A compreensão da justiça de Deus

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O crente perde a salvação ?.
Advertisements

Evangelho ou Euvangelho
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Missões 2010 JANELA 10 / 40.
Todo aquele que nele crer não ficará confundido
Cântico da liturgia judeo-espanhola
BASE BÍBLICA PARA EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
Paulo e Jesus Paulo seguramente não viu o Jesus histórico e nem ouviu sua voz e suas palavras. Teve uma forte experiência do Cristo Ressuscitado (At. 9,3-9;
Atos 1.8 Pr Paulo Berberth.
“O que aborreço isso faço” O poder salvador da graça
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
“Cristo morreu pelos ímpios”
Tiago / Pedro / João Judas Os benefícios da vida cristã
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
Atos dos Apóstolos 13,22-26 Naqueles dias, Paulo disse: “Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei.
Atos dos Apóstolos 15, 7-21 Naqueles dias, depois de longa discussão, Pedro levantou-se e falou aos apóstolos e anciãos: "Irmãos, vós sabeis que, desde.
RESPOSTA À PERGUNTA DO ÚLTIMO SÁBADO DIA 08/05/2010
Prezado Irmão Este estudo, o qual denominamos “A Verdade Acima de Tudo”, é uma profunda e substanciosa abordagem sobre a Doutrina da trindade. Esta abordagem,
Lectio Divina.
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DO EVANGELHO DO APOCALIPSE? Evangelho significa boas novas. O Livro do Apocalipse revela a beleza do amor de Deus.
A Bíblia é um livro comum ?
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Em Gálatas, Paulo combate a ação dos religiosos que pregavam a necessidade de ações humanas para se alcançar a salvação.
HOMEM QUE NASCEU QUATRO VEZES
Alcançando As Promessas
O Corpo e o Sangue de Cristo
Uma perspectiva Bíblica
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
COMEMORAR A PÁSCOA SEGUNDO A BÍBLIA
Três pequenas mariposas perdidas na noite escura!
“... E de modo nenhum apagarei o seu nome do livro da vida...”
Monte da Transfiguração…
Quem é aceito por Deus? Qual é a função da Lei de Moisés ?
A MENINA DOS MEUS OLHOS.
Um testemunho eficaz Lucas 7:1-10.
O CREIO À LUZ DA BIBLIA. O CREIO À LUZ DA BIBLIA.
"Como, pois, invocarão aquele em quem não creram
82 anos pregando as boas novas. 82 anos pregando as boas novas.
Restaurados por Cristo - Nicodemos
I Jo 2.8 – 14. I Jo 2.8 – 14 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” I Jo 5.19.
Viver minha Herança Josué 14:6-15.
AS REVELAÇÕES DO APOCALIPSE
O Livro de 2 Pedro TEXTO BASE: 2 Pedro 3.13
Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.
11 O passado de Israel com Deus. 11 O passado de Israel com Deus.
Jesus Cristo a encarnação da graça
Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza Jornadas III Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do.
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
Um Breve Estudo na Carta aos Romanos
A Fé que transforma sua vida
A IGREJA EM ANTIOQUIA.
MORTOS-VIVOS ENTRE NÓS!!
E, como não querem saber do verdadeiro conhecimento a respeito de Deus, ele entregou os seres humanos aos seus maus pensamentos, de modo que eles fazem.
CURSO BÍBLICO.

“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” Mateus 11:15 “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Mt.13:9, 43; Mc.4:9,23; 7:16; 8:18; Lc.8:8; 14:35) Marcos 8:18.
Atos 4:9-12.
Certezas Sobre o Arrebatamento
Essenciais da Igreja Evangelizar.
A verdadeira conversão
O mundo inteiro precisa ouvir?”
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins.
Amar Missões Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. I João
Afirmações Difíceis de Jesus: Para quem veio Jesus ? “Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; Daniel bendisse o Deus do céu” Dn 2:19.
"Jesus olhou para ele e o amou”. Marcos 10.21a
Paulo de Tarso. I Corintios 1 1- Paulo, chamado para ser apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, 2- à igreja de Deus que está.
Transcrição da apresentação:

A compreensão da justiça de Deus A Epístola aos Romanos Estudo 10 “A fé é pelo ouvir” A compreensão da justiça de Deus Texto bíblico: Romanos 10.1-21

Tal a insistência de Paulo em pregar a eles?... Introdução (I) Carta aos romanos?... Não seria aos judeus? Tal a insistência de Paulo em pregar a eles?... Do capítulo 2 ao 11, basicamente é o seu povo sempre em foco. Vamos verificar isto novamente hoje:

Deviam fazer parte de uma classe social mais abastada. Introdução (II) Sim, a razão para isto é que a igreja em Roma seria formada na sua maioria por judeus convertidos. Vindos de Jerusalém ou convertidos ali mesmo. Deviam fazer parte de uma classe social mais abastada.

Vamos dividir o texto em sete partes para melhor estudo: Introdução (III) Vamos dividir o texto em sete partes para melhor estudo: 1.Zelo s/entendimento 2.Moisés x Cristo; 3.A declaração cabal; 4.Um Evangelho único; 5.Uma constatação marcante; 6.A expansão do Evangelho; 7.Uma triste profecia.

1.Zelo s/entendimento (Rm 10.1-3) Ele vai mais uma vez demonstrar o seu desejo pela salvação de seu povo: “Irmãos, o bom desejo do meu coração e a minha súplica a Deus por Israel é para a sua salvação.” (Rm 10.1)

Paulo vai insistir ainda na tese de que os judeus eram zelosos para com Deus, mas rejeitavam a verdadeira justiça de Deus: “Porque lhes dou testemunho de que têm zelo por Deus, mas não com entendimento.” (Rm 10.2)

Para isto vai mais longe ainda fechando a questão declarando o que lhes faltava: “Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus.” (Rm 10.3) CRISTO !

Antepõe então a graça de Cristo á lei mosaica 2.Moisés x Cristo (Rm 10.4-7) Antepõe então a graça de Cristo á lei mosaica “Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê. Porque Moisés escreve que o homem que pratica a justiça que vem da lei viverá por ela”. (Rm 10.4,5 / Lv 18.5) vi

Sim, a graça da salvação prescinde das obras. Não há necessidade delas. Cristo já as cumpriu: “Mas a justiça que vem da fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu?... Ou quem descerá ao abismo?... (Rm 10.6,7 / Dt 30.11-13) vi

3.A declaração cabal (Rm 10.8-10) O apóstolo acrescenta então seu argumento sobre a graça salvadora (Dt 30.14): “Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos.” (Rm 10.8)

Complementando o seu argumento sobre a superioridade da fé sobre a lei, de maneira categórica: “Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Rm 10.9)

acrescenta ainda, como que para finalizar a discussão: E indo mais além, acrescenta ainda, como que para finalizar a discussão: “Pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” (Rm 10.10)

Sim, todo ser humano pode ser salvo 4.Um Evangelho único (Rm 10.11,12 / Is 28.16) Sim, todo ser humano pode ser salvo “Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido. Porquanto não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos que o invocam”

5.Uma constatação marcante (Rm 10.13-16) “Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como pois invocarão aquele em que não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não há quem pregue? (Rm 10.13,14)

um apelo à pregação do Evangelho: Paulo faz então um apelo à pregação do Evangelho: “E como pregarão, se não forem enviados? Assim está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz dos que anunciam coisas boas!” (Rm 10.15 / Is 52.7)

Recorda então que desde os tempos do AT, o povo de Deus não dava atenção à mensagem profética: “Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem? (Rm 10.16 / Is 53.1)

6.A expansão do Evangelho (Rm 10.17,18) “Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo. Mas pergunto: Porventura não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra saiu a voz deles, e as suas palavras até os confins do mundo” (Rm 10.17,18)

7.Uma triste profecia (Rm 10.19-21) “Mas pergunto ainda: Porventura Israel não o soube? Primeiro diz Moisés: Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo, com um povo insensato vos provocarei a ira.” (Rm 10.19 / Dt 32.21)

Revendo o AT: ”E Isaías ousou dizer: Fui achado pelos que não me buscavam, manifestei-me aos que por mim não perguntavam. Quanto a Israel, porém, diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e ingrato (Rm 10.20,21 / Is 65.1)

2.Preferiu a lei que implementou, à graça prevista na justiça divina; Conclusões 1.O povo de Deus perdeu a sua posição de primazia no plano redentor de Deus; 2.Preferiu a lei que implementou, à graça prevista na justiça divina; 3.Todos são dignos da salvação de Deus; 4. A pregação da mensagem salvadora.