A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PECUÁRIA BRUNO BATISTA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PECUÁRIA BRUNO BATISTA."— Transcrição da apresentação:

1 PECUÁRIA BRUNO BATISTA

2 A Pecuária Brasileira :
Conceito de Pecuária : A palavra pecuária vem do latim pecus, que significa cabeça de gado. Ela é praticada desde o período Neolítico (Idade da Pedra Polida), quando o homem teve a necessidade de domesticar o gado para a obtenção de carne e leite. A Pecuária Brasileira : Importância: Histórica – na ocupação e organização do nosso território através do ciclo do gado (século XVII). Econômica – produzir alimentos e matérias-primas para as indústrias e gerar divisas para o país. A pecuária corresponde a qualquer atividade ligada a criação de gado. Portanto, fazem parte da pecuária a criação de bois, porcos, aves, cavalos, ovelhas, coelhos, búfalos, etc. A pecuária ocorre, geralmente, na zona rural e é destinada a produção de alimentos, tais como, carne, leite, couro, lã, etc

3 Principais problemas:
Consumo total de carnes por Continente, 2005 a 2020 (milhões de Ton.) Importante: Os sistemas semi-extensivo e intensivo são o mais usuais no Brasil, consistem em ambientes totalmente cercados, o primeiro, no entanto possui uma área maior conseqüentemente uma menor interferência humana, já que há uma maior disponibilidade de alimento Principais problemas: métodos arcaicos ainda praticados, falta de atendimento veterinário, falta de inspeção sanitária e veterinária, falta de apoio do governo, elevado preço dos medicamentos veterinários.

4

5 Falta de atendimento veterinário.
Rebanhos brasileiros (em milhões de cabeças) Principais problemas da nossa pecuária: Métodos arcaicos ainda praticados. Falta de atendimento veterinário. Falta de inspeção sanitária e veterinária. Falta de apoio do governo. Elevado preço dos medicamentos veterinários.

6 Utiliza uma grande extensão de terra.
(Os Sistemas de criação características) Sistema extensivo - ( CORTE E COURO ) Os animais vivem soltos na natureza - (pastagem Natural) Utiliza uma grande extensão de terra. O manejo é feito apenas com o fornecimento de cevas, ou seja, fornecimento de complementos alimentares em pontos previamente determinados para atrair os animais e facilitar o relacionamento. O custo do sistema é bem econômico, duas pessoas são o bastante para cuidar 1000 animais. Neste sistema, o animal deve ser manejado periodicamente. Em virtude das características legislativas e territoriais do país, este torna-se o método menos indicado para a criação do roedor. O controle do animal é difícil, caça predatória e incertezas da existência de um histórico de manejo tornam-se os principais inconvenientes.

7 Áreas do Brasil de pecuária extensiva ou de corte
Pantanal Matogrossense Sertão Nordestino Oeste Paulista - Campanha Gaúcha Triângulo Mineiro; Norte de Minas

8 Sistema Semi-extensivo - ( CORTE E COURO e LEITE)
É o mais eficiente, indicado principalmente quando a propriedade possui condições naturais favoráveis para o progresso da criação. Ë necessário então a construção de um criatório amplo que possua suas características o mais próximo do habitat natural do animal. Em media, para este sistema a propriedade deve ter 70% de pastos, 15% de água e 15% de matos e/ou capoeira. A lotação recomendada é de 12 a 15 animais por ha. de pasto. Os animais ficarão restritos a uma área completamente cercada, onde existirá um represamento de água corrente, um rio com água de qualidade e uma área de pastagem. Neste sistema a interferência alimentar é de 40%, os outros 60% ficam por conta do esforço do animal. A principal desvantagem do sistema é o alto custo das instalações, alem do índice reprodutivo que diminui por conta dos animais estarem relativamente soltos se reproduzindo com uma menor freqüência.

9 algumas áreas do Tocantins; Rondônia; Mato Grosso.
Pecuária semi-extensiva: Desenvolve-se em regiões mais dinâmicas Oeste paulista ; Triângulo mineiro ; Campanhas gaúchas; algumas áreas do Tocantins; Rondônia; Mato Grosso.

10 Sistema Intensivo - ( LEITE )
Os animais ficam confinados ; Ideal para propriedades pequenas; O alto custo com instalações, mão-de-obra e alimentação ; Para este sistema, a família deve possuir um macho para cada grupo de seis fêmeas; 30 metros na forma de um retângulo ou quadrado é o suficiente para cada família confinada; Assistência veterinária mais presente.

11 Áreas do Brasil de pecuária intensiva ou leiteira
Agreste -(NE) Sul de Minas Gerais Vale do Paraíba (Fluminense e Paulista) Vale do Itajaí (SC) Vale médio do Amazonas


Carregar ppt "PECUÁRIA BRUNO BATISTA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google