A Escola Austríaca e a Teoria do Valor Prof. Dr. Antony P. Mueller UFS 11 de Maio de 2010.

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A Escola Austríaca e a Teoria do Valor Prof. Dr. Antony P. Mueller UFS 11 de Maio de 2010

Quem foi Ludwig von Mises? Nasceu 20 de Setembro de 1881 em Lemberg, Império Austro-Húngaro Faleceu 10 de Outubro de 1973 em Nova Iorque Nota: Falecimento de Karl Marx: 1883 (*1818) Nascimento de John Maynard Keynes: 1883 (- 1946) Nascimento de Joseph Schumpeter: 1883 (- 1950) 1974 Prêmio Nobel para F. A. von Hayek (1899 – 1992)

Carreira Estudos na Universidade de Viena 1906 Doutorado leciona na Universidade de Viena e trabalha como conselheiro econômico na Câmera Austríaca de Indústria e Comércio professor no Institut de Hautes Études Internationales em Genebra 1940 publicação de «Nationalökonomie » ( df) df

Mises nos Estados Unidos 1940 Emigração para os Estados Unidos Professor na Universidade Nova Iorque 1949 “Human Action. A Treatise on Economics” (1998 The Scholars’ Edition) ( df) df Biografia: Jörg Guido Hülsmann: “Mises. The Last Knight of Liberalism”

Fundadores da Escola Austríaca Moderna Carl Menger ( ) Subjectivism of Valuation Methodological Individualism Marginalist Analysis Subjetivismo, individualismo, marginalismo Eugen von Böhm-Bawerk ( ) Subjectivist Theory of Capital Intertemporal Allocation Roundaboutness of Production Time Preference Theory of Interest Teoria subjectivista do capital, teoria de juros, preferência do tempo, “Umwegproduktion” (produção de desvio)

A segunda geração Ludwig von Mises ( ) Subjectivist Monetary Theory Theory of the Business Cycle Impossibility of Rational Calculation in Socialism Theory of Human Action Cíclo de negócios, impossiblidade do socialismo, teoria da ação humana Friedrich August von Hayek ( ) Theory of Capitalist Production Theory of the Business Cycle Theory of Knowledge and Learning Theory of Market Coordination Ciclo de negócios, teoria de conhecimento e da aprendizagem, teoria da coordenação mercado

George L. S. Shackle G. L. S. Shackle ( ) teoria de ignorância baseada em Keynes: “By ‘uncertain’ knowledge … I do not mean merely to distinguish what is known for certain from what is only probable. The game of roulette is not subject, in this sense, to uncertainty … The sense in which I am using the term is that in which the prospect of a European war is uncertain, or the price of copper and the rate of interest twenty years hence, or the obsolescence of a new invention … About these matters there is no scientific basis on which to form any calculable probability whatever. We simply do not know! – John Maynard Keynes, The General Theory of Employment, Interest and MoneyThe General Theory of Employment, Interest and Money Impacto sobre a formação do Pós-Keynesanismo A teoria econômica de incerteza, imaginação e “unknowledge” (Unwissen), contingência Não se pode prognosticar o futuro, mas imaginar (Lachmann) “Imagination and the Nature of Choice” (1979) “Expectations in Economics” (1949)

Ludwig Lachmann Ludwig Lachmann (1906 – 1990) Análise evolutivo, genético-causal vs. equilíbrio Análise de mercado como processo Subjetivismo radical Heterogeneidade da estrutura do capital The Role of Expectations in the Social Sciences, 1943 Capital and Its Structure, 1956 Capital and Its Structure Macro-economic Thinking and the Market Economy, 1973 Macro-economic Thinking and the Market Economy "The Lachmann Legacy: An Agenda for Macroeconomics," Roger Garrison, 1977The Lachmann Legacy: An Agenda for Macroeconomics

A Escola Austríaca Americana Murray N. Rothbard ( ) Libertarian Economic Theory Israel Kirzner (1930 -) and faculty of New York University Entrepreneurship Subjectivity and uncertainty Hans-Herman Hoppe ( ) Property rights Institutional Analysis Scholars of the Ludwig von Mises Institute Misesian economic theory Libertarianism Faculty of the Mercator Center of George Mason University Market Processes Public Choice

A Escola Austríaca Moderna Uma escola com uma rede global representado em universidades Institutos Mises (incluindo Brasil e na política (candidato Ron Paul) Fontes de publicações:

