Reunião MonIPÊ – Recife, 27 de Maio de 2009 SERVIÇO DE MEDIÇÕES PASSIVAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Monitoramento da Rede Ipê (MonIPÊ): Visão Geral
Advertisements

Testes no laboratório do CPqD Agosto/2003 Marcel Cavalcanti de Castro Hélio Alexandre Carvalho.
Cadastro Único do Governo Federal Projeto CadÚnico 7
O Serviço Experimental MonIPÊ CACTISonar
Universidade Federal do Rio de Janeiro
I SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA NAS RODOVIAS
Ferramentas Livres para Gerência de Redes e Sistemas Finais
José Augusto Suruagy Monteiro
7º WRNP – Painel Infra-estrutura de medições nas NRENS Infra-estrutura de medições nas NRENS A situação da RNP Ari Frazão Jr. Maio 2006 RNP/PAL/0244 ©
GT-QoS RNP2 José Augusto Suruagy Monteiro Leobino Sampaio
Workshop de Redes Avançadas – Rio de Janeiro – Set/2002
GERENCIAMENTO DE REDES PIM
O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES
14º Seminário RNP de Capacitação e Inovação Network Diagnostic Tool (NDT) Herbert Monteiro Souza wiki.monipe.rnp.br.
2ª Reunião MonIPÊ - 10º Workshop RNP Recife – 27/Maio/2009 O Serviço Experimental MonIPÊ Estratégias de Medição Ativa e Análise de Resultados Edison Melo.
Murilo Vetter Equipe MonIPÊ
Avaliação de Desempenho Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação Marcos José
Avaliação de Desempenho
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde
Identificação de Áreas de Maior Vulnerabilidade para Ocorrência e Dengue na Estação de Transmissão 2010/2011 com vistas a subsidiar a intensificação das.
4: Camada de rede4b-1 IPv6 Motivação inicial: espaço de endereços de 32- bits completamente alocado até Motivação adicional : formato do cabeçalho.
Serviço IPv6 RNPRede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviço IPv6 RNP Marcel R. Faria Março 2006.
Poderosa solução de Monitoração de ativos de Missão Crítica
Marco Antônio Chaves Câmara
Da Biblioteca Virtual para a Biblioteca Real
Detalhes_apresentação_Bete SISTEMA MAPA DA OFERTA DE CAPACITAÇÃO NA REDE DE ESCOLAS DE GOVERNO Sistema MapadaCapacitação Brasília, 26 de novembro de 2009.
CCNA Exploration Camada de Rede OSI.
Monitoramento de Redes
Visita aos PoPs 2012.
VPN VPN é uma conexão onde o acesso e a troca de dados somente é permitido a usuários e/ou redes que façam parte de uma comunidade de interesse, que ocorre.
Nova solução CRM da Riosoft
Infraestrutura para otimização de consultas DNS
VISYS Fundada em: 1996 Objetivo: Oferecer a seus clientes ferramentas que contribuem diretamente com os resultados da empresa. Foco: Desenvolvimento de.
Projeto Santher Avaliação da Distribuição
Monitoração de Desempenho de Redes Curso SCI/RNP 16º Seminário RNP de Capacitação e Inovação | 18 a 22 de outubro de 2010 | Curitiba.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
Viviane Cristina Oliveira Aureliano Börje Felipe Fernandes Karlsson
Rede IP do Projeto GIGA Raniery Pontes Maio 2004 © 2004 – RNP.
Redes Bayesianas - Aplicação em Risco Operacional
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
IPv6 na RNP Marcel R. Faria RNP/PAL/0000 © 2000 – RNP.
PASSIVOS E ATIVOS FINANCEIROS
Bate-papo de Operações. Agenda Gerência de Operações em revista Apresentações  Implantações de enlaces – Marcelo Dias  Relato sobre visita aos PoPs.
Estrutura de Transmissão do Curso de Aperfeiçoamento dos Professores do Ensino Médio Roberto Beauclair.
Projeto Visualização Integrada de Circuitos
Projeto Auto-Sim Possíveis Projetos ligados à Modelagem de Tráfego Multimídia Outubro 2001.
Revitalização de PoPs (Infra PoPs). Histórico Infra PoPs 1; Infra PoPs 2; Revitalização de PoPs.
Como uma aplicação Pocket PC pode ajudar em suas vendas Sérgio Santos Luis Miyashita
Redes de Computadores I Curso de Análise de Sistemas Celso Cardoso Neto 2013.
Avaliação de Desempenho UFABC Pós-graduação em Engenharia da Informação Professor: Carlos Alberto Kamienski ( ) Santo André, Fevereiro.
Monitoramento com software livre!
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil Inovação Tecnológica em redes avançadas RNP I Escola Regional.
Overview Projeto de Excelência dos PoPs. Overview do Projeto de Excelência dos PoPs.
Probabilidade e Estatística para Avaliação de Desempenho
Evolução do Backbone RNP2
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
Arquitetura de segurança – Redes
Conceitos de Monitoramento
Pontos de Troca de Tráfego
Abordagem Sistemática Guilherme Amaral Avelino Avaliação e Controle de Sistemas de Informação.
55ª Reunião do GDFAZ / CURITIBA – PR, 13,14 e 15/05/2015 INDICADORES GP Margarida – AL Kiola – MA Ricardo – BA Ana Paula - PE.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 REUNIÃO DO CTC Florianópolis, 26 de novembro de 2008.
Bate-papo da Diretoria de P&D
QUER ATENDER MAIS E MELHOR?
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE REDE DE BANDA LARGA
Fórum Sobre Segurança Cidadã Quarta clinica BID Sistema Penitenciário Brasileiro Estatísticas Gerais.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Instalação e análise de gráficos da ferramenta NTop Redes de Computadores.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
Transcrição da apresentação:

