Os profetas menores (I) As conseqüências do pecado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento.
Advertisements

“Atende oração de teu servo, ó Senhor”
VEDE SENHOR Vede Senhor, quanta gente Nunca ouviu falar de Vós.
5 de Julho de 2009 Música: Cantiga de Alexandria Domingo XIV
12 de Julho de 2009 Domingo XV do Tempo Comum
A Restauração de Israel Estudo 06 A difícil reconstrução Esdras 9 e 10
Os profetas menores (I) - Oséias
O Sermão da Montanha Estudo 03 Os confrontos (I)
Os profetas menores (I) (Oséias, Joel, Amós, Obadias e Jonas)
Os Profetas Menores (I) Oséias / Joel / Amós / Obadias / Jonas
Os profetas menores (I) (Oséias, Joel, Amós, Obadias e Jonas)
Os profetas menores (I) Oseías, Joel, Amós, Obadias, Jonas Estudo 08
Os profetas menores (I) Oséias exorta ao arrependimento
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
VÓS SOIS O SAL DA TERRA... VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO...
Porque o Senhor Jesus é contigo... Ouça este hino e tenha fé...
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
Imagem que transforma.
Profetiza Ez. 37.
Chegamos mais uma vez ao final do ano

Vá clicando à medida que fores lendo.
IGREJA.
E assim os fariseus disseram uns aos outros: "Não conseguimos nada
Provérbios de Salomão Capítulo 2 Bíblia Viva
Sopre as Cinzas Números 4.13
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
O amor que revela o chamado
LEIA A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS!
O amor é mais forte que a morte !
As Bênçãos decorrentes
QUINTA SEMANA: BRASIL, A NOSSA SAMARIA ..
Um testemunho eficaz Lucas 7:1-10.
DEUS É QUEM EFETUA O QUERER E O REALIZAR
Fogo Estranho.
I Tessalonicenses 5:18 porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
Jesus ensina a rezar o Pai-nosso!
Nós, os cristãos, somos considerados como instrumentos de Deus. Instrumentos não agem sozinhos, mas eles precisam ser usados por alguém, no nosso caso.
PROVOCADORES DE MILAGRES II CRÔNICAS 01:06

Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Ligue o som prepare.
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
O Pai guia: “Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho?” Provérbios 20:24.
A Viúva E O Juiz Iníquo- Lucas 18:1-8
Uma auto-analise da vida Cristã
O que uma pessoa pode fazer pelo mundo?
Qual a pior coisa que pode nos acontecer?

™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE DE JESUS
SALMO 35 Tu livras o fraco dos inimigos fortes demais para ele!
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
Evangelho segundo S João, capítulo 16
Há cristãos que têm medo da alegria da ressurreição que Jesus quer nos dar: a vida deles parece um funeral. Mas o Senhor ressuscitado está sempre conosco.
Jesus conforta os Discípulos antes de sua morte e ressurreição
SINAIS DA ESPERANÇA.
“Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante.
Salmos capítulos 84 e 85 Deus quer falar com você através destes textos bíblicos na versão Bíblia Viva.
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
ENTÃO SE VERÁ O FILHO DO HOMEM, VINDO SOB AS
Salmo 9 Bíblia Viva SALMO DE DAVI, Ações de graças de Davi.
Leia antes Hebreus capítulos 5 a 7 Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
ÀS VEZES EU NÃO ENTENDO AS COISAS QUE ME ACONTECEM SEM EXPLICAÇÃO ME VEJO SOFRENDO FERIDO EU NÃO ENXERGO AS FACES DO SOFRIMENTO TANTA CONFUSÃO, MEUS PENSAMENTOS...
O núcleo central da Bíblia é a
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
1- “Quando todas estas coisas tiverem acontecido com vocês – as bênçãos e as maldições anunciadas -, vocês meditarão nelas, nos países em que estiverem.
Lição da Escola Sabatina 15 de novembro a 21 de novembro de 2015.
Transcrição da apresentação:

Os profetas menores (I) As conseqüências do pecado Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas Estudo 03 Israel se esqueceu do seu Criador Oséias 7 a 9 As conseqüências do pecado apontadas por Oséias

Será sempre bom começar por uma recapitulação da lição anterior Será sempre bom começar por uma recapitulação da lição anterior. Lembre à classe o caminho que já trilhamos na decadência do povo de Israel, desde o capítulo 1 até o 6. Faça a classe recordar que estamos assistindo a uma profecia que levou cerca de 40 anos para chegar ao seu fim. Inicie então a leitura do capítulo 7 com toda a classe com a Bíblia aberta

O sentimento de tristeza do Senhor pelos pecados de seu povo é impressionante. Basta ler o primeiro texto de nossa leitura deste domingo, os versículos do capítulo 7, para podermos dentro de nossa capacidade humana avaliar o que estaria sentindo o nosso Criador com o distanciamento do povo escolhido. Vejam o destaque: 7.2