Raízes Tomas Aquino (1225 – 1274) Nikolaus Kopernikus (1473 – 1543) Teoria quantitativa da moeda – explicação monetarista da inflação Escola de Salamanca (Francisco de Vitoria ( ) Navarrus, de Soto, Lessius, de Lugo e Luis de Molina (1535 – 1600)de VitoriaNavarrusde SotoLessiusde Lugo Molina Importância de dinheiro para a economia Valor subjetivo Posição contra Duns Scotus's preceito de “cost of production" (custos de produção) como fundamento do “preço justo”Duns Scotus

A formação da escola Austríaca Richard Cantillon (1680–1734) – Análise seqüencial da circulação da moeda Jean-Baptiste Say (1767 – 1832) – Oferta e demanda agregada Johann Heinrich von Thünen ( ) – Produtividade marginal Frédéric Bastiat (1801– 1850) – 1850: Ce qu'on voit et ce qu'on ne voit pas (Broken window fallacy)Ce qu'on voit et ce qu'on ne voit pas Hermann Heinrich Gossen ( ) – Lei da utilidade marginal decrescente Carl Menger (1840 – 1921) – Fundador da escola Austríaca moderna – Marginalismo, custos de oportunidade, individualismo metodolgico

Ação Humana -Human action is conscious behavior -Human action is an ends-means relationship - Human action is tautologically rational - Human valuation is subjective meaning (Sinn) - “Utility” is intentional specific valuation - Human action is teleologically oriented (reverse causality) - Human action is active choice (expectations) - Human action is centered in the personal “I” (“Ich”) - Human action is sequential in time and space - Human action is imperfect and incomplete - Human thinking is interior action - Human thinking is imperfect and incomplete

Dicotomia metodológica Closed Model (ideal das ciências naturais) deterministic universal (invariant) complete reductionistic from complex to simple Open Model (ciências sociais e ciências humanas) Non-deterministic time-and-space-dependent incomplete complex from simple to complex

Teoria do Valor “Valor” e “preço” Preço – Objetivo – Coletivo – Cardinal – Cálculo – Monetário – Representa “custos” e “receita”

Teoria do Valor Valor – Subjetivo – Individual – Ordinal – Estimativo – Sensual – Situacional – Transitório – Marginal

A Teoria Subjetiva do Valor “value free” (wertfreie) análise do valor Sem considerações da psicologia ou ética Ponto do começo: a avaliação subjetiva da utilidade de um bem por um individuo como ação humana Nota: Não o bem tem valor mas a utilidade deste bem, em outras palavras a base do valor é o “valor subjetivo do uso” (“subjective use value” – “subjektiver Gebrauchswert”)

Teoria do valor na escola inglesa A teoria econômica “clássica” se concentra nas atuações do “homem de negócio” (o “capitalista” na obra de Marx) No centro da teoria clássica é o valor de troca (“exchange value” – “Tauschwert”) para chegar a determinação do preço Esta teoria entrou na parálise com o famoso “paradoxo do valor” (bens essências “valem” menos que bens de luxo)

A abordagem Austríaca Toda a economia, toda a produção tem como objetivo a satisfação dos desejos do consumidor A cadeia do valor não anda do produtor ao consumidor mas ao revês, do consumidor ao produtor (imputação) Isto significa que o valor de um bem de investimento depende da sua contribuição para produzir um bem de consumo

Defeitos da teoria do valor da escola inglesa A teoria econômica clássica criou a falsa imagem do ator econômico na figura do “homo economicus” A “profit-oriented, economizing, calculating, egotistical miser” (Scrooge na novela de Charles Dickens) Caracterizada por lucro, “economia”, calcularão, materialismo Um avarento egoístico oportunista

Teoria do valor no Marxismo Valor objetivo Valor trabalho – Troca de equivalências – A mais valia (“Mehrwert”) – Exploração – Composição do capital (“organische Zusammensetzung des Kapitals”) – Declínio da taxa de lucros (“Verfall der Mehrwertrate”)

Resumo da Teoria Austríaca do Valor Subjetivista (incluindo imputação do valor) Marginalista (utilidade marginal) Específico (vs. geral) Ganhos na troca (diferencias na estimação do valor) Escassez é relativa (mudança, situacional) A fonte do valor e o motor na economia é o individuo com suas aspirações (expectativas ) da melhoria de sua situação

Resumo: Heurística da Escola Austríaca Individualismo metodológico Subjetivismo metodológico Ação humana Análise de processo Ordem espontâneo Complexidade Coordenação (dos planos individuais) Aprendizagem Realismo Análise seqüencial causal Heterogeneidade (dos atores, do capital, etc.)

Acesso A palestra vai ser acessível como podcasts junto com o data show no site: na página: Online Campus – Audio Podcasts em Português emPortugues.html emPortugues.html Com anúncios nos blogs: