CONFLITOS EUROPEUS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
Advertisements

AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL
1914 – 1918.
1 - Características gerais:
A Primeira Guerra Mundial
ESLOVÊNIA.
A ANTIGA IUGOSLÁVIA.
O MUNDO ATUAL.
Península Balcânica Prof. Jane Ilce.
Conflitos na América e na Europa
O mundo do ponto de vista de Moscou
UM NOVO DESENHO Antonio Neto
Região, Regionalização e regionalismos
UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR
O NAPALM · Mistura de gasolina com uma resina da palmeira napalm
CONFLITO BASCO.
O Mundo Socialista.
Os primeiros povos Feito por : Pedro Miguel Gomes Carmo e
BALCÃS.
Península Balcânica Prof. Jane Ilce.
Península Balcânica.
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
PODER PARALELO.
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
Conflitos tendo por base os nacionalismo e a vontade independentista
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
América.
A QUESTÃO BASCA.
Capitulo 1- Povos e Nações
A crise no mundo socialista
CONFLITOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
Irlanda do Norte e País Basco
A desintegração da Iugoslávia e a divisão da Tchecoslováquia.
Bósnia-Herzegovina e Kosovo
Curdos.
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
Sionismo.
Professor: Abel Edson Miguel
Assim como a América do Sul e Central e Ásia, a África também foi colonizada pelos europeus, fato comum entre os citados é que todos foram colônias de.
Após as forças antimonarquistas proclamarem a República na Espanha em 1931, a direita se organizou para tirar do poder o novo governo formado por socialistas.
U RUGUAI História E GEOGRAFIA Guilherme Abrahabibs 11° Gabriel Alencar Diáz 8° Caio vinícius pesseti 29°
CONFLITOS NA MODERNIDADE
A (re)emergência de conflitos regionais
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
Joana Machado Marques Kelber Filho Costa Simão
CEI/BALCÃS/EUROPA/BLOCOS
Atualidades Temas  O petróleo do pré-sal;  100 anos da imigração japonesa;  Crise dos Estados Unidos;  Kosovo – O mais jovem país do mundo;
A população européia A Europa não é um continente muito grande, mas apresenta grande variedade étnica, linguística e cultural.
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
Atividade sobre a Economia Europeia
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
A desintegração da Iugoslávia – um exemplo de reconfiguração/fragmentação espaço-territorial no contexto da globalização A globalização deve ser visualizada.
Bélgica.
O país Basco (Espanha) 1959 Surge o grupo armado ETA (Euskadi ta Askatasuna) Luta por meio pacíficos por maior autonomia da região Luta contra o regime.
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
Europa - Sociedade.
UNIÃO EUROPÉIA.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
Uma história de resistência
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Tema: Conflitos Regionais
FORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA A União Europeia, atualmente composta por 27 países, é uma das principais forças políticas e econômicas do período após a Guerra.
Independência da América Espanhola Prof. Alan
Rússia e Europa Oriental
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
África Profº Marcelo Sau. Números dramáticos Aids: 9 em cada 10 portadores do HIV no mundo são africanos. Guerras: Mais de 20 países africanos estão envolvidos.
CONFLITOS TERRITORIAIS NO MUNDO. QUESTÃO PALESTINA TERRITÓRIO SAGRADO TANTO PARA JUDEUS, CRISTÃOS E MUÇULMANOS CONFRONTO ENTRE JUDEUS (ISRAEL) E ÁRABES.
Transcrição da apresentação:

CONFLITOS EUROPEUS

País Basco A questão basca: A região basca situa-se no norte da Espanha e no Sudoeste da França. É rica, industrializada e tem uma cultura própria. O povo basco luta pela independência desde o final dos anos 1950, quando se criou a Pátria Basca e Liberdade (ETA). O ETA atua cometendo atos terroristas tanto na Espanha quanto na França (onde a organização possui bases), pois seu objetivo é criar uma Pátria Basca totalmente independente. País Basco

O que é o País Basco? É um território que, apesar do nome, não é um país independente, mas uma área de 20 mil quilômetros quadrados entre a Espanha e a França onde vivem os bascos. Estabelecido ali há mais de 4 mil anos, esse povo conservou boa parte dos seus traços culturais originais, especialmente o nacionalismo e a língua, que não tem parentesco com nenhuma outra. "Ao longo de todo esse tempo, os bascos tiveram seu território ocupado por romanos, visigodos, mouros e francos. A Espanha e a França pegaram sua fatia por volta do século 15", afirma a historiadora Maria Guadalupe Pedrero-Sánchez, da Unesp de Assis (SP). No século 17, a demarcação definitiva das fronteiras dividiu de vez esse povo em dois Estados. "Na Espanha, onde estão 90% do território basco, a integração foi mais difícil que na França", diz o geógrafo André Martin, da Universidade de São Paulo (USP). (http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-o-pais-basco)

Durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), eles lutaram contra o general Francisco Franco, o líder nacionalista que implantou uma sangrenta ditadura. Em represália, o general acabou com a relativa autonomia política basca, alimentando ainda mais o nacionalismo daquele povo e fazendo surgir organizações terroristas que defendiam a criação de um Estado independente. O mais famoso desses grupos, o ETA (sigla de Euskadi Ta Askatasua, ou "pátria basca e liberdade"), apareceu em 1959. Ao longo das últimas quatro décadas, os terroristas organizaram atentados contra o governo central em nome da independência. Uma pequena trégua na luta aconteceu em 1978, com a promulgação de uma nova Constituição espanhola que favorecia a autonomia do País Basco. Desde 1980, a nação conta com um Parlamento próprio, mas ainda não tem território, o que alimenta os remanescentes do ETA a prosseguir com atentados em defesa da autonomia total da região basca. (http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-o-pais-basco)

DESAGREGAÇÃO DA IUGOSLÁVIA A federação Iugoslava representava um caldeirão de povos e religiões comandadas por Josep Bros Tito, mais conhecido como Marechal Tito. Era uma federação socialista instituída após a Segunda Guerra Mundial contando com seis repúblicas, sendo elas: - Eslovênia. Croácia. Bósnia-Herzegovina. Montenegro. Macedônia. Sérvia. Repúblicas autônomas: Voivódina e Kosovo. O mapa apresenta a divisão política da antiga Iugoslávia.

Em 1991, a Iugoslávia desagregou-se a partir da declaração de independência da Eslovênia, da Croácia, da Bósnia-Herzegóvina e da Macedônia. A antiga Iugoslávia passou a ser formada por duas repúblicas, Sérvia e Montenegro, e duas províncias autônomas, Voivódina e Kosovo.

Em 1999, a província de Kosovo, que havia perdido a autonomia, pede o separatismo. Em resposta, tropas sérvias invadem a região promovendo uma verdadeira limpeza étnica contra os kosovares da etnia albanesa. A OTAN promoveu a intervenção na região, o então presidente iugoslavo Slobodan Milosevic foi preso, e Kosovo passou a ser administrado pela ONU.

Em 2003, Sérvia e Montenegro promoveram a união de suas instituições, sobre os vestígios da antiga Iugoslávia, que passou a ser chamada de união Sérvia-Montenegro. Tal processo demonstrou-se ineficaz e, em 03 de junho de 2006, Montenegro declarou independência, convertendo-se, assim, em um novo Estado nos Balcãs, representando assim o desmantelamento definitivo da antiga Iugoslávia.

A guerra causou mais de 120 mil mortes A guerra causou mais de 120 mil mortes. As perdas econômicas foram de bilhões de dólares com a destruição de fábricas, empresas, edifícios privados e públicos, aniquilação da produção e a falta de exportações para o desaparecido mercado comum. O custo da destruição na Sérvia chegou a mais de 17 bilhões de dólares, após o bombardeio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em 1999, com o objetivo de terminar com a repressão do regime do ex-presidente Slobodan Milosevic (1941-2006) contra os albaneses de Kosovo. Para mais informações sobre o assunto pesquise no site: http://educaterra.terra.com.br/vizentini/artigos/artigo_24.htm

BÉLGICA A Bélgica é uma federação formada por duas comunidades vivendo em duas regiões separadas. Uma delas é a comunidade flamenga, que tem como língua o holandês e vive em Flandres, região norte do país. O flamengos representam cerca de 60% da população. Os valões que usam o francês, representam aproximadamente 40% da população e vivem na Valônia. Tanto flandres quanto a Valônia são regiões bastante autônomas especialmente nas esferas da educação e da cultura.

A constituição de 1993 deu ainda mais autonomia a Flandres, á Valônia e a população da capital, Bruxelas (sede da União Europeia e da OTAN), onde tanto o holandês quanto o francês são falados. O país, com 10 milhões de habitantes, está dividido em três comunidades – determinadas por seus três idiomas oficiais (flamengo, francês e alemão) – e três regiões geográficas: Flandres, Valônia e Bruxelas.