“Não consideram no seu coração que eu me lembro de todas a sua maldade; agora, pois, os cercam as suas obras; diante de minha face estão”. Muitas vezes não temos esta percepção. O Senhor tudo vê. O Senhor tudo sabe. As nossas obras, boas ou más estão diante dele. Vejam outro destaque: 7.10

“E a soberba de Israel testifica contra ele; todavia, não voltam para o Senhor seu Deus, nem o buscam em tudo isto.” O pecado é sempre assim. Nos afasta de Deus a ponto de não mais nos lembrarmos dele. A conseqüência deste afastamento do Senhor é sempre negativa e triste. Vejam outro destaque: 7.13

No capítulo 8.1-14, vemos o pior: Leiam 8.7: “Ai deles! Porque se erraram de mim; destruição sobre eles! Porque se rebelaram contra mim. Quisera eu remi-los, mas falam mentiras contra mim.” Ou seja, o Senhor não queria que isto acontecesse. Ele sempre deseja o melhor para o seu povo. No capítulo 8.1-14, vemos o pior: Leiam 8.7:

Tendo lido os textos do capítulo 7 com a Bíblia aberta, repassando por alto versículo a versículo e fazendo os destaques apontados, faça o mesmo com o texto do capítulo 8. Ressalte, no entanto, que entre o 7 e o 8 algum tempo pode ter passado, daí o profeta ter passado da repreensão para o anúncio do castigo conseqüente ao pecado cometido.

O texto de 8.9 a 14 descreve a decadência espiritual de Israel: “Porquanto semeiam o vento, hão de ceifar o turbilhão; não haverá seara, a erva não dará farinha; se a der tragá-la-ão os estrangeiros.” O dito popular todos conhecemos: Quem semeia ventos colhe tempestades. É isto que estará acontecendo a Israel. O texto de 8.9 a 14 descreve a decadência espiritual de Israel:

O texto de 8.12 nos fala muito: “Recorrem à Assíria...Se aliam a diversas nações... Sofrem os tributos... Multiplicam-se os seus altares pagãos... Sacrificam impunemente... Israel se esqueceu do seu Deus.” Mas em meio a tudo isto vejam a boa vontade do Senhor para com Israel, seu povo. O texto de 8.12 nos fala muito:

“Escrevi para ele miríades de coisas da minha lei; mas isso é para eles como coisa estranha.” Isto é, de nada adiantou o Senhor falar ao seu povo por meio de seus profetas. Ele se afastou mais e mais da sua vontade e sua lei. O texto de 9.1-8 nos fala bem de perto sobre este afastamento do Senhor. Leiam:

Antes de entrar na leitura do capítulo 9, da mesma forma como fez com os anteriores, destaque que aqui o profeta já começa a destacar a justiça de Deus se dando. Ou seja enquanto no 7 e 8 nós podemos perceber o amor de Deus no sofrimento que demonstra pelo que acontecerá a Israel, aqui a sua justiça começa a prevalecer sobre o amor.

Esta é a triste visão do povos de Israel. O pior ainda vem depois. “Não te alegres, ó Israel... Que fareis vós no dia da solenidade, e no dia da festa do Senhor?... Pois chegaram os dias da punição; chegaram os dias da retribuição... Ele se lembrará das iniqüidades deles, e punirá os seus pecados.” Esta é a triste visão do povos de Israel. O pior ainda vem depois. Leiam 9.16,17:

“Efraim foi ferido, secou-se a sua raiz; eles não darão fruto; sim, ainda que gerem, eu matarei os frutos desejáveis do seu ventre. O meu Deus os rejeitará, porque não o ouviram; e errantes andarão entre as nações.” Esta é a triste conclusão a que se chega. Historicamente, a nação de Israel, o Reino do Norte, Samaria, será extinto.

Ore com a classe pedindo a misericórdia do Senhor sobre nossos erros. Antes de entrar na conclusão propriamente dita conforme apresentamos a seguir, medite um pouco com a classe sobre o que o pecado faz na alma humana. Como ele nos afasta do Senhor. O que aconteceu com Israel pode acontecer conosco hoje. Ore com a classe pedindo a misericórdia do Senhor sobre nossos erros. Depois, discuta o que se segue:

a) Como você enxerga a justiça de Deus em face de Israel? Parando para pensar: a) Como você enxerga a justiça de Deus em face de Israel? b) Como você vê o amor de Deus diante do que acontece a Israel? c) No julgamento seu, o que deve se identificar mais nesta história: o amor de Deus? Ou, a justiça de Deus? d) Será que como povo de Deus hoje, não estamos seguindo os caminhos de Israel?