MAPEAMENTO DE NÚMERO DE TELEFONE ( ENUM )

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Suporte para Serviços de Multimídia e Gerência de Sessões
Advertisements

Redes de computadores I
Redes de computadores I
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Administração e Projeto de Redes
Tópicos Avançados de SI
Trabalho – Sistemas de Telecomunicações
CPU – based DoS Attacks Against SIP Servers
Telefonia IP Trabalho 1 Telefonia IP Comunicação de Dados 4.
Multiparty Multimedia Session Control (mmusic)
SIP Working Group Comunicação de Dados IV Marina Swan Pâmella Almeida.
Taxonomias para as Comunidades de Práticas do E&P II Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil Setembro de 2009.
Conceitos Básicos de Informática REDES DE COMUNICAÇÃO: INTERNET
GERENCIAMENTO DE REDES
Thiago Barroso Ferreira
1. 2 Conhecendo a WorldconnectioN* Empresa com 17 anos no Mercado Internacional de Comunicação de Dados e Banda Larga Pioneira em Serviços Internet, Armazenamento.
A grande rede mundial de computadores
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
Proposta – Criação e implantação do site
Sistemas Distribuídos
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
Conceito de Rede de Computadores Aula 1
Recomendação H.323 da ITU-T
REDES DE COMPUTADORES II
Com Secretária Eletrônica e Gravador de Chamadas
IP SAT O objetivo deste material é capacitar a força de vendas para o entendimento adequado dos conceitos e benefícios do Serviço Business IP Sat.
CCNA Exploration Camada de Rede OSI.
O Uso Pedagógico do Blog
Estratégias Cliente-Servidor para SIGWeb
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos
CURRICULO +.
Vivendo em um mundo centrado em redes
GRUPO ENUM DO COMITÉ ONP Eng.º Henrique Gomes - ANACOM.
SERVIDORES. Um Servidor é: Servidor é um computador que gere ficheiros, dados, impressoras, faxes e outros recursos a outros computadores. O servidor.
Histórico e conceitos básicos.
Protocolo SMTP e POP O que é SMTP?
Modelo de plano estratégico
1 ENUM Pedro Veiga FCCN 24 de Junho de Índice O que é o DNS DNS em Portugal DNS a nível internacional Do IAHC ao ICANN O WIPO DNS em Portugal.
 Controlador de processo: executa o software de comunicação que opera todas as funcionalidades do sistema;  Os dispositivos de ponta (endpoints): são.
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
UbiComp 2008 Projeto Guia Turístico Reunião 2 29/09/2008.
VoIP: O Futuro da Telefonia.
Definição dos Tipos de Documentos
Trabalho realizado por: Leandro, Ruslana e Nataliya.
O Processo de desenvolvimento de software
Igor Vaz Priscilla Dinau. SIP: histórico Desenvolvido em meados da década de 90 pela IETF (Internet Engineering Task Force) MMUSIC Working Group; 1996:
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Redes Sociais Colaborativas Patrícia Ramos | 22/05/2006.
X.400 Liane Tarouco. Sistemas de mensagens Sistemas e serviços de tratamento de mensagens habilitam os usuários a trocar mensagens na base do armazena-e-envia.
FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO Aula 01
Prof.°: João Henrique Disciplina: SOR II
INTERNET BÁSICA.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 03 Prof. André Lucio.
O SERVIÇO DA LIGAÇÃO Silvia e Marcel.
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Introdução a Aplicações Web.
Administração e Projeto de Redes
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Enquadramento e Estruturação da Gestão 2004/2005 Teresa Vazão IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park
Redes Avançadas Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Capítulo 6: SAD – Arquitetura e aspectos de rede e segurança
Escola Secundaria Sebastião da gama Comunicação de dados Prof: Carlos Pereira Nome :André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 IP Dinâmico, IP Fixo e DNS.
Convergência Digital Porque ela aconteceu:
Projeto Integrador Prof. Adriana Vieira
IP/DNS NUNO BANDOLA COMUNICAÇÃO DE DADOS CARLOS PEREIRA.
Linguagem de Programação Web Karine Alessandra Córdova.
Kraemer CCNA Exploration Planejamento e Cabeamento de Redes.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
AULA 04 PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. Um desafio empresarial crítico com o qual nossos clientes se defrontam é a necessidade de melhorar significativamente.
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.
Transcrição da apresentação:

MAPEAMENTO DE NÚMERO DE TELEFONE ( ENUM ) O que é o ENUM? O protocolo ENUM específico, conhecido como E.164.arpa, traduz números de telefone como endereços da internet e vice-versa. Tomemos um exemplo: Um número de telefone 555-1234 seria expresso na forma de um endereço de internet como 4.3.2.1.5.5.5.e164.arpa. O Enum, cujo desenvolvimento conta com a ajuda de empresas como Cisco, Lucent, Nortel, Alcatel e AT&T, permite que o usuário disque um número de telefone através de seu navegador e acesse uma URL que reúne todos os recursos de internet a que tem direito, como endereço de voz sobre IP, e-mail e endereço na Web.

