A PECUÁRIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
El Niño e La Niña Aquecimento Resfriamento.
Advertisements

Correntes Oceânicas e sua influência no clima
RECURSOS ALIMENTARES A PECUÁRIA.
Projeto Animais Marinhos
SISTEMA ATMOSFÉRICO GLOBAL: Prof. Jackson Bitencourt
ÁSIA MONÇÔNICA Prof. Márcio.
BIOCICLOS Biosfera é dividida em: Epinociclo: ambientes terrestres
CLIMA DAS AMÉRICAS.
O ESPAÇO RURAL AULA 01 – AGROPECUÁRIA 6a série.
MONÇÕES.
Distribuição da água no planeta Terra
Ecossistemas Aquáticos:
A Pesca.
Saionara Pires Rodrigues - Cientista Social UFRGS
POTENCIALIDADES DO LITORAL E AS SUAS POTENCIALIDADES
Recursos biológicos.
GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Módulo 02 – As formas de relevo e a hidrosfera

ANTÁRTIDA OU ANTÁRTICA O CONTINENTE GELADO
PECUÁRIA BRUNO BATISTA.
Hidrografia e Clima.
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
Fenômenos Meteorológicos
Profª. Graziella Fernandes de Castro
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
CIRCULAÇÃO TERMOHALINA
Ecossistemas aquáticos
Oceanos, mares e hidrografia
ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CLIMA
Escola de Parapente Wind
Índice: Agricultura Pecuária Pesca Exploração florestal
Professora Carol/Geografia
Talassociclo.
Ecossistemas Terrestres
Climas e Formações Vegetais no Mundo
Trabalho de geografia Agricultura e pecuária
Aqüicultura e Pesca Oceanografia
Biociclos Prof. Di.Babalu
Recursos Marítimos.
AGRICULTURA E PECUÁRIA
1.A Tensão do Vento paralelo à costa provoca um transporte da água superficial 45º para a direita do vento e um Transporte de Ekman 90º para a direita.
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
EUTROFIZAÇÃO.
A PESCA Consiste na extracção, das águas do mar, dos rios, dos lagos e dos viveiros, de recursos alimentares como: peixe, crustáceos, moluscos, sal e algas.
FATORES CLIMÁTICOS.
Professora Isis Geografia
Dinâmica Climática.
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
HIDROGRAFIA.
A pesca Filipe Miguel Botelho.
Aventuras no Baú Mágico Geografia Correntes marítimas.
O Espaço Geográfico Rural
Geografia As morfodinâmica e as Águas Oceânicas.
Animais invertebrados Molusco
Aquicultura e pesca Introdução
A pecuária.
Circulação global da atmosfera
A AGRICULTURA O QUE É A AGRICULTURA ? O QUE PRODUZ A AGRICULTURA ?
OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1.
TEMPO X CLIMA Professor: Jeferson Geografia – 1º EM.
Atmosfera.
O PLANETA TERRA A Terra tem uma forma esférica, achatada nos polos, e nela existem oceanos e continentes. Oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Antártico.
Europa: espaço agropecuária
A PESCA.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
OS RECURSOS MARINHOS E A SUA EXPLORAÇÃO
A pesca Filipe Miguel Botelho.
Transcrição da apresentação:

A PECUÁRIA

FINALIDADES DA PECUÁRIA

A palavra pecuária vem do latim pecus, que significa cabeça de gado. - praticada desde o período Neolítico (Idade da Pedra Polida), quando o homem teve a necessidade de domesticar o gado para a obtenção de carne e leite.

Gado entende-se o grupo dos Pecuária ocorre,geralmente, na ZONA RURAL, destina-se a produção de alimentos(carne, leite, couro, lã,etc) Gado entende-se o grupo dos mamíferos que foram domesticados pelo homem para aumentar a sua produção Fazem parte da pecuária a criação de: bois, porcos, aves,cavalos,muares, ovelhas, búfalos,asnos,ovinos cunicultura (criação de coelhos),etc

Gado ovino Gado muar Gado suíno Gado eqüino Gado caprino Gado asinino Gado bovino apicultura cunicultura

Formas de criação animal intensiva Sedentária extensiva

PECUÁRIA INTENSIVA- praticada utilizando-se recursos tecnológicos avançados, tais como: gado confinado, reprodução através de inseminação artificial, controle via satélite etc. 