Reunião MonIPÊ – Recife, 27 de Maio de 2009 SERVIÇO DE MEDIÇÕES PASSIVAS

Reunião MonIPÊ – Recife, 27 de Maio de 2009 Detalhamento do Serviço Processo de coleta –Coletor instalado no PoP-SC com a ferramenta NFDUMP recebe dados de fluxos (Netflow) replicados de servidor do CEO/RNP. –Atualmente são coletados dados dos PoPs: BA, CE, DF, MG, PE, PR, RJ, SC, SP. –A coleta destes dados possibilita a geração de relatórios onde será possível identificar aplicações mais populares, valores de DSCP, ocorrência de portas não identificadas, entre outras informações relevantes. –Os dados coletados são anonimizados na interface gráfica NFSEN.

Reunião MonIPÊ – Recife, 27 de Maio de 2009 Detalhamento do Serviço Público alvo –Usuários avançados e de gerência Dados podem ser utilizados no sentido de analisar o comportamento da rede –Identificação de problemas e anomalias –Melhoria na precisão de indicadores. Disponibilização de dados –Gráficos com estatísticas por roteador Visualização através do NFSEN Possibilidade de gerar gráficos personalizados –Tipo de tráfego, por porta, origem/destinos determinados, etc –Perfis de visualização Portas mais comuns Por tipo de aplicação –Ex: VoIP, Transferência de dados, etc

Reunião MonIPÊ – Recife, 27 de Maio de 2009 Detalhamento do Serviço Disponibilização de dados –Relatórios diários por PoP Quantidade de bytes, fluxos, pacotes, etc Top portas, fluxos, AS, etc Média de bps, pps, bpp Total de flows –Caracterização de tráfego por tipo de aplicação Transferência de dados Jogos Messaging Encriptado Peer-to-peer Mais informações –wiki.monipe.rnp.br

Reunião MonIPÊ – Recife, 27 de Maio de 2009 Outros exemplos de utilização Exemplo da Internet2 Utilização do Netflow em todos os roteadores de núcleo da Internet2 Produção de relatórios semanais acerca do uso da rede Identificação de aplicações mais populares Média de tamanho de pacotes Identificação de parâmetros de QoS

Reunião MonIPÊ – Recife, 27 de Maio de 2009 Outros exemplos de utilização Exemplo do Projeto Giga-IQoM Utilização do Sflow Habilitado nos Roteadores de núcleo e de distribuição Implementação de um coletor central Utilização do NFDUMP/NFSEN Dados Identificação de protocolos e portas mais utilizadas Identificação de links saturados e sub-utilizados Diversos outros possíveis Bastando criar filtros na aplicação NFSEN

Reunião MonIPÊ – Recife, 27 de Maio de 2009 Outros exemplos de utilização Exemplo do Projeto Ipê Flows (RNP) Utilização do Cisco Netflow Habilitado nos Junipers dos PoPs Implementação de um coletor central (inicialmente) Utilização do pacote flow-tools (inicialmente) Taxa de sampling 1/1000 Dados Tráfego da RNP com upstreams acadêmicos, commodity e peerings Matriz Instituição a Instituição Matriz PoP a PoP Medição do tráfego de instituições hospedeiras de PoPs Tráfego de comunidades científicas Análise de protocolo