ORGANIZAÇÃO DE FÓRUNS ESTADUAIS. MOTIVADORES A relevância que vem sendo dada ao microcrédito nos últimos anos; A necessidade de nivelar e aprofundar conhecimentos,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Desenvolvimento Local & Territórios
Apresentação do Projeto
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
SEMINÁRIO BRASIL SEM MISÉRIA INCLUSÃO PRODUTIVA URBANA
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Comissão de Educação dos Profissionais
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
TELECENTROS Informação e Negócios III Encontro Internacional de Empreendedorismo Recife, 29 de setembro de 2004 Ministério do Desenvolvimento, Indústria.
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Secretário Nacional de Juventude
Apresentação do Projeto
FÓRUM REGIONAL DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DO CEARÁ
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
SEBRAE & Desenvolvimento LocaL
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Sebrae e promoção de sistemas produtivos locais Juarez de Paula SEBRAE/NA.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
FORO DE ECONOMIA SOLIDARIA Y COMERCIO JUSTO
Movimento Brasil Competitivo
COMITÊS 2011 / 2012
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
O Brasil é um País de grandes potencialidades
8ª Reunião Ordinária do Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 09 de fevereiro de 2011.
Tecnologias Sociais e compromissos com o desenvolvimento humano"
Fabiano André Vergani
Seminário Itaú de Microfinanças
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
Curso de Economia Solidária Módulo V – Metodologia de Incubação Incubes – UFPB Thiago Pacheco Barbosa Processo de Incubação.
FÓRUM PERMANENTE DA MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE Comitê de Investimento e Financiamento Abril/2008.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
13ª. Reunião Ordinária Comitê Temático de Inovação e Tecnologia 9 de fevereiro de 2012.
Brasília – 2011 Comitê Rede de Disseminação, Informação e Capacitação Por Marcos Ribeiro Consultor SEBRAE NA.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
20ª. Plenária do Fórum Permanente Comitê Temático de Tecnologia e Inovação 07 de dezembro de 2011.
13ª. Reunião Ordinária Comitê Rede de Disseminação, Informação e Capacitação Proposta de Plano de Trabalho para de fevereiro de 2012.
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
Brasília – junho Comitê Rede de Disseminação, Informação e Capacitação.
CENTRAIS SINDICAIS - CUT
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
GRUPOS AGÊNCIAS DE FOMENTOS Conquistas: Processo histórico de maior participação dos trabalhadores (as); Aumento de parcerias com o poder público; Ampliação.
MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE III OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTABELECIMENTO DE.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Avanços da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação Márcia Joppert Sonia Nahas de Carvalho Fortaleza,
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
 .
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Associação Brasileira
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
Economia Solidária: Outra economia acontece
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
Centro de Estudos e Debates Estratégicos Proposta de planejamento estratégico 55ª Legislatura 1.
Chyara Sales Pereira Dezembro de 2013 ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
A experiência da BIREME na implementação dos Espaços Colaborativos – ECO 25ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília 31 de outubro de 2012.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Transcrição da apresentação:

ORGANIZAÇÃO DE FÓRUNS ESTADUAIS

MOTIVADORES A relevância que vem sendo dada ao microcrédito nos últimos anos; A necessidade de nivelar e aprofundar conhecimentos, agregando diferentes experiências na área; A inserção do microcrédito como instrumento integrante das Políticas Públicas de Geração de Ocupação e Renda.

VANTAGENS Incentivar a busca de soluções para problemas comuns aos integrantes dos Fóruns, tais como: dificuldades de gestão, sistemas de informação contábil, estratégias de mercado; Promover o intercâmbio de informações sobre microcrédito, abrindo espaço para o debate;

VANTAGENS Facilitar o estabelecimento de parcerias entre instituições financiadoras, operadoras e capacitadoras; Ampliar o conhecimento sobre o perfil da clientela potencial, visando o aperfeiçoamento da atuação e proposição de novas metodologias;

VANTAGENS Possibilitar a realização de ações conjuntas entre os diferentes programas nas áreas de capacitação, tecnologia, informação, divulgação e comercialização (ex: exposições, pesquisas, treinamentos, seminários e assistência técnica e tecnológica a empreendedores.)

DESAFIOS Tratar de um tema novo e relevante, com referencial teórico e práticas ainda em fase de consolidação; Manter o interesse permanente das instituições participantes; Discutir questões polêmicas como: aval, taxas de juros, inadimplência, cobertura de crédito;

DESAFIOS Compatibilizar diversas visões provenientes de públicos e interesses específicos; Estabelecer um sistema de avaliação dos programas, com indicadores padronizados de impacto e de desempenho.

UMA REDE NACIONAL Replicar a experiência de Fóruns Permanentes de Microcrédito nas várias unidades da Federação; Facilitar a comunicação entre os atores, por meio de uma rede virtual; Criar um Fórum Nacional formado por representantes dos Fóruns locais; Propor novas metodologias de atuação;

O FÓRUM DE MICROCRÉDITO DO DF Implantado em maio de 2002, com a participação de 16 instituições que atuam na área. Realiza reuniões ordinárias mensais ou extraordinárias, a partir de demandas das instituições participantes.

INSTITUIÇÕES QUE ADERIRAM AO FÓRUM NO DF Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos do DF – CEAPE-DF Instituto Centro CAPE IT - Consultoria Organização Internacional do Trabalho - OIT Programa Providência SEBRAE/DF SENAR/DF Secretaria de Cultura do DF Secretaria de Trabalho do DF Agência de Educação para o Desenvolvimento - Aed Banco de Brasília – BRB Banco do Brasil - BB Banco Central do Brasil Banco do Nordeste Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida - COEP/DF Caixa Econômica Federal - CEF

REALIZAÇÕES Evento de lançamento do Fórum do DF.

REALIZAÇÕES Palestras þO Marco Legal do Microcrédito - Marden Marques do Banco Central þO Microcrédito no Brasil - Jaime Mezzera da OIT

REALIZAÇÕES Apresentação dos Programas CrediAmigo, CEAP/DF, Providência e Creditrabalho; Apresentações, seguidas de debates, das atuações da CEF, do SEBRAE/DF, do Centro CAPE, da A&D e do Banco Central na área do microcrédito; Apresentação e debate do estudo realizado pela OIT: Expansão do Microcrédito no Brasil: dados brasileiros - reflexões de 20 anos de experiência

RESULTADOS Curso sobre Recuperação de Crédito, viabilizado por uma parceria entre SEBRAE/DF, Secretaria de Trabalho e CEAPE/DF; I Seminário de Microfinanças do DF, promovido pelo SEBRAE/DF, com a participação dos membros do Fórum do DF.

EM PLANEJAMENTO Feira dos Empreendedores do DF - Evento para divulgação e comercialização de produtos e serviços dos empreendedores assistidos pelos 3 programas de microcrédito do DF: CEAP/DF, Creditrabalho e Providência.