Modernidade e tecnologia na pecuária http://www.youtube.com/watch?v=kufnrsVMyhg (porco robo frigorifico_se liguem na modernidade) http://www.youtube.com/watch?v=U5mEW71Z3Ec&feature=related (A Indústria Avícola Brasileira) Abatimento do boi no matadouro Potengy - YouTube

PECUÁRIA EXTENSIVA desenvolvida em grandes extensões de terras , com gado solto, geralmente sem grandes aplicação de recursos tecnológicos, investimentos financeiros nem recursos veterinários importantes

-deslocamento dos rebanhos em busca de locais onde se mostra mais abundante a pastagem natural. -em áreas áridas e semiáridas da África e Ásia -movimento constante Nomadismo pastoril

Transumância ida e volta -deslocamento sazonal(de acordo com o tempo durante parte do ano) durante o inverno, na planície e nos vales, com seus rebanhos e no verão, deslocam-se para as encostas montanhosas -característico de regiões da Europa, Ásia (Oriente Médio) e África movimento de ida e volta Transumância

Oriente Médio

A q u i C U L T U R A

Aquacultura ou aquicultura é a produção de organismos aquáticos, como a criação de peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios e o cultivo de plantas aquáticas para uso do homem. Camarão-crustáceos Garoupa-gigante (peixe) Ostras-do-pacífico -molusco Rã - anfíbios

-praticada pelo ser humano há milhares de anos (há registros de que os chineses já tinham conhecimentos sobre estas técnicas há muitos séculos e de que os egípcios criavam a tilápia há cerca de quatro mil anos. proporção do pescado cultivado em viveiros para o total da produção mundial é da ordem de 10%, com tendência a aumentar. principais zonas pesqueiras: CHINA e PERU -a ONU afirma que a solução da fome estaria nos oceanos. no Brasil, o consumo per capita é pequeno,5 Kg/a se analisarmos o tamanho do nosso litoral e as imensas bacias hidrográfias( Senegal -37 kg/a; Canadá -16 kg/a; Japão- 65/a kg) metade do peixe do mundo é pescado em uma área equivalente a apenas 7,5% do oceano, e parte dessa região está ameaçada:aquecimento global, poluição, sobrepesca (exploração excessiva, levando a extinção de espécies marinhas)

Atividade Piscatória Condições: . Profundidade das águas (facilita a penetração de luz solar, águas mais agitadas o que as torna muito ricas em oxigenio) . Grau de salinidade das águas . Abundancia de nutrientes e plâncton (seres vivos microscópicos de origem animal e vegetal)

planctons

Áreas favoráveis à abundancia de pescado . Plataformas continentais . Correntes marítimas . Zonas de upwelling

Plataforma Continental Zona marítima que começa na linha de costa e que está ligeiramente inclinada até ao talude continental, estendendo-se até aos 200 metros de profundidade.

Correntes Marítimas e oxigenação das águas; abundância de plâncton; As correntes marítimas provocam a permanente renovação da água, trazendo grandes quantidades de nutrientes e plâncton, situação que favorece a reprodução das espécies. Este fenomeno é mais importante nas áreas de contato entre as correntes frias e quentes devido a: grande agitação e oxigenação das águas; abundância de plâncton; diferença de temperatura e de salinidade.

Upwelling Fenomeno que origina a subida das águas do fundo do oceano para a superfície. Estas águas são muito ricas em nutrientes (plâncton).

Para que o upwelling ocorra, é necessário que haja ventos fortes provenientes de terra que afastem as águas superficiais, que vão depois ser substituídas pelas águas profundas.