Prezado Professor de EBD Classe de Jovens e Adultos - 3T09

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO CRISTÃ INTEGRAL NA IGREJA LOCAL A igreja toda ensinando à igreja toda tudo o que Jesus ordenou. Como preparar-se para a aula Preletor: Rev. André
Advertisements

Batismo no Espírito Santo (parte V)
O SERMÃO DA MONTANHA.
Sua prática e aplicação
Parábolas Coisas novas e velhas; A casa vazia; O Fermento.
APRENDENDO A CONSOLIDAR COM JESUS
TODOS OS SANTOS 1 de Novembro de 2008
Escutando o Pie Jesu do Requiem de Fauré, sintamos o amor de Jesus aos pobres, humildes... Vista da igreja das Bem-aventuranças.
Vista desde a igreja das Bem-aventuranças
O SERMÃO DA MONTANHA "E Jesus vendo a multidão subiu num monte, e sentando-se, aproximaram-se dele os discípulos. E abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
O SERMÃO DA MONTANHA SLIDE AUTOMÁTICO.
O Sermão da Montanha Estudo 03 Os confrontos (I)
A ti seja consagrada minha vida
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
Uma vida cristã autêntica
Discipulado Cristão - A missão de todos nós
Cuidados necessários no
O Sermão da Montanha Estudo 08 O perigo da ambição material
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
- Famílias - 1.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
As bem-aventuranças são os novos mandamentos
COMPARTILHANDO A FÉ DE DOIS EM DOIS
Aprender a reconhecer que a oração é um ingrediente essencial no discipulado. Perceber que a oração é comunicação com Deus, pura e simples.
Compreender que o sucesso de um discípulo não depende de títulos nem de símbolos de autoridade. Aceitar que o Espírito Santo colocará nos discípulos.
AS BEM-AVENTURANÇAS Bem-aventurados os pobres de espírito,
O Sermão da Montanha.
FELICIDADE.
As Bem-aventuranças II
A eucaristia Começar.
As Bem-Aventuranças....
Cuidado com a Tirania da Felicidade
A FELICIDADE ESTÁ NO ANDAR COM DEUS
O SERMÃO DA MONTANHA.
Liderança que inspira Filipenses
“Alegre-se e regozijem-se, porque é grande a sua recompensa nos céus” Mt 5.12.
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2014 e o tema da revista é Liderança Cristã, tendo o Pastor Abner Ferreira, Presidente da Assembleia de Deus.
Mateus 5:6. Mateus 5:6 Mateus 5 Então, pela primeira vez, no monte do sermão, Ele ensina aos seus discípulos sobre o Reino que havia chegado. Venha.
O Sermão da Montanha.
As Bem-aventuranças.
Consagração da Vida Ministerial
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
Avisos: Encaminhe e acompanhe os seus discípulos para a Escola de Discípulos, isso fará eles crescerem a cada dia. Batismo 13/09 Quebra gelo opcional:
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
NA INJUSTIÇA, MOSTRA-ME O TEU CAMINHO SENHOR!
HUMILDES DE ESPÍRITO Clique para passagem de slides Ligue o som.
Marcos 2,1-12 Jesus cura o paralítico.
1. Conheça o Verbo da Vida 4 de abril de 2015
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2014 e o tema da revista é Liderança Cristã, tendo o Pastor Abner Ferreira, Presidente da Assembleia de Deus.
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
Primeira Igreja Batista de Piraúba
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2015 e o tema da revista é Moisés, o legislador de Israel, tendo o Pastor Belchior Martins da Costa, Presidente.
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2015 e o tema da revista é Moisés, o legislador de Israel, tendo o Pastor Belchior Martins da Costa, Presidente.
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2015 e o tema da revista é SINAIS, MILAGRES E LIVRAMENTOS DO NOVO TESTAMENTO, tendo o Pastor Abner Ferreira,
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
O CHAMADO PARA A VIDA EXIGE UMA DECISÃO DE RELACIONAMENTO!
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2015 e o tema da revista é SINAIS, MILAGRES E LIVRAMENTOS DO NOVO TESTAMENTO, tendo o Pastor Abner Ferreira,
SÉRIE: EXPERIMENTANDO O PODER DE DEUS EM SUA VIDA
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2015 e o tema da revista é SINAIS, MILAGRES E LIVRAMENTOS DO NOVO TESTAMENTO, tendo o Pastor Abner Ferreira,
Princípios de Vida 2. “Mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de.
02 de janeiro de 2015 O que é felicidade? “Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a.
2.É preciso ser humilde 09 de janeiro de 2015
23 de janeiro de Controle - se sempre Bem-aventurados os mansos, pois eles receberão a terra por herança. (Mt 5:5)
12 de março de Aprenda mais de Jesus Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem. (Jo 13:17)
O nosso coração está sempre insatisfeito do que é e do que tem... está sempre com fome de algo… Deus intervém sempre na vida dos homens, saciando-nos.
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
Transcrição da apresentação:

Prezado Professor de EBD Classe de Jovens e Adultos - 3T09 Tema: O Sermão da Montanha Recurso adicional extra: O PPS que estará examinando a seguir, semana após semana, nos 13 estudos do trimestre, é uma iniciativa da JUERP no objetivo de auxiliá-lo no seu ministério de bem ensinar em sua classe de EBD. Esse recurso poderá ser utilizado no data-show, ou se a igreja não dispuser deste equipamento, como sugestão para o quadro negro com giz ou quadro branco ou mural com canetas. Logicamente, estas páginas intermediárias de orientação básica e comentários adicionais deverão ser cortadas na sua apresentação.

O Sermão da Montanha O ponto mais alto da literatura mundial Estudo 1 O caráter do cristão Mateus 5.1 a 7

Comentários ao slide 1 Ao apresentar esta primeira figura o professor deverá fazer uma explanação geral sobre o significado, razão e objetivo do sermão pronunciado por Cristo, tendo como base a apresentação do tema na revista do aluno e a própria introdução do Estudo No. 1, usando por exemplo o texto: “Numa colina ao lado de Cafarnaum o momento chegou. O povo veio e se reuniu ao seu redor. Muitos se assentaram. Cristo inicia, então, o seu sermão da montanha que vai mostrar para o mundo de ontem e de hoje, o verdadeiro caráter do cristão”

O Sermão da Montanha é como se Cristo nos estivesse falando hoje. Não poderemos estudá-lo sem a Bíblia aberta. Nossa caminhada neste trimestre se fará na leitura versículo a versículo.

Comentários ao slide 2 Neste segundo slide o Professor deve enfocar a pessoa carismática de Cristo que a todos cativava. “Vejam os olhos atentos dos assistentes”. Destaque também a desenvoltura do Mestre que assentado ou caminhando por entre o povo dissertava sobre o “caráter do cristão”. Finalmente, mencione a importância de estarem todos com suas Bíblias abertas, com lápis para fazerem as anotações laterais que os textos venham a sugerir. O sermão vai ser lido e comentado versículo a versículo.

vendo as multidões, subiu ao monte; e, "Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo ele se assentado, aproximaram-se os seus discípulos...“ (Mt 5.1)

Comentários ao slide 3 Depois de ler o versículo em voz alta com toda a classe, comente os textos: “Jesus sabia que aquele povo precisava entender melhor o sentido e significado do evangelho e vai dedicar muito do seu ministério a ministrá-lo de forma didática e prática”. “O sermão da montanha é como uma prévia de tudo aquilo que o evangelho estaria modificando na vida das pessoas que com ele se identificavam. Daquele monte na Galiléia, seus ensinos continuam hoje a ressoar para o mundo, instruindo, inspirando e capacitando a mim e a você”

"... e ele se pôs a ensiná-los, dizendo:“ (Mt 5.2)

Comentários ao slide 4 Comente os aspectos negativos do sermão de ensino: Cristo tinha diante de si uma multidão, enquanto a Pedagogia aconselha, para o eficiente ensino, grupos pequenos; Essa multidão era a mais heterogênea possível, pessoas de todas as classes sociais, enquanto a Pedagogia instrui no sentido da devida seleção da clientela a ser alcançada; Para o melhor ensino a Pedagogia orienta um ambiente propício e aconchegante, com sala, cadeiras, iluminação, ventilação, meios audiovisuais os mais sofisticados possíveis: Cristo ensinou ao ar livre, sem qualquer tipo de acomodação para os ouvintes... Ou seja, sob o ponto de vista didático, tudo errado! Mas, era o Mestre dos mestres que ensinava e isto fazia toda a diferença.

"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mt 5.3)

Comentários ao slide 5 As chamadas bem-aventuranças são a marca mais conhecida do sermão do monte. “Bem-aventurados” é uma expressão que equivale a “felizes”. Com esta abertura, Cristo começa a definir o caráter do cristão, qualificando este perfil que traça como um alvo a ser alcançado por cada crente. É como se ele nos estivesse dizendo que se aspiramos tais condições de vida devemos fazer por onde.As bem-aventuranças vêm a vida cristã em função de como procedemos e vivemos. O humilde de espírito é aquele que vive na dependência do Pai, sem vaidade ou orgulho pessoal.

"Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados” (Mt 5.4)

Comentários ao slide 6 Comente a aparente contradição proclamada pelo Mestre em sua segunda bem-aventurança. Como felizes se estamos a chorar?... O choro é, em geral, expressão de tristeza e sofrimento. Explique que o Mestre está se referindo não ao choro motivado por qualquer experiência negativa de ordem pessoal, mas sim, ao choro oriundo de uma alma contrita a Deus que, humilde e submissamente reconhece o seu pecado e chora diante do Pai pedindo o perdão.

"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” (Mt 5.5)

Outra aparente contradição. Comentários ao slide 7 Outra aparente contradição. O manso em geral, nada alcança na vida dada a sua natureza cordata e de boa-vontade. Pelo contrário, sua tendência é tornar-se submisso mesmo diante de situações constrangedoras. Cristo está se referindo ao Salmo 37.11, onde o salmista declara que o homem que padece sob o mal de terceiros e não se deixa contaminar por um espírito de vingança e ódio, é aprovado por Deus em sua atitude

"Bem-aventurados os que têm fome e sede, de justiça, porque eles serão fartos” (Mt 5.6)

Comentários ao slide 8 Pode parecer, à primeira vista que as bem-aventuranças de Cristo estão na contra-mão do pensar e agir do homem moderno. Como, diante de um mundo com tanta injustiça social aqueles que anseiam por uma condição digna de vida em sociedade poderão sentir-se fartos e realizados? A verdade é que o Senhor está se referindo aos aspectos espirituais da vida e não aos seus aspectos materiais. Antes de buscar o consumismo da modernidade, o crente deve buscar a fartura da vida espiritual na presença do Pai.

"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mt 5.7)

de nossas necessidades. Comentários ao slide 9 Mais uma advertência do Mestre contra o egoísmo e a vida voltada para si mesma. O crente deve ser alguém que olha para os lados e vê aqueles que ao seu redor estejam necessitando de algo, procurando ajudar e participar. Sendo misericordiosos com os que falham ou nos maltratam, perdoando e ajudando aqueles que nos prejudicam, obteremos dos céus a mesma bênção, pois, Deus que tudo vê, virá ao encontro de nossas necessidades.

Isto valia para o crente daqueles tempos, Comentário Final Comente que o grande objetivo de Cristo com este sermão era levar aqueles que a ele se achegavam, a necessidade de uma mudança de vida. Dê ênfase à formação do verdadeiro caráter do cristão, qualificando este perfil que está começando a ser traçado como um alvo a ser alcançado pelo crente. Isto valia para o crente daqueles tempos, como vale para nós hoje! Por isso a nossa caminhada neste trimestre. No próximo domingo, prosseguimos.