8.10) Temos ainda verdadeiro regozijo com as vitórias na casa de Deus?

Hoje, temos ainda esta alegria em entender a Bíblia? Meditando no texto: “Os levitas, pois, fizeram calar todo o povo, dizendo: Calai-vos, porque este dia é santo; por isso não vos entristeçais. Então todo o povo se foi para comer e beber, e para enviar porções, e para fazer grande regozijo, porque tinha entendido as palavras que lhe foram referidas” (Ne. 8.11,12) Hoje, temos ainda esta alegria em entender a Bíblia?

Comentários adicionais Dada a maior ênfase que o capítulo 8 nos pedia, as passagens a seguir serão mais rapidamente comentadas. Dar-se-á destaque à Festa dos Tabernáculos, à disposição para confissão e contrição dos líderes, a lembrança da história passada das bênçãos de Deus sobre Israel, e finalmente, à resolução tomada. O professor fará os comentários deixando com os alunos as conclusões que de certa forma já foram expostas versículo a versículo.

2a. Parte: Sintetizando o texto A volta para o Senhor exige celebração: a Festa dos Tabernáculos – Ne 8.13-18 A volta para o Senhor exige também confissão e contrição – Ne 9.1-5 A volta para o Senhor exige lembrança do passado – Ne 9.6-37 A volta para o Senhor exige resolução firme – Ne 9.38 “Contudo, por causa de tudo isto firmamos um pacto e o escrevemos; e selam-no os nosso príncipes, os nossos levitas e os nossos sacerdotes”.

Qual tem sido a sua busca pela leitura da Palavra de Deus? Conclusões Qual tem sido a sua busca pela leitura da Palavra de Deus? Você ainda se alegra com a presença no culto ao Senhor? Você tem trilhado o caminho da contrição e confissão? Você assume compromissos em sua vida íntima e pessoal? E em sua vida de dedicação à Deus e à igreja?