MAPEAMENTO DE NÚMERO DE TELEFONE ( ENUM ) mailto:sara@jjhp.com.br +05521 24558968 sip:sara@jjhp.com.br +05521 2458960 +05521 88688974 Em resumo, o Enum promete oferecer ao usuário um único ponto de contato para vários dispositivos de comunicação, de telefones a PCs e aparelhos de fax.

DESCRIÇÃO DO GRUPO DE FUNCIONAMENTO O grupo de funcionamento de ENUM definiu uma arquitetura baseada no protocolo DNS [RFC 3761]. Trata-se de um serviço de diretório eletrônico com base na numeração E.164, como definido na recomendação de ITU. A proposta da criação do domínio E164.arpa objetiva estender o DNS para o terreno da ITU, que administra a numeração E.164. Os números E.164 são globais, identificadores independentes da língua para recursos nas redes de telecomunicação públicas que podem suportar muitos serviços e protocolos diferentes. Há um desejo emergente dos operadores de rede, utilizar aspectos do RFC 3761 para descobrir pontos de interconexão necessária para terminar sessões das comunicações identificadas pelo E.164, e adicionar identificação no ponto de extremidade de protocolos e serviços.

OBJETIVOS E CAMPOS DE ABRAGÊNCIA DO GRUPO 1 - Atualizar a RFC 3761 e avançá-lo ao esboço Padrão. 2 - Examinar e documentar o uso do RFC 3761 a facilitar a interconexão da rede para serviços usando o E.164. Coordenará suas atividades com outro IETF grupo, de que estão investigando elementos iguais e ou interconexão para VoIP ou outros serviços que tipicamente usam o E.164. 3 - Examinar e documentar vários aspectos do ENUM, administrativo e/ou dos procedimentos operacionais, e se o domínio do e164.arpa está em uso. 4 - Examinar também o uso da tecnologia do RFC 3761 para armazenagem e entrega de informações sobre serviços dirigidos pelo E.164, por exemplo roteamento da chamada do PSTN e dados de sinalização.

OBJETIVOS E CAMPOS DE ABRAGÊNCIA DO GRUPO 5 - Continuar a manter o contato apropriado e ligação com outros grupos, especificamente o ITU-T SG2, para fornecer as informações técnicas ou estudos e os endereços , de que necessitam das publicações do uso do E.164, para serviços sobre redes IP. Além disso o grupo continuará a incentivar a troca da informação técnica dentro da comunidade do ENUM global emergente para melhorar a documentação de experiências práticas como instrumentos, de usos alternos da tecnologia e administração e provisão do RFC 3761. 6 - Como descrito no RFC 3761, nos originais do IETF e nos registros de Enumservices. No momento, é o grupo de funcionamento de ENUM que executa a revisão e o desenvolvimento técnicos do Enumservices para Comunidade da Internet, é ele quem determina o avanço e a técnica de desenvolvimento. Coordenando com outros grupos que levam essa tecnologia até o cliente. À exceção do Enumservices, todas as propostas entregue ao grupo será discutido e aprovado pelos diretores da área, que podem requerer uma revisão mais detalhada devido ao grande conteúdo do assunto.

OBJETIVOS CONCLUÍDOS E PROVISÕES Delinear as exigências do serviço ENUM. Delinear o protocolo ENUM. Revisar o protocolo ENUM. Submeter o protocolo ENUM ao IESG para a publicação como proposto. Revisar e atualizar RFC 2916 apropriado ao DDDS (a revisão de 2915). Registros do serviço ENUM para o SIP e o H.323.

OBJETIVOS CONCLUÍDOS E PROVISÕES Março 2006 - Registro do Enumservice para habilitação de números de portas locais e dados relacionados como um padrão proposto. Abril 2006 - Exigências para a interconexão do portador usando ENUM como um informativo. Junho 2006 - Interconexão do portador usando ENUM como um padrão proposto. Julho 2006 - Considerações da privacidade e da segurança de ENUM como um informativo. Agosto 2006 - Avanço de RFC 3761 ao padrão de campo.

ESCOLHA DO TEMA? Devido à tendência de desenvolver/oferecer um serviço com as seguintes características: Necessidades de expansão dos PBXs das Universidades; Migração esta a ser feita no sentido do VoIP; Existem boas soluções proprietárias (LAN); Usado para aumentar a comunicação entre cientistas, investigadores, professores e alunos. Serviços adicionais que suportam a cooperação científica; Configuração mais dinâmica dos serviços; Não existe necessidade de construir grandes infra-estruturas;

ESCOLHA DO TEMA? Maior disponibilidade; Maior cobertura; Facilidade na criação da rede de Telefonia IP; Aumento da Mobilidade; Integração Multimídia; Novos serviços; Investigação; Aumento da qualidade de som;