AULA 1: A FUNDAÇÃO DA FILOSOFIA

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Transcrição da apresentação:

AULA 1: A FUNDAÇÃO DA FILOSOFIA DO MITO À FILOSOFIA

O QUE É MITO? UMA FORMA DE COMPREENSÃO DE MUNDO. UMA BUSCA DA CRIAÇÃO DO COSMOS, DOS HOMENS, DAS COISAS EM GERAL.

POR QUE O MITO ERA CONSIDERADO VERDADE? QUEM NARRA O MITO? O MITO É CONSIDERADO VERDADE POR QUE QUEM O NARRA É O POETA (RAPSODO), E TUDO O QUE PROVÉM DE SUA VOZ É CONSIDERADO VERDADE, POIS É UMA REVELAÇÃO DIVINA, PORTANTO INQUESTIONÁVEL, APESAR DE SUAS CONTRADIÇÕES.

MITO Na antiguidade clássica é considerado um produto inferior ou deformado da atividade intelectual. Era atribuído ao mito apenas "verossimilhança" enquanto a "verdade" pertencia aos produtos genuínos do intelecto.

Diferenças entre Mitologia e Filosofia O mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente.

A Filosofia, ao contrário, se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro (isto é, na totalidade do tempo), as coisas são como são.

O mito narrava a origem através de genealogias e rivalidades ou alianças entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas

A Filosofia, ao contrário, explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais.

O Mito falava em Urano, Ponto e Gaia; a Filosofia fala em céu, mar e terra. O mito narra a origem dos seres celestes (os astros), terrestres (plantas, animais, homens) e marinhos pelos casamentos de Gaia com Urano e Ponto. A Filosofia explica o surgimento desses seres por composição, combinação e separação dos quatro elementos - úmido, seco, quente e frio, ou água, terra, fogo e ar.

O mito não se importava com contradições, com o fabuloso e o incompreensível, não só porque esses eram traços próprios da narrativa mítica, como também porque a confiança e a crença no mito vinham da autoridade religiosa do narrador.

A Filosofia, ao contrário, não admite contradições, fabulação e coisas incompreensíveis, mas exige que a explicação seja coerente, lógica e racional; além disso, a autoridade da explicação não vem da pessoa do filósofo, mas da razão) que é a mesma em todos os seres humanos.